Review

Resenha: Knights of Sidonia #07

sidoniaMeio humano, meio gauna…

Knights of Sidonia é o mangá mais popular de Tsutomu Nihei, devido à animação disponível na Netflix. Nele a Terra foi destruída por estranhas criaturas chamadas gaunas e agora a humanidade restante vive em uma nave chamada Sidonia. Os gaunas, porém, ainda existem e alguns humanos lutam para proteger a nave dessa ameaça, pilotando alguns “robôs” chamados de guardião. Entre esses humanos está Nagate Tanikaze, um humano dotado de habilidades muito especiais.

No passado, Sidonia quase foi destruída, pois um cientista chamado Ochiai criou uma quimera, um híbrido de humano e gauna que se descontrolou. Ochiai foi condenado, mas conseguiu retornar assumindo o corpo de um ex-piloto de guardão, Norio Kunato, e recriou uma quimera híbrida de humano e gauna.

Knights of Sidonia

O volume 6 terminou justamente com o aparecimento dessa quimera, em meio a uma luta dos guardiões contra um gauna. Enquanto os pilotos não entendiam muito bem o que estava acontecendo, o híbrido atacava e destruía o gauna. Logo, porém, a verdade foi revelada e Ochiai (no corpo de Kunato) revelou o que fizera, ainda sob desconfiança de muita gente.

Os pilotos Nagate e Izana logo perceberam que a voz de Tugumi (o nome da quimera) era muita parecida com a de uma companheira deles que morreu em combate e que alguns gaunas copiaram a forma, uma delas uma placenta de gauna capturada e analisada em Sidonia. E, de fato, a placenta de gauna utilizada guarda as memórias (ou os sentimentos) de Hoshijiro (a companheira falecida) e, por isso, nutre um apreço por Nagate. Se a história se desenvolver como na versão animada, teremos vários momentos tediosos pela frente, como uma parte slice of life repleta de cenas inúteis e sem sentido. Torçamos para exista muitas divergências!!!

Nesse volume pouco temos do desenvolvimento da vida pacata em Sidonia (um dos maiores deméritos do mangá) e é quase inteiramente concentrada em batalhas, sendo o grande destaque a batalha e a posterior vitória contra a nave “mass union pequena”.

Sidonia possuía dois inimigos, dois grandes reservatórios de gaunas que poderiam atacar a qualquer momento e eliminar Sidonia, a “mass union pequena” e a “mass union grande”. A primeira estava em constante movimento, a segunda nunca havia atacado. Porém, com a derrota da primeira em pouco tempo a Mass union grande começou a se mover e o volume termina com o sinal de alerta na nave. Terá Sidonia chance de vencer? Ainda restam oito volumes até o final da obra…

***

Por fim: o que se tem a comentar nesse volume é que não dá para notar os planos maquiavélicos de Ochiai. Aliás, a gente nem sabe se esses planos são realmente malvados. O que ele deseja é, realmente, acabar com todos os gaunas? Ou teria algo por trás? Ainda não dá para saber. Isso e outras coisas precisarão esperar os próximos volumes para ser desvendado.

Você pode ler as outras resenhas sobre Knights of Sidonia, clicando aqui. Você comprar as edições do mangá na Amazon, clicando aqui, ou na Saraiva, clicando aqui.

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

Anúncios

Um comentário em “Resenha: Knights of Sidonia #07”

  1. Vou dizer o que penso de Knights of Sidonia. Primeiramente é um dos mangás que eu mais gosto de ler dos 20 títulos que coleciono, talvez só perdendo para Berserk.

    Primeiramente eu gosto do slice of life, porque acredito que o dia a dia faz parte da motivação do Nagate em lutar por Sidonia, ele pode ser um gênio devido a ser um clone do melhor piloto de Sidonia, e por somente isso já gostar de lutar, mas acredito que sua evolução em combate também tenha a ver com a relação com as pessoas de Sidonia, e ficaria insensato não mostrar isso por parte do autor. Nessa parte de Slice of life, não precisa ter uma mega trama, basta mostrar por que Nagate se sente bem ali.

    Há coisas porém que eu não gostei em Sidonia, e acredito que foram feitas de improviso por que o autor preferiu focar em Nagate e não aprofundou personagens. É o caso do Kunato, o personagem desaparece entre alguns capitulos, sua importância fica reduzida em missões (em tese para Nagte brilhar),supostamente acredio que a intenção do autor era que Kunato descobrisse de forma gradual as pesquisas do cientista Ochiai, e se tornasse páreo para Nagate. Como o autor não conseguiu trabalhar Kunato e precisava avançar acredito que ele simplesmente despejou a mente do Ochiai no Kunato.

    Mesmo assim isso não atrapalhou a minha leitura embora eu tenha ficado com essa impressão.

    Curtir

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s