Curiosidades, Listas

BBM Lista: 6 curiosidades aleatórias sobre o mercado de mangás no Brasil.

Quantas editoras já lançaram mangás no Brasil? E quantos mangás foram lançados?

Hoje é dia de mais uma postagem de curiosidades sobre o mercado nacional de mangás. Descubra agora quantos mangás já foram lançados no Brasil, quantos desses já foram cancelados, qual o mais longo, entre outros. Ao todo, listamos 6 curiosidades sobre a publicação de quadrinhos japoneses no Brasil…

***


Quantos mangás já foram lançados no Brasil?


Contando mangás em publicação, em hiato, paralisados, cancelados e relançamentos já foram lançados em nosso país cerca de 485 publicações, um pouco mais ou um pouco menos, a depender do seu critério (considerar ou deixar de considerar Evangelion meio-tanko da JBC, por exemplo). Decerto, até o fim do ano atingiremos a marca de 500. Esse número inclui apenas mangás japoneses, ou seja mangás de outras nacionalidades, bem como novels, databooks, artbooks, etc, não entram na contagem.


Mangá mais longo publicado no Brasil


O mangá mais longo publicado no Brasil foi Inu-Yasha com 112 volumes. À época, a editora JBC publicou o mangá em formato meio-tanko o que fez com que os 56 volumes originais se tornassem os 112 da edição brasileira.

Em seguida vem Dragon Ball, da Conrad, que foi lançado em 83 edições. O mangá publicado em tankobon (ou seja, respeitando o número de volumes originais) mais longo é Bleach, com 73 tomos atualmente no país, mas logo será ultrapassado por One Piece, atualmente com 70.

Confira: os 20 mangás mais longos publicados no Brasil.

 


Número de mangás cancelados


Ao longo dos anos, cancelamentos de títulos pela metade ocorreram em diversas ocasiões. Mas quantos foram cancelados? Pouco de mais de 40 obras foram canceladas, número que pode ultrapassar os 50 se levarmos em conta os vários paralisados da Panini e da Alto Astral que dificilmente serão retomados.

Dentre as editoras mais conhecidas, a Panini reina em número de cancelamentos com 9, a JBC possui apenas 1 e a NewPOP nunca cancelou títulos.

Confira nosso guia de mangás cancelados, clicando aqui. E nosso guia de mangás paralisados, em hiato e etc, clicando aqui.


Qual o mangá mais relançado?


O mangá mais relançado em nosso país foi Lobo Solitário. O título foi o primeiro mangá publicado no Brasil, no hoje distante ano de 1988. Ele foi publicado pela editora Cedibra e teve apenas nove volumes publicados. Segundo consta, essa versão seguia uma edição americana e teria mais de 40 volumes se fosse concluído.

A obra retornou um tempo depois pela editora Nova Sampa e também não durou mais do que 9 volumes novamente. A mesma editora Nova Sampa trouxe o título de volta mais uma vez alguns anos depois e novamente não vingou. O mangá só foi lançado na íntegra em meados dos anos 2000 quando a Panini publicou o título. No fim de 2016, a Panini relançou o mangá.

É claro, se for ver, a grande maioria das publicações encerrada precocemente. Mas dentre os títulos concluídos, qual foi o mais relançado? Cavaleiros do Zodíaco é a resposta. Ele se encontra em sua quarta publicação no país e nas três anteriores o mangá foi concluído.

Quer saber mais sobre isso? Confira o nosso Guia de Mangás Relançados.


Número de editoras


Desde que foi lançado o primeiro mangá no Brasil, o já citado Lobo solitário, ao todo 26 editoras publicaram pelo menos um mangá no Brasil. A pioneira é a editora Cedibra. As mais recentes editoras a entrarem nesse rol foram a Devir e a DarkSide Books. JBC, NewPOP e Panini são as que estão a mais tempo nesse ramo e as únicas a terem uma publicação contínua. Como dado extra, Panini e e JBC possuem juntas mais publicações do que todas as outras 24 somadas O_o.

Você pode conferir todas as editoras em nosso guia de editoras. Além das 26 empresas que publicaram mangás estritamente japoneses, a postagem lista outras que publicaram apenas mangás americanos, coreanos, etc.


Autor mais publicado no Brasil


CLAMP: autoras de Card Captor Sakura e Guerreiras Mágicas de Rayearth reinam absoluto em terras tupiniquins. Ao todo já foram lançados no Brasil 18 obras do CLAMP, sem contar relançamentos. De longe o CLAMP é o grupo de mangakás com mais obras em nosso país.

Confira também: os 5 autores de mangás mais publicados no Brasil.


***

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

Anúncios

3 comentários em “BBM Lista: 6 curiosidades aleatórias sobre o mercado de mangás no Brasil.”

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s