Curiosidades

Curiosidade: a publicação de Sakamoto desu ga? pelo mundo…

sakamoto-000Confira capas e outros dados da publicação do mangá em outros países ocidentais…

Sakamoto desu ga? é um mangá de comédia escrito e desenhado por Nami Sano. Na obra acompanhamos a vida escolar de Sakamoto, um estudante simplesmente perfeito, melhores notas, dotado de uma beleza transcendente, habilidades físicas inquestionáveis – é o cara mais popular e carismático de todo o colégio. Contudo sua extrema perfeição acaba atraindo atenção de mais, tanto das mulheres e moças apaixonadas, quanto dos rapazes enciumados… Mas Sakamoto é o cara e consegue lidar com qualquer coisa que a vida ponha em seu caminho! Para saber mais não deixe de ler a nossa resenha sobre a obra, clicando aqui.

Esse mangá tinha uma mínima fama nos corredores mais obscuros da Internet brasileira, mas tornou-se bastante famoso com a exibição de seu animê ano passado, que ocorreu entre abril e julho. O mangá não tardou a aparecer por aqui. Ele foi anunciado ainda em julho do ano passado e agora começará sua publicação…

O mangá terá o título de Quem é Sakamoto?, virá no formato padrão da editora com miolo em papel jornal, ao preço de R$ 13,90. Neste domingo, 12 de fevereiro de 2017, a editora Panini divulgou a capa nacional do mangá e ela não agradou nada. Fizemos até uma postagem no Facebook mostrando as capas de outros países e praticamente todos os leitores preferiram muito mais as capas estrangeiras.

sakamoto
Capa nacional

Mas esse não é o assunto desta postagem. Viemos falar aqui um pouco sobre a publicação do mangá em outros países do mundo, tal qual fizemos recentemente com Your lie in april. Quando aconteceu? Em quais países? Teve brindes? Algum detalhe especial? É isso o que viemos relatar para vocês. Novamente ficamos restritos a países ocidentais e com idiomas mais legíveis. Portanto não falaremos da Finlândia, por exemplo.

***


ALEMANHA


Na Alemanha, o mangá teve o título de Who is Sakamoto? e foi publicado pela editora Egmond Manga. O título começou a ser publicado lá em junho de 2015 e foi publicado trimestralmente até o volume 3. O quarto e último volume saiu apenas em agosto de 2016, oito meses depois do último. O motivo é que no Japão o mangá terminou sua serialização em dezembro de 2015, e só foi ganhar o quarto volume em janeiro do mesmo ano. Decerto, houve um pouco de demora na renovação do contrato e recebimento do material.

O mangá teve o formato pocket (12,4 x 18 cm) e custou 7,99 euros. Não há outras informações disponíveis.


ESPANHA


Na Espanha, o mangá teve o título de Soy Sakamoto, ¿por? e foi publicado pela Milk Way ediciones, a mesma de Your Lie in April. O título começou a ser publicado em novembro de 2015 e foi lançado bimestralmente, sendo concluído em fins de maio, início de junho de 2016, bem no meio da exibição do animê.

O mangá teve o formato pocket (12 x 18 cm) e sobrecapa em todas as edições. Seu preço foi 8 euros.


ESTADOS UNIDOS

16729044_1278356458892139_3230154969965107896_n


Nos Estados Unidos, o mangá teve o título de Haven’t You Heard? I’m Sakamoto e foi publicado pela editora Seven Seas. O título começou a ser lançado em agosto de 2015 e foi concluído em julho de 2016.

A obra teve o formato 12,9 x 18,2 e saiu a 12,99 dólares por volume. Essa edição pode ser  comprada na Amazon brasileira e paga em reais.


FRANÇA


Na França, o mangá teve o título de Sakamoto pour vous servir! e foi publicado pela Komikku éditions. Existem dois detalhes nessa publicação. A Kumikku é uma editora nova, começou a publicar títulos em 2012. Além disso ela licenciou Sakamoto muito cedo. Foi a primeira empresa a publicar o mangá dentre os países desta postagem. O título saiu por lá em julho de 2014, quando o mangá possuía apenas dois volumes no Japão. Daí que isso resultou em pausas enormes. O segundo volume saiu em outubro do mesmo ano, o terceiro em julho de 2015 e o último apenas julho de 2016, dois anos depois do primeiro. Pode-se dizer que foi uma aposta muito acertada em um título desconhecido que acabou por se tornar famoso posteriormente.

A obra teve o formato pocket (13 x 18) e custou 7,90 euros. Na França, todos os mangás costumam ter sobrecapa, mas não encontramos a informação confirmando isso.


ITÁLIA


Diferente dos outros países, em que a publicação começou antes da existência do animê, na Itália, o mangá chegou apenas em 2016. A editora J-POP começou a lançá-lo em outubro do ano passado em periodicidade mensal. A publicação terminou em janeiro deste ano.

91gqwlzuphlExiste um detalhe interessante, a J-POP publicou um box contendo os quatro volumes da obra, juntamente com o lançamento do primeiro volume. Ou seja, você poderia comprar o box de uma vez ou ir comprando os volumes avulsos mês a mês.

O título foi publicado no formato pocket 12 x 17 cm e custou 5,90 euros os três primeiros volumes e 6,90 o quarto. O box custou 24,60 euros.

***

O que podemos apreender? Todos os países traduziram o título e a Alemanha foi o único a não adaptar para o idioma local, preferindo o inglês. A estratégia italiana do box já no lançamento é muito interessante e alguma editora nacional poderia implementá-la por aqui. Tivemos o Speed Racer da NewPOP, mas pelo que me lembro saiu apenas o box mas não edições avulsas também….

***

Leia também: a publicação de Shigatsu wa kimi no uso pelo mundo

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

Anúncios

13 thoughts on “Curiosidade: a publicação de Sakamoto desu ga? pelo mundo…”

        1. O Omnibus de Blade é publicado em papel off-set, não sei se I Am a Hero também é. Eu sei que outros Omnibus como Lobo Solitário e Astro Boy são em papel jornal. Algumas edições americanas são publicadas em papel LuxCream, como o Death Note: Black Edition, Monster: The Perfect Editon, e a edição em capa dura de luxo de Jojo’s Phantom Blood e Battle Tendency e Stardust Crusaders. A edição BiG de Gundam The Origin usa papel couchê, mas até o que sei, esse é o único mangá.

          Curtir

  1. Não me importo pelo título ter sido traduzido, mas essa capa… só o título na horizontal já estava mais do que suficiente, não entendi o motivo de terem colocado de novo na lateral e com uma letra diferente ainda por cima, ficou super poluído! Já estava triste por ter vindo em papel jornal, essa capa agora foi uma nova decepção… só vou pegar porque gosto muito mesmo do título.

    Curtir

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s