Curiosidades

Curiosidade: a publicação de Wanted! pelo mundo

wanted

O precursor de One Piece

O lançamento deste mês de março da editora Panini é o mangá Wanted!, de Eiichiro Oda. Essa obra é uma coletânea de one-shots criados por Oda antes da criação de seu mangá de maior sucesso. Um dos one-shots, inclusive, é o protótipo do que seria reimaginado no futuro como One Piece.

Possuindo apenas um volume, Wanted! foi lançado originalmente no Japão em 1998 e depois disso, com o sucesso de One Piece, acabou licenciado para outros países do mundo. Em nossa postagem de hoje viemos mostrar as capas e falar um pouco sobre a publicação de Wanted! (e One Piece) em outros países do mundo.

***


ALEMANHA


61e4zqiqilO mangá One Piece é publicado na Alemanha desde fevereiro de 2001 pela editora Carlsen, estando atualmente no volume 81, com o 82 previsto para maio.  Por lá, a obra ganhou um padrão de capas diferentes, em azul.

Wanted! seguiu o mesmo caminho da publicação de One Piece e teve as cores da capa trabalhadas em azul, quando no original é rosa. Esse volume único foi publicado na Alemanha em 2006 e custou 5,95 euros.

Além de Wanted!, na Alemanha também foram publicadas outras obras relacionada a One Piece, como databooks ou o spin-off Chopperman.


ESPANHA


91pm0zwfnlDo azul para o amarelo. Enquanto na Alemanha o padrão de cores foi o azul, na Espanha o amarelo é que reinou na publicação de Wanted!. Esse volume único foi lançado pela Planeta DeAgostini em 2011 e custou 7,95 euros.

Já o mangá One Piece é editado pela mesma empresa desde 2004 e se encontra, atualmente no volume 79, com o 80 previsto para maio deste ano. Assim como na Alemanha, além de One Piece e Wanted! outras obras da franquia foram publicadas na Espanha como Chopperman.


FRANÇA


One Piece começou a ser lançado na França em setembro do ano 2000 pela editora Glénat, mas ficou “incompleta”. Na verdade, essa primeira edição continuou a ser lançada até a edição de número 66, descontinuada em abril de 2013 para ser reeditada em uma nova versão, chamada de “edição original”, com uma tradução nova. Essa nova versão começou a ser publicada da edição 67, mas as 66 edições anteriores foram relançadas entre 2013 e 2015.

Desde janeiro de 2011, One Piece é o mangá mais vendido na França, superando até mesmo o grande hit Naruto. Em 2016, o título teve vendagem de 1.150 000 cópias no país. E se você acha muito, esse número representa uma queda de 14% em relação a 2015, mesmo assim o título ainda é sucesso inconteste.

Esse sucesso se vê não somente em números, mas em séries relacionadas que aparecem, como os databooks, os Color Walks, etc. Até o especial One piece x Toriko foi lançado na França. O volume único Wanted! não podia estar de fora e foi publicado no país em 2011 e custou o preço de 6,90 euros. A capa da versão francesa é a mais próxima da edição japonesa dentre as listadas aqui.


ITÁLIA


One Piece começou a ser lançado na Itália em julho de 2001, pela editora Star Comics, e a série é um sucesso absoluto, estando atualmente no volume 82, lançado dia primeiro de março. Em 2008, ganhou uma reedição encontrando-se atualmente no volume 72, com o 73 previsto para abril. Em 2016, uma terceira edição, dessa vez em parceria com os jornais Corriere della Sera e La Gazzetta dello sport. Nessa nova edição, os 66 primeiros volumes do mangá estão sendo publicados em periodicidade semanal.

Praticamente tudo de One Piece foi lançado por lá. Os databooks, os Color Walk, além de séries relacionadas como Chopperman e Wanted!. Dentre os países ocidentais, a Itália foi o primeiro a trazer o volume único já em 2003, dois anos após o início da publicação de One Piece por lá. Wanted! veio no conhecido formato pocket 12 x 18 cm, em uma edição comum, sem sobrecapa. O preço inicial era 2,60 euros. Hoje a edição custa 4,30 euros.


***

Na Argentina, no México, Nos Estados Unidos e em Portugal Wanted! é inédito. Ou seja, o Brasil será o primeiro país do continente americano a lançar essa obra. Até o momento ainda não foram dados detalhes da edição brasileira, mas o preço foi revelado por uma loja: R$ 13,90, o que indica uma publicação padrão em papel jornal. Com a divulgação do checklist (que deve ocorrer ainda esta semana) saberemos os detalhes.

Leia também:

– A publicação de Shigatsu wa kimi no uso pelo mundo

– A publicação de Sakamoto desu ga? pelo mundo

– A publicação de Nisekoi pelo mundo

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

Anúncios

5 thoughts on “Curiosidade: a publicação de Wanted! pelo mundo”

    1. No Japão é papel jornal.

      De resto é difícil saber.Editoras não costumam divulgar isso em seus sites. A única coisa que eu sei é que todos os mangás da Glénat (França) eram publicados até 2016 em um papel “rígidos e brancos”, segundo um site. Como já tive um mangá da Glénat em mãos (um volume de Alice 19th) sei mais ou menos como é. É um papel parecido com cartolina, bem grosso.

      Curtir

Os comentários estão encerrados.