Curiosidades

Mangás mais colecionados no Guia dos quadrinhos…

O que mudou em um ano?

Guia dos quadrinhos é um site criado com o objetivo de ser uma base de dados para resgatar e preservar a memória dos quadrinhos no Brasil. Por meio do site, qualquer pessoa pode fazer um cadastro e catalogar a sua coleção, seja de Tio Patinhas e Turma da mônica, seja de Marvel, DC e Mangás. Todos os quadrinhos lançados no país atualmente são catalogados no site.

O site é ainda mais interessante pois como cada usuário cadastra sua coleção, há listas das obras mais colecionadas e avaliadas. E foi essa funcionalidade que nos chamou a atenção. Olhando as listas resolvemos realizar uma postagem e averiguar quais eram os mangás mais comprados e quais os mais apreciados pelos usuários do Guia dos Quadrinhos. Tal postagem foi feita em agosto de 2015 (clique aqui para ler) e repetida em outubro de 2016 (clique aqui para ler), mostrando resultados interessantes.

Na primeira averiguação havia vários volumes de One Piece, Dragon Ball e Rurouni Kenshin dominando as coleções das pessoas. Na segunda averiguação essa predominância continuou, mas outras séries subiram no ranking como Berserk. Hoje viemos repetir essa pesquisa e mostrar a vocês quais os mangás mais colecionados entre os usuários do site.

Nossa metodologia é simples: Iremos ver dentre os duzentos primeiros quadrinhos da lista de mais colecionados para descobrir quantos volumes de mangás estão presentes. Dividiremos os títulos por editora e faremos alguns comentários acerca dos dados. A consulta foi realizada no dia 05 de agosto de 2017.

***


Panini


One Piece – #01 a #25  e #36 a #45

Dragon ball – #01 a #16

Vagabond  – #01  a #06

Ataque dos titãs  – #01 a #05

Berserk – #01 a #04

One-Punch Man – #01 a #02

Lobo solitário – #01

One Piece e Dragon Ball continuam por mais um ano como os mais colecionados do site, com ampla vantagem para o mangá de Eiichiro Oda. Só para se ter uma ideia, os 5 primeiros volumes de One Piece encontram-se entre os 30 títulos mais colecionados do site. Dragon Ball só aparece na 31ª colocação. Já Vagabond aparece pela primeira vez na 52ª posição e Ataque dos titãs na 85ª posição. One-Punch Man, Berserk,  e Lobo Solitário também entram na lista dos mais vendidos. Vale comentar que esses dois últimos referem-se às edições mais recentes, lançada em 2014 e 2016 respectivamente.

Ao todo, em 2017 a Panini possui 69 volumes divididos por 7 séries diferentes, nos 200 mais colecionados do Guia Dos Quadrinhos. Em 2016, a editora possuía 68 volumes divididos por 8 séries diferentes. A diferença mais marcante de um ano para o outro foi a saída de Monster e 20th Century Boys e a entrada de Lobo Solitário.


JBC


Rurouni Kenshin – # 01 a #06

Yu Yu Hakusho – #01 a #07

DNBE – #01 a #03

Bakuman – #01 a #02

Fairy Tail – #01

Fullmetal Alchemist – #01

Another – #01

Assim como o reinado na Panini se manteve, o mesmo acontece na JBC com Rurouni Kenshin e Yu Yu Hakusho. A diferença em relação ao ano passado é que Kenshin teve menos volumes no top 200 que Yu Yu.

Ao todo, em 2017 a JBC possui 21 volumes divididos por 7 séries diferentes. Em 2016, eram 29 por volumes e também 7 séries diferentes, porém houve uma mudança de um ano para o outro, a saída de Soul Eater e a entrada de Fullmetal Alchemist.

***

Somando JBC e Panini há um total de 90 volumes entre os 200 mais colecionados do Guia dos Quadrinhos. Embora o número já tenha sido maior em anos anteriores, é uma marca muito alta, ainda que o site, teoricamente, é mais conhecido pelos fãs de comics do que os de mangás.

