Listas

BBM Lista: Guia dos mangás do mestre Tezuka no Brasil

tezuka_star_system-thumb-800x400-58238

Descubra tudo do autor que foi lançado no Brasil!

20101108193922!Osamu_TezukaSe você gosta de mangás e animes, você já deve ter ouvido sobre o autor icônico, o deus dos mangás, Osamu Tezuka. O principal responsável pela revolução do mangá, a criação das técnicas cinematográficas, dos grandes olhos expressivos e a transformação da indústria do anime para o que conhecemos hoje.

Não é de se surpreender então que suas obras tenham chegado até mesmo no Brasil, se tornando um dos autores mais publicados por aqui, embora sejam volumes mais caros e voltados para um nicho. Confira abaixo todos eles:


A Princesa e o Cavaleiro

A primeira obra do mestre no Brasil, lançado pela JBC entre setembro de 2002 e abril de 2003 com 8 volumes (formato meio-tankoubon). Existem duas versões diferentes no Japão, a JBC lançou a mais recente, a versão da revista Nagayoshi, que mais se assemelha ao anime. Ainda é possível encontrar a venda em lojas especializadas, em especial na Comix, inclusive oferecendo pacotes completos.

Sinopse: A obra narra as aventuras da princesa Safiri na Terra de Prata. Por causa de uma rígida lei de seu reino, ela é obrigada a se disfarçar de príncipe para que seu pai não seja destronado. Desconfiado e de olho no trono, o perverso Duque Duralumínio, auxiliado pelo nefasto Senhor Nylon, tenta desmascarar Safiri. O objetivo do duque é empossar seu filho, o Príncipe Plástico. Mas esse não é o único problema da heroína. Safiri também enfrenta o malvadão Satã e sua terrível serva, Madame Inferno. Por sorte, ela conta com o auxílio do anjinho peralta Ching (que fora expulso do céu por causa de suas travessuras) e do príncipe Franz, da Terra do Ouro.

Osamu Tezuka: Uma Biografia Mangá

Lançado no Brasil entre novembro 2003 e agosto 2004 pela Conrad, totalizando 4 volumes. Trata-se de uma biografia em quadrinhos oficial da vida do autor, separado por quatro períodos de sua vida e produzido pela Tezuka Productions, a dona e gerenciadora de todas as obras do autor.

Sinopse: Por ano, mais de 2 bilhões de exemplares, mais de quinze por habitantes: números surpreendentes do mercado de mangás no Japão. Um fenômeno que já está presente em bancas e TVs brasileiras. E, se hoje o mangá é popular no mundo todo e movimenta um mercado milionário, todo o crédito é de Osamu Tezuka. Nessa fascinante biografia mangá de Tezuka podemos conhecer os primeiros traços do menino Osamu, sua excepcional imaginação e as dificuldades encontradas por uma mente criativa em um sistema de educação endurecido pela paranóia da guerra. narrada por um dos seus mais célebres personagens, Toshio Ban, esta biografia é homenagem póstuma do estúdio Tezuka Productions ao seu criador.

Buda

Lançado no Brasil pela editora Conrad em 14 volumes, entre fevereiro de 2005 e março de 2006. É uma adaptação livre da biografia de Buda.

Sinopse: É um mangá sobre a Índia em que Buda viveu de perto, com o sofrimento dentro de cada ser vivo, mas também sobre o humor e sabedoria natural que permeiam a todos, que aliás é característica do mestre Tezuka, em todos os 14 volumes há o humor típico dos mangás, muita referência a cultura pop moderna, contudo em nenhum momento os ensinamentos, a emoção e a triste verdade que é separação de castas na Índia são deixados de lado, pois Tezuka não esquece de transpor ao seu público toda uma crítica sobre a extrema pobreza dessa região que contrasta com a fé e a esperança que estão acima de tudo.

Adolf

Mais uma “biografia” de Tezuka, é baseado na história de Adolf Hitler, mas muitíssimo adaptado. A série foi publicada de abril de 2006 a janeiro de 2007, totalizando 5 volumes.

Sinopse: A história é ambientada antes da Segunda Guerra Mundial e é centralizada em três personagens de nome Adolf. Adolf Kamil é um judeu Asquenaze que mora no Japão. Seu melhor amigo Adolf Kaufmann, que é descendente de japoneses e alemães. O terceiro Adolf é Adolf Hitler, ditador da Alemanha. Adolf também apresenta Sohei Toge, um repórter japonês.

