Especial

O dia dos namorados de Lovely Complex

lovely-complex-04….

No Japão, e em outras partes do mundo, no dia 14 de fevereiro é comemorado o dia dos namorados, ou dia de São Valentim. Muitos de nós, nascidos nas décadas de 1980, 1990 e mesmo anos 2000 conhecemos essa data primeiramente pelo seriado Chaves e pudemos notar o quão diferente era a ideia mexicana para esse dia, um dia em que as pessoas trocavam presentes e se tratavam muito bem, como se fosse o natal. Ou seja, o dia dos namorados mexicano não se resumia apenas ao amor entre os namorados e sim ao amor de modo geral, era o “dia do amor e da amizade”.

Conforme fomos crescendo e tendo contato com a cultura pop japonesa, conseguimos perceber que o caráter diferente do dia dos namorados não era exclusivo do povo mexicano. O Japão também possui a sua própria maneira de comemorar esta data.

Pela cultura nipônica, no dia 14 de fevereiro as meninas e as mulheres costumam entregar chocolate para os rapazes. Existem basicamente dois tipos de chocolates, um “de educação” para dar para colegas e pessoas não muito próximas e outro para dar para a pessoa a quem se ama verdadeiramente. No Japão existe ainda outra data, o White Day, comemorado no dia 14 de março. Nesta data os meninos e homens costumam retribuir os chocolates ganhos no dia de São Valentim.

Por ser uma data para celebrar o amor, ele acaba sendo mostrado em todos ou quase todos os mangás de romance que existem por aí. Ao menos naqueles serializados por longos anos é de praxe ter um capítulo ou conjunto de capítulos envolvendo esse tema. É nesse ínterim que entra Lovely Complex, um dos mangás de romance em publicação pela editora Panini.

O primeiro dia dos namorados de Lovely Complex

Para quem não conhece, Lovely Complex conta a história de Risa Koizumi – uma adolescente bem mais alta do que a média – e Otani – um adolescente mais baixinho do que todos os outros. Juntos como representantes de classe, eles são vistos aos olhos dos outros como uma dupla de comediantes, por viverem brigando e implicando um com o outro por causa da altura.

Entretanto, os dois se tornam grandes amigos, descobrem gostos em comum e se sentem bem um com a presença do outro. Logo os sentimentos de Koizumi começam a se modificar e a ver Otani de um modo diferente. O mesmo, porém, não ocorre com o rapaz. Ao menos não inicialmente…

O primeiro dia dos namorados ocorre já no segundo volume do mangá e acompanhamos o quanto Risa Koizumi odeia essa data. Enquanto suas duas amigas estão todas animadas a preparar chocolate para seus parceiros, ela está emburrada. Antes dessa data, Koizumi deu força para Otani reencontrar sua ex-namorada, dando esperança a ele de que reataria com ela. O resultado foi desastroso e Risa sentiu-se muito culpada por isso. Uma de suas amigas, então, acaba por usar essa culpa para que a garota faça um chocolate para o amigo. Nesse momento, Risa não estava apaixonada por Otani, mas a essa altura um pequeno sentimento dela em relação a ele já se mostrava aos olhos do leitor.

Mas Lovely Complex não é um mangá só de romance. Ele é um mangá de comédia e a comédia está presente até em uma data como essa. Otani acaba por ouvir que Risa irá preparar um chocolate e não perde a oportunidade de zoar a amiga.

img_20170206_212607

Há toda uma sequência de comédia, com insultos, mau humor e descrenças por parte dos personagens. Otani chega a “concordar” em receber um presente da amiga e diz que gosta muito de bolo de chocolate. Porém, quando ela entrega, ele recusa!!!!

No meio disso tudo, há um novo personagem, Haruka. Amigo de infância de Koizumi e vendo-a como um “herói”, Haruka vive a implicar com o baixinho do Otani, que parece odiá-lo reciprocamente. Embora Koizumi não veja Haruka como um homem de quem ela possa se apaixonar, Otani decide que é melhor ela dar o chocolate para ele, gerando um grande problema.

Koizumi sente frustrada, sente-se mal pela recusa de Otani e há todo um questionamento do porquê de ela se sentir assim. Será que ela gosta dele? Será? Do mesmo modo, Otani reflete sobre o que fez ele recusar, mas a única conclusão a que chega é que deve pedir desculpas à Risa.

O dia dos namorados termina ainda no volume 2, mas esse pequeno arco progride até o volume 3, pois Haruka acaba por declarar seu amor para Koizumi. No fim, o dia dos namorados de Lovely Complex não teve nada de romântico. Pelo contrário, foi marcado por cenas de humor e muitos mal entendidos. Mas isso não é demérito, essa é a essência de Lovely Complex, o conflito a todo instante^^.

***

No volume 5 de Lovely Complex temos outro dia dos namorados, dessa vez já com Risa completamente apaixonada por Otani e ele sabendo disso. Mas isso fica para uma próxima postagem, talvez no dia 12 de junho^^.

***

Leia também:

-O dia dos namorados de Love Hina

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s