Curiosidades

Curiosidade: conheça a “Promo-shonen” da Espanha

dragon-ballUma promoção que precisamos no Brasil…

O Blog BBM é um espaço destinado a falar sobre o mercado nacional de mangás, mas algumas vezes abrimos espaço para olhar para outros países e ver o que está acontecendo neles, os títulos que estão sendo publicados, as editoras, os autores que visitam, etc. Embora eles tenham realidades diferentes e pouco ou nada impactam em nosso país, é legal conhecer, por exemplo, o que as editoras estrangeiras estão fazendo e levar isso ao conhecimento do público brasileiro por simples curiosidade. E nessas curiosidades pode ser que existam ideias interessantes e essas ideias cheguem ao conhecimento das editoras nacionais e elas resolvam implamentar. Hoje falaremos da Promo-Shonen (ou Promo-manga), uma promoção feita pela editora espanhola Planeta DeAgostini.

Para quem não conhece a Planeta DeAgostini nasceu na Espanha em 1985 e possui sua sede em Barcelona, na região da Catalunha. Ela é uma multinacional estando presente em vários países de língua portuguesa e espanhola, como Argentina, Portugal e Brasil.

Aqui em nosso país, a Planeta DeAgostini é mais conhecida por suas coleções (canetas, miniaturas, figuras de Naruto, etc), mas na Espanha ela é uma das principais editoras de mangás, rivalizando com Norma e Ivrea pelos melhores títulos. A Planeta é quem cuida de séries de sucesso inquestionável como Naruto, One Piece e Magi, detendo – portanto – uma importante fatia do mercado. Não somente isso, a editora ainda publica no mercado espanhol alguns títulos em catalão, o idioma falado na região da Catalunha, onde fica a sede da empresa.

portada_ps-bola-drac-n01-195_akira-toriyama_201507140957
Edição definitiva de Dragon Ball em Catalão (o idioma da região de Catalunha, na Espanha)

Mas publicar mangá em catalão não é seu único diferencial dentro do mercado espanhol. A Planeta costuma fazer uma promoção intitulada originalmente “Promo-Shonen” (hoje Promo-Manga) em que ela volta a vender o volume 1 de diversos séries a preços baixíssimos.

Edições de títulos comuns como One Piece custam cerca de 7 euros e nessa promoção sai 1,95. O kanzenban de Cavaleiros do Zodíaco, por sua vez, tem o preço de mais ou menos 12 euros e, na promoção sai a 2,95. Convenhamos, um preço muito, mas muito mais baixo.

As edições dessa promoção não possuem sobrecapa e são lançados no mesmo formato e papel das edições normais. O objetivo da promoção é dar oportunidade a novos leitores de começar a colecionar séries mais antigas. Dentre os títulos que fizeram parte da promoção em anos anteriores estavam Dr. Slump, Super Onze Go, Detective Conan, Rosário + Vampire e os já citados, Cavaleiros do Zodíaco, Naruto, One Piece e Magi. Em 2016, a promoção mudou de nome para incorporar outros títulos como Vinland Saga e Chi’s Sweet Home. A tiragem dessa promoção é limitada e realmente os preços diferenciados só valem para a edição 1. Demais volumes continuam ao preço normal.

O que eu acho?

Essa é uma promoção sensacional e que deveria servir de exemplo para as editoras nacionais. Não tanto pela NewPOP que sempre mantém o seu catálogo em estoque, mas sim por JBC e Panini que possuem vários mangás que são impossíveis de achar o primeiro volume a bons preços.

Pense em uma grande promoção da Panini reimprimindo o primeiro volume de One Piece, Naruto Gold e Bleach ou da JBC com Card Captor Sakura, Blue Exorcist e BTOOOM!. Não seria ótimo ter a chance de começar a colecionar uma dessas séries? Mesmo que nenhum dos mangás citados seja de seu agrado, há muitos fãs que estão à procura do primeiro tomo (e de vários outros) e não conseguem encontrar.

Hoje, se você não compra o volume 1 na época de lançamento periga você não conseguir mais achá-lo ou ter que pagar um preço bem mais elevado do que o preço de capa. Os títulos da JBC até demoram bastante tempo para esgotar, mas os da Panini em pouco tempo já se tornam raros.

Dentro desse cenário em que três ou quatro meses após o lançamento já é difícil encontrar um certo volume da Panini, o consumidor brasileiro sequer exigiria uma promoção idêntica à espanhola com o mangá custando um terço do seu valor de capa, só de poder comprar o volume sem desembolsar uma fortuna já estaria de bom tamanho^^.

No mais, as editoras nacionais dizem que é difícil fazer reimpressão por uma série de fatores, então uma promoção dessas não deve acontecer. De todo modo, fica a dica para o caso de alguma editora nacional ler essa postagem e se interessar pela ideia da Planeta DeAgostini…

***

E você, leitor, o que achou dessa promoção feita na Espanha? Seria bem vindo ao assim em nosso país também?

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM via No solo Manga

Anúncios

11 thoughts on “Curiosidade: conheça a “Promo-shonen” da Espanha”

    1. @Takashi, entendi porque você citou estes modelos, mas acho que os modelos de preços praticados pela Salvat e Eaglemoss para os primeiros volumes de suas coleções Marvel e DC nada têm a ver com a promoção citada no post. É um outro modelo de execução de preços…

      Curtir

      1. O modelo é o mesmo, o produto é que é diferente. No caso da Salvat, são as mesmas edições (de luxo) porém, com preço promocional. Na Espanha eles imprimem um novo produto, mas para nossa realidade pode ser o mesmo produto que estaria ok.

        Curtir

  1. A Conrad já fez algo parecido com isso, lançando packs do tipo “pague um, leve dois”. Completei minha coleção da segunda edição de Cavaleiros do Zodíaco assim. Pelo que vi, Slam Dunk também fez parte dessa “promoção”.
    Falando em curiosidades de editoras espanholas, a Norma lançou o “Previews Manga”, um tomo com 152 páginas trazendo “partes” do primeiro capítulo de quatro mangás que foram anunciados por ela, com distribuição gratuita nas livrarias e afins.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s