Astro Boy

Não é a obra original do autor, mas uma releitura de Akira Himekawa, ainda sim os personagens e roteiro original são de autoria do Tezuka. Foram 3 volumes lançados em 2007, entre março e julho, pela editora Panini.

Sinopse: A série tem seu foco nas aventuras do personagem título, “Atom”, um poderoso robô criado pelo chefe do Ministério da Ciência, Dr. Tenma, para substituir seu filho Tobio, que havia falecido em um acidente automobilístico. Dr. Tenma construiu Astro à semelhança de Tobio e o tratava com tanto afeto quanto tratava o Tobio verdadeiro, mas logo percebeu que aquele pequeno androide não poderia preencher o vazio da perda de seu filho, principalmente porque o robô Tobio não podia crescer ou expressar a estética humana (em uma parte do mangá, o robô Tobio aparece preferindo as formas mecânicas dos cubos ao invés das formas orgânicas das flores).

Metrópolis

metropolisPrimeiro lançamento de Tezuka da editora NewPOP, foi publicado em agosto de 2010 e se trata de volume único. Ainda pode ser adquirido em lojas, inclusive da própria editora.

Sinopse: Entre eles há o Doutor Lawton, que guarda uma descoberta na manga: a criação das células sintéticas. Brincar de Deus passou apenas a funcionar quando surgiram manchas negras no Sol que emitiam uma estranha radiação que fez com que as células sintéticas passassem a funcionar. Com isso, o grande chefe do Partido Red, o maléfico Duque Red, ordena que Lawton construísse um super-humano. Temendo que ele fosse usado para o mal, Lawton simula a destruição de seu projeto e passa a criar o super-humano, chamado de Michi, como se fosse seu próprio filho.
Após a morte de Lawton, Michi começa a ser criado por Higeoyaji, um detetive japonês que veio à Metrópolis investigar as tramas de Duque Red. Começa então a grande caçada de Red para se apossar de Michi e dominar o mundo enquanto a polícia de Metrópolis procura o líder do Partido Red.

Dororo

A primeira série mais longa desde a falência da Conrad, foi publicado pela NewPOP entre outubro de 2010 e janeiro de 2012 com quadro volumes. Trata-se de uma das obras mais famosas no Ocidente.

Sinopse: Ambientado no Japão Feudal, Dororo é uma história de aventura e suspense, com toques de terror. Daigo Kagemitsu, vassalo de um general samurai oferece a 48 demônios 48 partes do corpo de seu filho que ainda não nascera, pedindo em troca o domínio sobre o Japão. O bebê nasce frágil sem partes importantes de seu corpo, e é logo atirado a um rio, de onde é resgatado por um curandeiro que lhe faz próteses e lhe salva a vida. O menino cresce sob o nome de Hyakkimaru e descobre a respeito de sua maldição: cada demônio daqueles 48 que ele matar o trará de volta uma parte de seu corpo, e logo sua humanidade roubada. Ele parte em sua jornada sobrenatural junto a Dororo, um menino ladrão, por entre fantasmas e demônios.

Kimba

O famoso Kimba que dizem as más línguas ter sido usado de referência para a criação do sucesso O Rei Leão da Disney. Foi lançado também pela editora NewPOP em 3 volumes em 2013 entre abril e setembro.

Sinopse: Depois que Panja é morto por caçadores, sua companheira Eliza é enviada a um zoológico na Inglaterra em um navio. À bordo, ela dá a luz a um pequeno macho, o Príncipe Kimba. Eliza diz a Kimba que ele deve voltar à África e ao trono de seu pai. Ela então o joga pra fora do navio. Depois de sua fuga, o navio se depara com uma violenta tempestade e afunda nas profundezas do oceano com Eliza, deixando o jovem Kimba órfão. Kimba então começa sua longa jornada, encontrando amigos e desafios a cada passo, até ver sua terra natal, onde dificuldades e surpresas o aguardam!

Crime e Castigo

crime e castigoMais uma obra lançada pela NewPOP em julho de 2013, trata-se de uma adaptação do livro homônimo de Dostoievsky de volume único.

Sinopse: Agora você terá a chance de ver uma adaptação única do grande mestre dos mangás, que reescreveu a história de Dostoievsky com seu estilo característico, adicionando um pouco de si mesmo nesse clássico!
Obra lançada no Japão em 1953, foi a segunda obra de Tezuka que adaptava um clássico, sendo a primeira uma adaptação de Fausto. No Japão a obra de um volume chamou muita atenção e foi muito elogiada pela crítica da época, principalmente por transformar um clássico tão importante em algo tão acessível, inclusive para crianças.
Suas adaptações criaram tendência e dali em diante várias outras começaram a aparecer no Japão, mas com certeza nenhum deles chegava perto do pai do mangá.

