Utilidades

BBM Responde: É possível fazer assinatura da Panini por boleto?

E outras dúvidas a respeito de assinaturas…

Voltamos com mais um BBM Responde, uma coluna voltada para responder perguntas que encontramos nas redes sociais e sites. A proposta aqui é responder questões simples, mas que muitos leitores e colecionadores brasileiros têm dúvida. Igualmente a coluna tem como objetivo ajudar aquele novo leitor de mangá a navegar pelo nosso mundo que às vezes pode ser muito exclusivo.

Essa coluna é publicada sempre na primeira sexta-feira do mês e respondemos algumas perguntas dentro de um mesmo tema, dando dicas e ajudando os usuários a encontrarem as informações que precisam. Aproveitamos e convidamos também nossos leitores mais antigos a dividir suas dicas e experiências. Além disso sintam-se livres para usar esse espaço como um FAQ e perguntar qualquer coisa.

***


  • O que é assinatura de mangá? 

Assinatura é um método de compra de mangás que você faz diretamente com a editora. Essa compra inclui um certo número de volumes que ainda serão publicados. Ou seja, você não receberá tudo de uma vez e sim um por mês ou um a cada dois meses a depender da periodicidade do título.

A exceção é quando você contrata um plano de assinatura que vai, por exemplo, do volume 1 ao 10 e a publicação do título já está no 4. Nesse caso, você receberá os 4 de uma vez e depois um por vez, de acordo com a periodicidade do título.


  • Se eu assinar um certo mangá receberei a partir da primeira edição ou da atual?

Depende da assinatura. Salvo exceções, na assinatura da Panini você recebe apenas a partir da edição mais atual. No caso de JBC e NewPOP basta você ver no site, pois as duas empresas dizem de forma clara de qual a qual volume você receberá.


  • Quais os benefícios das assinaturas? Quem mais se beneficia das assinaturas?

O maior benefício da assinatura é você pagar pelo produto e não ter que se preocupar em comprar volume a volume. Você paga e depois fica na comodidade de sua casa esperando receber o produto. Algumas assinaturas ainda te dão descontos que variam de 10 a 20% e alguns brindes, como marcadores de páginas, postais, pôster ou chaveiro.

Para a editora, se você fizer assinatura é ainda melhor, pois ela conseguirá lucrar muito mais do que se você comprasse em banca de revista ou livrarias e lojas especializadas, além de receber uma quantia prévia. Em outras palavras, fazer uma assinatura é ótimo para o consumidor que quer comodidade, mas é melhor ainda para a editora, pois receberá um grande montante em dinheiro de forma antecipada…


  • É possível fazer assinatura da Panini por boleto bancário?

Sim. A panini permite fazer assinatura por Cartão de crédito, boleto bancário e ainda débito em conta do Bradesco. O único demérito do boleto é que não dá para fazer parcelamento da assinatura, ao contrário das duas outras opções de pagamento. Para realizar assinatura você deve ir ao site Assine Panini.


  • E pela JBC é possível fazer assinatura por boleto?

Sim, igualmente é possível fazer assinatura por boleto. No passado, a editora ainda permitia fazer parcelamento por boleto bancário, mas isso foi abolido. Além dessa opção, você ainda pode assinar por cartão de crédito, via PayPal. Para realizar assinatura basta ir no site da JBC, clicando aqui.


  • Por que a JBC tirou a opção de parcelamento por boleto?

Custos. Cada boleto gerado tem um custo para a editora, mesmo se a pessoa deixar de pagar o boleto. Provavelmente muita gente deixava de pagar e não compensava mais deixar essa opção.


  • É possível fazer assinatura de mangás da NewPOP? Quais opções de pagamento?

Sim, a NewPOP também permite fazer assinaturas. As opções de pagamento são boleto bancário e cartão de crédito. Ainda é possível pagar por depósito bancário no Banco do Brasil. Infelizmente, a editora não oferece mais descontos em suas assinatura.


  • Porque a NewPOP tirou o desconto de suas assinaturas?

Custos com os correios. Como as entregas de assinaturas são feitas pelos Correios e os custos aumentaram muito, o único meio de a editora conseguir manter o sistema foi retirando o desconto que existia.


  • Já aconteceu de um mangá com assinatura ser cancelado?

