Curiosidades

Curiosidade: A publicação de Shigatsu Wa Kimi No Uso pelo mundo…

your-lie-in-aprilA life in monotone…

Shigatsu Wa Kimi No Uso ou Your Lie In April é um mangá shonen de drama e romance escrito e desenhado por Naoshi Arakawa. Na obra acompanhamos a história do jovem e talentoso pianista Kousei e seu drama de não conseguir mais tocar depois da morte da mãe. Após conhecer a violinista Kaori sua vida se transforma e ele é “obrigado” por ela a retornar aos palcos. Mas sua retomada e sua nova vida não serão tão fáceis e os dramas do passado e do presente tomarão conta dele.

A obra recebeu uma adaptação em animê que foi ao ar entre 2014 e o início de 2015, tornando-o bastante famoso no Brasil e em vários países do mundo. Desde então, os fãs pediam para as editoras nacionais publicarem o título por aqui, mas somente no fim de 2016 é que o mangá foi anunciado pela editora Panini.

Com a vinda de Shigatsu confirmada e lançamento previsto para abril, restam agora as dúvidas sobre o formato, preço e o nome que o mangá terá por aqui. Até o momento nada foi divulgado e nenhuma informação foi vazada por lojas onlines, mas enquanto não temos notícias, que tal vermos um pouco sobre a publicação desse mangá em outros países do mundo? Será que demoraram tanto quanto foi por aqui?

Obviamente, ao falar “países do mundo”, estamos sendo bem restritos aos países ocidentais e que tenhamos acesso facilmente às informações. Não falaremos, por exemplo, da Finlândia devido à barreira do idioma. Dito isso vemos ver, os países em que Shigatsu já foi publicado^^.

***


ESPANHA


Capa espanhola

Na Espanha, o mangá teve o nome de Your Lie In April e foi publicado pela Milky Way Ediciones. O título começou a ser publicado em março de 2015, no meio de todo o hype da animação. Lançado em periodicidade mensal, o título foi concluído em janeiro de 2016.

normal_10428100_464233690391029_644180344826297711_nYour Lie In April foi lançado em formato pocket (11,5 x 17 cm) e com sobrecapa, ao preço de 8 euros por edição. O primeiro volume teve dois presentes, um marcador de páginas e um distintivo. Ambos apenas para quem comprasse online.

Dentre os países ocidentais mais conhecidos, a Espanha foi o primeiro a lançar e a concluir o mangá.


FRANÇA


Capa francesa

Um mês após o mangá começar a ser lançado na Espanha, a França também publicou a sua versão da obra. Também chamada de Your Lie In April na França, o mangá saiu por meio da editora Ki-oon. Uma curiosidade interessante é que a editora francesa lançou os dois primeiros volumes no mesmo dia^^.

Assim como a edição espanhola, a versão francesa também foi publicada em formato pocket (11,5 x 17,5) e teve o preço de 6,60 euros.  A obra foi concluída na França em novembro de 2016.


ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA


Capa Americana

Março, Espanha. Abril, França. Maio, América. Em maio de 2015 chegava aos Estados Unidos o primeiro volume de Your Lie in April, pela Kodansha Comics americana. Diferentemente das edições francesa e espanhola, a edição americana foi publicada em um formato um pouquinho maior (12,7 x 19 cm), mas ainda assim menor do que o padrão dos mangás lançados no Brasil.

O preço da edição americana é 11 dólares e o  título foi concluído agora em janeiro de 2017.


ITÁLIA


Capa italiana

Diferentemente dos três países acima, Your Lie In April não foi lançado na época do animê. Não se sabe o motivo disso, mas a especulação é a mesma de sempre, ou tiveram dificuldades na negociação ou as editoras locais não apostaram no sucesso da obra e acabou havendo uma grande demora para o envio das propostas e posterior aceite.