Os Filhos de Safiri

os filhos de safiriMais um volume único lançado pela NP em 2013, em agosto, é parte da “franquia” de A Princesa e o Cavaleiro, aqui focado nos filhos da princesa Safiri.

Sinopse: ocê conhecerá a história do Príncipe Daisy e Princesa Violetta, filhos de Safiri, o Cavaleiro do Laço, e seus esforços para, mais uma vez, salvar o reino das Terras de Prata das mãos de vilões e tiranos. Uma história repleta de aventuras, romance e comédia no puro estilo Tezuka. Rainha Safiri das Terras de Prata deu a luz à gêmeos, príncipe Daisy e princesa Violetta. O reino foi divido em dois. Afinal, quem deveria herdar a coroa de Terra de Prata? Em meio à intrigas, o Príncipe Daisy desaparece e todo o destino do reino é comprometido. Somente a reunião dos dois herdeiros poderá salvar as Terras de Prata!

Don Drácula

A última obra de vários volumes publicada no Brasil, começou em maio de 2015 e foi concluída em outubro de 2016, totalizando 3 volumes, também pela editora NewPOP.

Sinopse: Eu sou o Conde Drácula! Direto do meu castelo envolto pela névoa da Transilvânia… PARA O MUNDO! Don Drácula é um nobre conde da Romênia, que se mudou para o Japão com sua filha Chocola e seu mordomo Igor, sedento pelo sangue de jovens garotas virgens e de novas aventuras! A clásica série de Osamu Tezuka, sucesso de uma geração da TV brasileira, finalmente no Brasil!

Pinóquio

pinoquio

Mais um volume único de Tezuka, explorando o clássico e a adaptação da Disney, recentemente lançado no início de 2017, publicado pela NewPOP.

Sinopse: Conheça a história clássica de Pinóquio, o menino de madeira, o original de Carlo Collodi, pelas mãos do grande Tezuka! Na história, Pinóquio é um boneco de madeira muito especial que passa por aventuras e desventuras até merecer ser um menino de verdade!

Turma da Mônica Jovem #43

Crossover especial entre A Turma da Mônica Jovem e os personagens de Osamu Tezuka no volume 43 lançado em 2012. Embora tenha sido vítima de várias pessoas que não gostaram da união entre os dois mundos, trata-se de uma produção oficial, devidamente permitida pela Tezuka Productions e, na minha opinião, uma homenagem bonita do Maurício de Souza, que de fato conheceu o autor japonês e encontrou no trabalho dele uma grande fonte de inspiração.

Além deste volume, houve outros com referências e personagens do Tezuka, o #43 é só o mais icônico.

Sinopse: Uma sensacional aventura na Amazônia com a Turma da Mônica Jovem e os personagens de Osamu Tezuka, o mestre do mangá.


A Arte de Osamu Tezuka: Deus do Mangá

arteosamutezukaNão se trata de um quadrinho de fato, mas um livro sobre o autor de escritores americanos. Não é de fato uma obra oficial da Tezuka Productions, mas mesmo assim apresenta fatos e análises do autor e seu estilo, mas focado naquilo que fez e não em quem foi. Foi publicado pela Mythos em 2013 em volume único e formato especial.


Futuros Lançamentos

A editora NewPOP já anunciou em 2015 as obras: Niji no Prelude, Shin Takara Jima e Manga Daigaku. Nenhum deles com previsão de lançamento até o momento.

Anúncios

11 thoughts on “BBM Lista: Guia dos mangás do mestre Tezuka no Brasil”

  1. Será que o Maurício de Sousa teria moral com os Japoneses pra fazer um remake/releitura de uma obra do Tezuka?

    Já pensou um Astro Boy brasileiro e oficial?

    Isso sim seria um mangá nacional

    Curtir

  2. Ahhhhh Como eu queria um relançamento de Buda e de Adolf, são duas grandíssimas obras. Procuro por elas mas só acho naqueles preços que todo mundo sabe! Mas quem sabe no futuro. Quem já leu uma obra do mestre Tezuka é que pode ver o quanto ele era criativo e inovador. Quanto ao Maurício de Souza são poucos de nós que lhe dão o devido valor e respeito, entendo que ele era até mais reconhecido por vezes lá fora mais que aqui. Um fenômeno pois criou todo o universo que é a Turma da Mônica. O próprio Tezuka o admirava e sabia e reconhecia seu talento. O único no Brasil a ser bem sucedido nos quadrinhos por aqui.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s