Sim e não. Geralmente as editoras só colocam assinaturas para determinados números, decerto aqueles para os quais elas já têm contrato. Então, se você assinou um mangá que vai do número 1 ao 10, a editora possui o contrato desses 10 e você receberá esses 10 números sem problemas. Porém se esse mangá tem 30 volumes e foi um fracasso de vendas, provavelmente a editora irá cancelar a publicação por aí mesmo…

Meses antes de a JBC cancelar Futari H, havia assinatura para os últimos exemplares da obra a serem lançados, as edições 41 e 42. Como nunca houve uma edição 43, também não houve nenhum plano de assinatura que englobasse esse volume.


  • Recebo os produtos antes das lojas e bancas?

Muito dificilmente. Na verdade é quase improvável, mas depende da região em que você mora e da eficiência dos Correios. Geralmente o prazo para a entrega é de até 4 semanas. Nesse período, provavelmente o mangá já chegou nas bancas e lojas especializadas de sua região.


  • É possível cancelar assinaturas?

Sim, é possível, mas geralmente isso terá um custo para você. Ao realizar uma assinatura você aceita os termos propostos por ela e um desses termos diz respeito ao cancelamento. Ao cancelar uma assinatura da JBC ou da NewPOP você não recebe tudo o que pagou de volta e sim apenas uma parte. Outra parte fica retida por causa dos custos bancários das transações. Não há informação sobre a Panini…


  • E se eu me mudar? Tem como alterar a assinatura?

Sim, você pode alterar seu endereço sem problemas, mas deve fazer isso antes de a editora realizar o envio de um novo exemplar da assinatura.


  • Se um mangá chegar amassado por causa dos Correios, eu tenho o direito de receber um novo?

Os termos das assinaturas não permitem isso, mas para manter o bom relacionamento em algumas ocasiões as editoras costumam trocar sem problemas. Ao menos JBC e NewPOP sempre se dispõem a isso. Entretanto, se isso acontecer repetidas vezes, pode ser que a editora opte por suspender a assinatura…


  • O mangá da minha assinatura veio com páginas repetidas, faltando ou em branco. Tenho direito a receber um novo?

Sim. Basta entrar em contato com a editora.


  • A editora atrasou a publicação de um volume do mangá (Era para o volume sair em janeiro, mas só foi lançado em março), posso pedir meu dinheiro de volta?

Não. Atrasos são naturais na publicação de um mangá. Além disso, quando você assina um título existem regras pré-estabelecidas e uma delas diz exatamente que o título não está vinculado a nenhuma periodicidade definida. Trata-se de uma cláusula justamente para permitir esses atrasos ocasionais.


  • O volume foi publicado, já passou  tempo estipulado pelos Correios e eu ainda não recebi o mangá, o que devo fazer?

Basta entrar em contato com a editora que ela enviará um novo exemplar.


  • Entrei em contato com a editora, mas o mangá não foi enviado, eles não têm mais em estoque, ficam me enrolando, etc…

Nesse caso, a melhor solução é ir ao Procon. Antes, porém, você pode tentar uma reclamação no site Reclame Aqui.

Regra geral, você jamais terá que chegar a esse passo com assinaturas de JBC e NewPOP, pois são serviços bons e organizados. O problema maior é com assinaturas da Panini.


  • Como entro em contato com as editoras para relatar esses problemas?

JBC: assinaturas@editorajbc.com.br

NewPOP: online@newpop.com.br / (11) 3399-2760

Panini: Fale Conosco da Panini


  • Entrei em contato com a editora, mas eles estão demorando para responder, é normal?

Perfeitamente normal. Geralmente, as empresas costumam responder em no máximo 5 dias úteis (não conta final de semana e nem feriados). Devido ao volume de e-mails pode demorar um pouco mais.

Além disso, o tempo da demora também depende da época do ano. Em razão das festas de fim de ano ou eventos de julho, as empresas costumam demorar mais a responder nessa época. Em dezembro e início de janeiro, por exemplo, a JBC tira férias coletivas (ou seja, não fica ninguém na editora) e, como não tem ninguém trabalhando, se você entrar em contato nessa época, pode ser que você fique quase um mês sem resposta e isso é normal. Não se preocupe que eles vão responder.

