Utilidades

BBM Responde: Onde ler mangá digital de forma legal?

stockvault-doubt-and-solution-solutions-and-ideas-concept182817-1024x664

E dicas de sites onde encontrar amostras e volumes oficiais para compra.

Voltamos com mais um BBM Responde, uma coluna voltada para responder perguntas que encontramos nas redes sociais e sites. A proposta aqui é responder questões simples, mas que muitos leitores e colecionadores brasileiros têm dúvida. Igualmente a coluna tem como objetivo ajudar aquele novo leitor de mangá a navegar pelo nosso mundo que às vezes pode ser muito exclusivo.

Essa coluna é publicada sempre na primeira sexta-feira do mês e respondemos algumas perguntas dentro de um mesmo tema, dando dicas e ajudando os usuários a encontrarem as informações que precisam. Aproveitamos e convidamos também nossos leitores mais antigos a dividir suas dicas e experiências. Além disso sintam-se livres para usar esse espaço como um FAQ e perguntar qualquer coisa.

***


  • Onde ler e adquirir mangá e light novel digital de forma legal?

Atualmente há alguns sites que trabalham com mangás e light novels, embora nem sempre exclusivamente. Todos os abaixo são fontes oficiais com licenças e permissões das editoras originais, não se trata de scanlation ou trabalho de fã:

Social Comics: Uma Netflix de quadrinhos em português, possui pouquíssimos volumes de mangás disponíveis, custa um valor fixo mensalmente. Cheque o site aqui. Mais informações sobre o serviço aqui.

Lamen: Um site focado em publicações nacionais em estilo mangá. Veja mais aqui. O site é este aqui.

Dracomics: Similar ao anterior, mas da editora Draco, disponibiliza algumas obras e autores brasileiros. Confira o site e descubra mais aqui.

Henshin Drive: Um leitor online prometido pela editora JBC, ainda não foi lançado (embora estivesse previsto para 2016), mas as obras serão totalmente em português. Saiba mais aqui.

Crunchyroll Manga: Similar a um leitor online de capítulos, é totalmente em inglês e possui diversos capítulos gratuitos, outros apenas pagando uma mensalidade. Várias obras são lançadas via “SimulPub”, publicação simultânea. Cheque o site aqui. Mais informações sobre o serviço aqui.

J-Novel Club: Um leitor de light novels em inglês, é preciso pagar uma quantidade mensal para ter acesso aos títulos. Cheque o site aqui.

Shonen Jump: Uma publicação americana (em inglês) de algumas séries e histórias curtas que saem na Shounen Jump japonesa, acompanha os volumes japoneses das revista original e seus capítulos mais recentes. É possível assinar e ler online de graça. Veja mais detalhes abaixo no próximo tópico.

Kindle: Através da loja da Amazon americana e brasileira é possível comprar mangás digitais em inglês. A Amazon também possui o site ComiXology, onde vende diversos volumes e capítulos.

Book Walker: Uma loja de mangás da Kadokawa, possui uma versão internacional com produtos em inglês, cada volume custa um preço diferente e pode ser lido através dos programas e leitores da loja. Cheque o site aqui.

Existem também vários leitores japoneses com várias obras e várias formas de acesso, desde pagamento por volume, como pagamento de mensalidades. Algumas delas são: Kindle JP, Pivix, Everystar e Book Walker.


  • Shounen Jump Brasileira?

Infelizmente não existe uma Shounen Jump Brasileira e não é provável que venha a ter. Mas se você sabe inglês, você pode aproveitar a Shonen Jump americana!

Como posso ler a SJ dos EUA? Apenas os países falantes de inglês tem acesso, por isso você tem que usar algum tipo de Proxy ou ter uma conta Android ou Apple desses países. A boa notícia é que passando esse problema, é uma publicação digital e gratuita. O site é este aqui.

Por que não seria possível uma SJ BR? Independentemente de ser viável economicamente, para isso ser possível uma editora teria que ter o direito de todas as séries a serem lançadas na revista. No Brasil tais séries estão nas mãos da JBC e da Panini, impossibilitando a iniciativa. No EUA a SJ é lançada pela Viz Media, o braço americano da Shueisha, logo a Viz tem direitos exclusivos e prioridade para as grandes séries da Jump.