O mangá foi anunciado apenas em outubro de 2016, durante o evento Lucca Comics e Games (conhecido por sempre ter a presença de vários mangakás) e acabou dividindo a atenção com os outros 20 anúncios (O_o) da editora Star Comics. A obra começou a ser publicada agora em janeiro de 2017 e ganhará o segundo volume ainda este mês.

O interessante fica para a escolha do título do mangá, sendo lançado com o nome em italiano. Até então pensava-se que Your Lie In April – nome internacional do mangá – era uma imposição da Kodansha para os países que o licenciava. Agora sabe-se que não é ou, pelo menos, a Itália conseguiu o privilégio de ter um título em idioma local.

A edição da Star Comics é em formato pocket (11,5 x 17,5 cm) e possui sobrecapa. O preço da edição é 4,90 euros.


***

Em Portugal, Argentina, México e Alemanha, o mangá ainda é inédito.

Depois de ver a publicações em outros países fica claro o seguinte: na europa o formato do mangá são bastante parecidos, independente do país. Nos Estados Unidos, o mangá é maior. Caso a Panini publique em seu formato normal (13,7 x 20 cm), aqui no Brasil o mangá será o maiorzinho de todos^^. Nada fora do padrão, os mangás brasileiros costumam ser de um tamanho maior do que o publicado em outros países.

***

Gostou de saber sobre a publicação de Your Lie In April em outros países? Essa foi uma postagem de teste para mostrar a vocês um pouco do que acontece em outros países. Escolhi esse mangá por ser um dos mais queridos de quem vos escreve.

O que faltou nesta postagem e que poderíamos aprimorar em postagens futuras parecidas? Coloque nos comentários….

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

Anúncios

16 thoughts on “Curiosidade: A publicação de Shigatsu Wa Kimi No Uso pelo mundo…”

  1. Bom, podemos supor que deve vir como Your Lie in April também (mas claro, apenas supondo) já que parece ser o título internacional. Honestamente, esse é tipo de obra que eu não me importaria de ver com o título trazido para o português, embora temos que ver que pelo tempo do anime, talvez Shigatsu Wa Kimi no Uso seja o melhor para o pessoal associar.

    De formato, creio que vai vir no padrão brite da editora, sem grandes detalhes.

    Curtir

      1. Só respondendo o final do teu post (que eu esqueci): achei a ideia do post bem interessante, é bacana dar essa comparada de como o material sai em outros países. Ainda hoje vejo gente dizendo que a JBC não precisava fazer tanto por GiTS, sem saber que é um padrão em todos lugares que saiu.

        Sobre o que faltou, acho que você poderia dar uma opinião do que esperar na brasileira. Claro, fica muito no suposição, mas tem como tirarmos uma base do que pode ou não ter na edição daqui.

        Curtido por 1 pessoa

  2. Esse mangá para mim é uma incógnita. Não vi o anime e não conheço muito bem o enredo, só o que todo mundo sabe. Não sei se fará meu gosto e se vale a pena colecioná-lo. Mas, de acordo com o meu padrão pessoal de consumo, por ser de demografia shounen e provavelmente ser brite, mesmo com preço contido acho que não pegarei. Mas ainda não é algo definitivo da minha parte.

    Curtir

    1. Eu sempre digo pro pessoal “cuidado com o fato dele ser shounen”. Pra mim, Shigatsu é um “sem demografia”: Se você quer um pouco de drama e romance, ele não deve em nada para alguns shoujos. Mas se você prefere uma história mais pensada e séria, ele não deve em nada para alguns seinens.

      Acho que Shigatsu só não serve para quem gosta de tripas e lutinhas, ai realmente não tem nem como chegar perto dele mesmo. Agora, se você é fã de uma história mais realista e dramática como Koe no Katachi por exemplo, então Shigatsu é perfeito.

      O fato dele ser shounen é puramente por causa da revista dele, apenas isso.

      Curtir

      1. Bom saber então. Prefiro uma história mais densa e com bom conteúdo, estou aguardando ansiosamente para a New pop lançar KnK e se Shigatsu é na mesma linha acho que será bom.

        Curtir

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s