Obviamente, a internet pode oferecer erros e, por alguma razão, o seu e-mail não ser entregue. Então se demorar demais você pode tentar entrar em contato de novo.

***

Para mais dúvidas sobre assinaturas, as regras gerais da assinatura da JBC você encontra no site da editora clicando aqui e da NewPOP, clicando aqui. A Panini não disponibiliza em seu site a lista de especificações.

 

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

 

Anúncios

6 thoughts on “BBM Responde: É possível fazer assinatura da Panini por boleto?”

  1. Na sua concepção me dia se eu estou agindo de maneira ética ou não:

    Fui fazer uma assinatura NewPOP em Maio e o frete para ela era grátis.
    Mas eu não havia percebido que uma das clausulas da compra da assinatura era a de não por outros itens junto na compra.
    Como eu tentei comprar Koe no Katachi #1, fui explicado que não era possível mandar os dois juntos.
    Não lidei bem com a explicação e cancelei a compra, logo o valor foi estornado em crédito para mim.

    No dia 27/07 recebi o segundo exemplar de GTO e no mesmo dia mandei um e-mail de contato a NewPOP perguntando se eles gostariam da devolução da edição.

    (Não recebi a primeira 😦

    Já estou achando que devo ficar com a edição. Então vou esperar mais um semana útil para abrir e dizer que é meu.

    Curtir

    1. Deixa eu ver se entendi: você cancelou o pedido todo, o mangá avulso e a assinatura?

      Se foi isso, foi um erro da editora e pode ser que você continue recebendo as edições O_o.

      Acho que você deve entrar em contato mais uma vez com a editora por todos os meios possíveis (Facebook, e-mail, telefone), explicar a situação e avisar do erro deles. Assim, eles poder verificar o que houve e parar de mandar.

      Só lembre que se eles pedirem para você enviar de volta para eles, quem tem que pagar as despesas de envio é a editora e não você.

      Por isso, talvez eles nem peçam de volta, afinal já tiveram um gasto desnecessário com correios e teriam outro agora e não sei se vale a pena para a editora esse gasto extra….

      Curtir

    2. Sayajin, você recebeu é seu. O que seria “correto” é mandar um e-mail informando do erro deles e poupar a eles perder dinheiro com isso. Tendo feito isso, se eles continuarem a mandar, é incompetência deles.

      Quanto a edição que recebeu, se ela foi endereçada a você, é seu pronto. Culpada é a empresa que cometeu o erro. E, sinceramente, pagar ainda mais para receber de volta costuma ser mais caro do que simplesmente deixar o cliente ficar.

      Curtir

    1. Exato @Heleno, vim aqui para dizer a mesma coisa! u_u

      Estava conversando por SMS com o Hiei, oyabun do Shinzo Fansub, na semana passada ou retrasada, e ele estava me contando um caso recente da incompetência da panini…
      Aí eu disse: “Panini sendo Panini…¬¬”

      O que eu acho das assinaturas, se resume ao seguinte trecho do post:
      “Regra geral, você jamais terá que chegar a esse passo com assinaturas de JBC e NewPOP, pois são serviços BONS e ORGANIZADOS. O problema maior é com assinaturas da Panini.”

      E a pergunta que não me sai da cabeça é: “Como pode uma empresa que se diz e/ou que se acha tão grande não ter um sistema de assinaturas minimamente competente para que ela mesma lucre mais com este serviço???”
      Pow, assinei OPM por 1 ano, algo que fiz para nunca mais! Nossa, foi a coisa mais desastrosa que fiz em termos de mangá em 2016…u_u

      Curtir

  2. O setor de assinaturas da Panini parece bastante desorganizado mesmo. Mas na minha experiência com assinaturas da Panini (Vagabond – 1 ano – e OPM – vigente) não teve nada de desastroso. Teve um exemplar que chegou um pouco amassado, entrei em contato e responderam brevemente que enviariam um novo, sem necessidade de devolução do avariado.
    Vale ressaltar que ambas as assinaturas fiz desde o início da publicação, o que minimiza o problema de ‘a partir de qual edição vou receber?’. Só resolvi parar com a de Vagabond porque o desconto oferecido não compensava; OPM entrou na black friday com 50%, daí renovei.

    Curtir

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s