BBM Lista: mangás que não deram certo nos Estados Unidos…

Mas que saem ou sairão no Brasil…

O público consumidor de mangás que frequenta redes sociais e blogs acaba tendo uma idolatria muito grande pelos Estados Unidos, por ser um mercado onde “se publica de tudo”. Entretanto, se o mercado americano é muito bom, isso não significa que ele não sofra do mesmo mal de qualquer mercado mangá, o cancelamento de obras.

Na postagem de hoje, listamos a vocês alguns mangás que tiveram sua publicação paralisada nos Estados Unidos, mas que saíram, saem ou sairão no Brasil.

***

Tutor Hitman Reborn

Começamos com um caso clássico. Muita gente conhece esse cancelamento. O mangá de Akira Amano chegou ao Brasil com muito entusiasmo e alegria por parte dos fãs, mas também com uma certa dose de preocupação por parte de alguns. O título foi muito mal nos Estados Unidos e acabou paralisado prematuramente pela editora Viz, após o volume 16, publicado em 2010.

Em nosso país, porém, as preocupações iniciais não se concretizaram e o público de Reborn mostrou-se forte fazendo com que o título tivesse seus 42 volumes publicados pela editora Panini. A obra encerrou sua participação no Brasil no início de 2017.


100% morango

De um mangá da Shonen Jump para outro mangá da Shonen Jump, o mangá 100% morango foi outro que não teve tanto sucesso assim nos Estados Unidos. O título que só possui 19 volumes foi lançado no país entre 2007 e 2010 regularmente, mas não conseguiu chegar ao fim, sendo cancelado após o volume 14.

No Brasil, aparentemente o mangá também não foi muito bem. Inicialmente publicado mensalmente, acabou tendo sua periodicidade alterada para bimestral e depois para trimestral, sem qualquer razão aparente, provavelmente por baixas vendas. No fim, porém, o mangá acabou sendo concluído. Foi o primeiro mangá da Shonen Jump que a Panini conseguiu concluir…


Fate/Stay Night

Adaptação em mangá da famosa franquia de jogos, Fate/ Stay Night não teve vida longa nos Estados Unidos. A obra foi inicialmente publicada pela editora Tokyo POP entre 2008 e 2011, acabando incompleta. Pela época, o fim prematuro desse mangá se deve à decisão da editora de fechar seu escritório nos Estados Unidos e não necessariamente por baixas vendas. Para fechar essa saga, em 2014, a editora Viz lançou dez volumes do mangá em formato digital.

No Brasil, a Panini está publicando o título atualmente e deverá concluí-lo ainda este ano.


Shakugan no shana

Mangá e novel foram lançadas nos Estados Unidos pela editora Viz, porém ambos acabaram recebendo o sinal vermelho e pararam de sair muito prematuramente. O mangá foi lançado até o volume 6 de um total de 10. Já a novel teve apenas 2 das 26 publicadas.

No Brasil, ambas as séries devem sair ainda em 2017 pela editora NewPOP.


D.N.Angel

D.N.Angel é um título considerado por muitos sites como abandonado, mas que – segundo as editoras de todo o mundo – apenas se encontra em hiato (um longo hiato). O título está parado no volume 15 em diversos países do mundo, mas nos Estados Unidos o mangá foi paralisado no volume 13. A editora responsável pelo título foi a Tokyopop que o publicou regularmente entre 2004 e 2006. Em 2009 lançou mais 2 volumes e, desde então, não publicou mais. A Viz adquiriu o título e lançou esses 13 volumes em formato digital no ano de 2014.

No Brasil, o mangá teve seus quinze volumes publicados pela editora JBC.


Eden – It’s an Endless World

Publicado pela Dark Horse nos Estados Unidos, o mangá Eden está paralisado no volume 14, a quatro de seu fim. O título foi lançado regularmente entre 2005 e 2007, quando atingiu o volume 9. A partir daí a irregularidade virou padrão. Em 2008 apenas um volume publicado. Em 2009 mais dois volumes. Em 2010 nada. Em 2011 mais um volume. Três anos depois, em 2014, mais um volume foi lançado. Desde então não tem mais saído…

No Brasil, Eden também teve uma vida conturbada. Inicialmente foi lançado pela Panini com sentido de leitura ocidental e em meio-tanko (metade dos volumes originais), foi paralisado ao encostar com a publicação japonesa. Ficou anos sem sair. Voltou um tempo depois, teve alguns volumes publicados e acabou cancelado em definitivo. Em 2015, porém, a editora JBC anunciou a publicação do título em uma edição BIG (juntando dois volumes em apenas um) reduzindo os 18 volumes originais para apenas 9. Foi concluído no final de 2016.