Abaixo, você pode ver uma lista geral mostrando em que posição aparece o primeiro volume de cada um dos 14 mangás que figuram entre 200 mais colecionados do site.

  1. One Piece #01 – 9º colocado geral
  2. Dragon Ball#01 – 31º colocado geral
  3. Vagabond #01 – 52º
  4. Rurouni Kenshin #01 – 55º
  5. Yu Yu Hakusho #01 – 59º
  6. Ataque dos titãs #01 – 85º
  7. Death Note Black Edition #01 – 88º
  8. Berserk #01 – 95º
  9. One-Punch Man #01 – 97º
  10. Bakuman #01 – 149º
  11. Fullmetal Alchemist #01 – 152º
  12. Fairy Tail #01 – 157º
  13. Lobo solitário #01 – 184º
  14. Another #01 – 192º

***

Esses números mostram que essas séries são as mais vendidas? Obviamente que não podemos afirmar nada disso. Isso é apenas uma curiosidade, uma amostra baseada em uma série de consumidores que gostam de catalogar seus quadrinhos. Naturalmente a gente pode imaginar que essas séries realmente venderam bem, pois seria muito difícil que vários volumes ficassem entre os 200 mais colecionados do site se não forem sucesso de vendas.

Isso não quer dizer, entretanto, que outras séries não venderam tanto ou mais do que os listados, afinal é fácil sentir falta de Cavaleiros do Zodíaco e Naruto. Só pela ausência desses títulos a gente pode ver que o Guia dos Quadrinhos não serve para qualquer análise sobre o que vende ou não. Ainda assim, é muito interessante saber os mangás que os usuários do site mais colecionam^^.

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

Anúncios

6 thoughts on “Mangás mais colecionados no Guia dos quadrinhos…”

  1. Adoro o Guia dos Quadrinhos e já o utilizo há vários anos. Todos os meus mangás já estão devidamente catalogados, assim como os comics de heróis. As únicas coisas que ainda não tive saco de pegar e pôr no site são os gibizinhos da Mônica e da Disney, que colecionava quando criança.

    Apenas sinto falta da possibilidade de catalogar produtos publicados em outros países. Recentemente, venho adquirido a versão da Viz do JoJo e o Dragon Ball full color, assim como também tenho um ou outro volume japonês em casa.

    Curtir

  2. O que mudou em um ano é que faz 1 ano que não atualizo minha coleção ):
    Essa matéria me lembrou que tenho que passar lá qualquer dia pra atualizar.

    Curtir

  3. Sou proprietário de uma banca de revistas no Oeste Catarinense. Felizmente tenho uma venda considerável de mangás e muitos dos que estão na lista posso afirmar que venderam bem pra mim ( não que signifique alguma coisa pensando no Brasil inteiro). Só gostaria de comentar quanto a Naruto que está fora da lista. Desde que abri a banca a 5 anos Naruto é de longe o título que mais vendi. Mesmo que 1 banca só não seja referencia, penso que o fato de Naruto ter 3 edições distintas contribua para não aparecer entre os 200 do Guia. Penso que se forem somados todos os que colecionam as 3 edições somadas ele aparecia com certeza.

    E claro nesse caso deveriam ser somadas as demais edições de Dragon Ball, One Piece, Samurai X e os demais que já foram lançados mais que uma vez.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Fiz uma conta rápida considerando só Naruto. Somando os número 1 das edições normal, pocket e gold dá 1595 coleções. Colocaria em 13º lugar dos mais colecionados. Mas claro como disse no comentário anterior. teria que fazer o mesmo com todos.

    E também o fato de ter sido lançado 3 vezes pode fazer a mesma pessoa ter 3 edições do numero 1.

    Curtir

  5. Faço coleção de mangás, comics e revistas informativas há 20 anos. O site é muito bom pra fazer pesquisas de titulos lançados no Brasil e faço meus catalogos todos os meus itens no site Guia dos Quadrinhos. Já possuo cerca de 3000 revistas. E o bom do site é saber o quanto que você já gastou na vida! rsrsr. E o valor da pra comprar uma hilux kkk

    Curtir

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s