Vale a pena comentar, entretanto, que mesmo que não venha a existir uma SJ BR, isso não significa que editoras sejam incapazes de trabalhar com algum tipo de serialização simultânea, como o SimulPub do Crunchyroll.


  • Onde posso ler amostras dos mangás que serão lançados?

Existem diversos sites em diversas línguas com amostras permitidas pelas editoras ou oferecidas por elas. As amostras são geralmente de algumas páginas ou um capítulo totalmente grátis, sendo assim diferem bastante dos sites listados no início, onde você pode comprar ou assinar para ler as obras completas, confira abaixo algumas opções:

Versões Nacionais

JBC: Através de seu site a editora disponibiliza algumas prévias de sua obras, confira aqui (antigamente também o fazia via Facebook). Não são maioria, mas atualmente 17 obras possuem essa amostra.

L&PM: A editora gaúcha também disponibiliza capítulos de suas obras, via o catálogo no seu próprio site. Confira o site aqui.

Panini: Já disponibilizou prévias anteriormente, mas todas desapareceram. Sua Giga Tab, porém, possui uma categoria chamada “Planet Preview”, onde deve ser disponibilizado algumas em algum futuro próximo.

Versões Internacionais

Star Comics: Editora italiana, possui um catálogo grande com vários capítulos disponíveis como amostras. Confira a lista aqui.

Manga News: Site francês, tem parceria com diversas editoras francesas e uma lista considerável de prévias disponível. Confira aqui a página.

Kodansha USA: Site americano, também possui uma lista de capítulos de séries disponíveis para leitura. Confira aqui.

Book Walker: Site japonês, mas com uma versão em inglês, possui várias amostras, algumas bem longas de vários mangás da Kadokawa e Kodansha. Confira aqui.


  • Alguém publica mangás digitais no Brasil? Onde comprar?

Por enquanto a única que está trabalhando com versões digitais é a Alto Astral, mas apenas via o Social Comics. A editora Tambor disponibilizou as biografias em mangas de Gandhi e do 14º Dalai Lama na Amazon. A HQM também tem dois volumes na Amazon de seus mangás nacionais, mas apenas isso. Não há verdadeiramente um mercado de volume digitais no Brasil.


  • Mais tópicos e matérias de interesse

Desmistificando: Qualidade do Crunchyroll Manga
Desmistificando: E se o Crunchyroll traduzisse mangá para português?
Mangás digitais, por que não?

***

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

Anúncios

8 comentários em “BBM Responde: Onde ler mangá digital de forma legal?”

  1. Eu tô procurando aqui mas não to achando, acho que foi retirado, mas o Takehiko Inoue tinha no site dele o mangá Buzz Beater em inglês

    Será que algum outro mangaká disponibiliza algo assim online também?

    O site do Silent Manga Audition disponibiliza alguma coisa também não é?

    Curtir

    1. Tinha esse site do Takehiko, não existe mais. O Silent Manga disponibiliza para ler o vencedores, mas aquilo não são séries, são histórias curtas, nem produtos mangás são, o mangá ali vem do estilo e não de ser um produto comercial mangá. Aqui a gente tá falando mais sobre obras que são vendidas, serializadas e/ou publicadas. 🙂

      Curtir

  2. Eu sou assinante da Jump americana faz uns 2 anos já. É bom lembrar também que a Kodansha Comics, assim como a Viz, fornece versão digital dos capítulos semanais e mensais de alguns dos mangás dela, deixando em dia com o Japão. Ataque dos Titãs, The Seven Deadly Sins e APOSIMZ (o novo mangá do Nihei) são alguns dos exemplos.

    Se, por exemplo, você procurar na amazon americana por Attack on Titan #92, The Seven Deadly Sins #215 e APOSIMZ, achará os capítulos mais recentes lá. Attack on Titan e APOSIMZ custando 2 dólares cada capítulo e Deadly Sins por 1 dólar cada.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Sei que esse post é sobre mangá, mas poderiam fazer um “extra” e colocar sites pra obras coreanas. Acho que um dos mais famosos é o http://www.webtoons.com/ Lá você lê tudo de graça, muitos dos webtoons lançam no mesmo dia (ou com pouco atraso) dos coreanos. E o melhor de tudo: tem MUITA coisa em português.
    também tem outros sites, mas esse tem a grande vantagem de ter muita coisa em pt. =)

    Curtir

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s