***

Há outros dois títulos que foram paralisados nos Estados Unidos e que foram lançados no Brasil, mas todos com “poréns” e optamos por não incluir. Zone 00 e Trinity Blood ,por exemplo, também estão paralisados no Brasil, então não fazia sentido colocar. Já Kingdom Hearts II foi cancelado por lá, mas já está sendo publicado por outra editora, então igualmente não há necessidade de listar…

Mas e então, leitor, você conhece algum outro mangá que “se deu mal” nos Estados Unidos, mas que aqui teve mais sorte?

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

19 Comments

  • Vinicius Martins Salustiano

    Hmmm estou com medo de Shakugan no Shana, somente a novel deveria ser publicada em minha opinião.
    De qualquer forma o maior problema é que tem muitas pessoas que não conhecem ou não tem interesse na série, então isso me da uma certa preocupação de que possa ser cancelado aqui tbm.

  • Me lembro vagamente de ter visto que Sakura Wars mangá também não foi concluído nos EUA, é isso mesmo? A JBC comentou que vai publicar aqui.
    E Kyon, não seria legal uma matéria falando das editoras de mangá dos EUA que fecharam? Lembro que teve até uma parte da DC Comics que publicava mangás.

    • Esqueci completamente dele^^. Cancelado após 7 volumes, a 2 do fim O_o. Será adicionado em uma futura atualização desta postagem.

      ——
      Sobre sua ideia: iremos pensar nela^^.

    • Chances de Gintama vor pra cá são mínimas, a obra é muito longa, tem muitas “gírias japonesas”, próprias do país(não sei se posso falar assim), é longo e não tem uma fanbase forte aqui no Brasil. Mas como você disse, tem chances, mesmo sendo mínimas.

  • Yockson

    Se não me engano Bastard!! (Que aqui está encostado com o Japão) e Ikittousen (que não foi oficialmente cancelado, mas não tenho muita esperança de um retorno da Nova Sampa) também foram cancelados por lá.

    • Ikkitousen não listaríamos por estar paralisado aqui e sem perspectiva de retorno. Bastard! foi um título que nos passou despercebido. Incluirei ele no futuro em alguma atualização^^.

  • Parece que temos umas Panini’s nos EUA também…xD
    Pow, cancelar títulos pertinho do final é um tiro no próprio pé…u_u

    Dos títulos citados:
    – Não sei como Fate ainda não foi cancelado por aqui, haja vista ser Panini… Conheço muitos “moonistas” que não passaram nem perto deste mangá, e só estão adquirindo a novel pela NewPOP.
    – Só um milagre explica a Panini não ter cancelado Ichigo 100%… Até hoje, este é um caso a ser explicado pela ciência…rs
    – Shakugan no Shana é um título que traz muita preocupação. Nem de longe por ser da NewPOP, mas primeiro pela estratégia um tanto quanto arriscada de trazer mangá e novel (e que possivelmente sairão no mesmo período e/ou dividirão espaço e bolso dos colecionadores); e em segundo lugar, por ser a novel um produto de maior duração, apesar de finalizado, pode não ter fôlego para se sustentar acompanhada do mangá homônimo.

  • Urashima

    100% Morango foi um dos mangás mais legais que já li. E Eden é fo#* pra car@#!*. Não consigo imaginar o por que do insucesso desses títulos por aquelas bandas.

  • Me lembrei de Futari H, que lá era chamado de Manga Sutra. Era publicado pela Tokyopop e cada edição equivalia a duas japonesas (sim, um formato BIG). OK, aqui também foi cancelado, mas lá o mangá teve só 4 edições (equivalente a 8 japonesas), menos que a nossa versão. Só não sei dizer se foi ruim de vendas ou coincidiu com o fechamento da editora.

    • Desse eu não sabia. Fui pesquisar. Deve ter sido baixas vendas. Ele parou de sair em 2009 e o fechamento da editora foi em 2011.

  • Ekon

    Soube que Vinland Saga foi cancelado por lá também,não,@Kyon_45?

    • Vinland Saga não foi cancelado.

      Ele foi lançado em um formato luxuoso nos Estados Unidos e não estava vendendo bem. A Kodansha americana então “conclamou” os consumidores a comprarem em pré-venda o novo volume, acho que o 7, para que eles pudessem renovar a licença e trazer os outros tomos. O objetivo foi alcançado e o mangá continua a sair por lá, mas muito espaçadamente.

      O volume 7 foi lançado em dezembro de 2015, o 8 em dezembro de 2016 e o 9 está previsto para junho deste ano.

    • Pode não ter feito sucesso, mas também não foi um completo fracasso. Cavaleiros do Zodíaco foi lançado por inteiro nos Estados Unidos, então não há motivo para estar nesta lista^^.

      As obras da franquia, por outro lado, são inéditas até onde sei…

      • Ah sim, entendido, realmente soh o clássico foi publicado lá.
        É q pelo pouco apelo, eles n investem muito e coisas do gênero.
        Vlw pela info ^_^

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading