Review

Impressões: Artbook Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas – Ilustrações

artbook

Como ficou o primeiro Artbook publicado no Brasil

Recentemente a editora JBC trouxe ao nosso país o primeiro artbook de mangás. Inovando nesse ramo de publicação, a editora investiu numa obra muito conhecida e muito aclamada no país: Cavaleiros do Zodíaco, mais precisamente da saga The Lost Canvas. Tal artbook chamou-se no Brasil Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas – Illustrações.

Aos que ainda não sabem, um artbook nada mais é que um livro de ilustrações com artes de um determinado artista ou com um compilado de artes de determinada obra. A presente obra possui ilustrações de Shiori Teshirogi, autora do spin-off Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas e Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas – Gaiden.

Adquirido o artbook, vim dar a minha opinião sobre o mesmo para vocês.

artbook-cavaleiros-do-zodiaco-the-lost-canvas


ORELHAS


A edição nacional possui orelhas e, na verdade, essa é a maior diferença que podemos encontrar se compararmos a nossa edição com a edição japonesa. Em sua versão original, o artbook possui sobrecapa, mas aqui foi preferido uma capa comum com orelhas.

De qualquer forma, foi uma decisão que não impactou em absolutamente nada a experiência de apreciação da arte. Nem mesmo conseguiu tornar a edição nacional menor do que a japonesa, tornando-as apenas diferentes num aspecto irrelevante.


FORMATO


O tamanho da publicação é também um diferencial, sendo muito maior que um tanko comum e medindo 21 x 29,6 cm, e isso traz uma imersão muito boa quando você folheia o volume. Grosso modo, é como se você tivesse vários pôsteres em um só lugar. Favorece uma experiência que precisamos ter quando o assunto é visualizar uma arte com várias nuances e detalhes. Detalhes esses que, por sinal, poderiam ser perdidos caso a publicação tivesse seguido um formato menor, como os mangás que costumamos ver por aí. É uma parte interessante ficar boquiaberto com os detalhes da armadura, a coloração, os efeitos visuais que surgem ocasionalmente. Esse tamanho maior foi sem dúvida uma decisão acertada por parte da editora.

Acima vocês podem ver uma comparação entre as edições padrão da JBC (13,5 x 20,5 cm), a edição de The Ghot in the Shell (17 x 24 cm) e o Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas – Illustrações (21 x 29,6 cm), e é possível notar na imagem o quanto o tamanho difere das outras publicações.


PAPEL


A edição nacional conta com o miolo em papel couché. Confesso que nos primórdios do anúncio, estava preocupado com a escolha do papel. Uma vez sendo um produto cujo objetivo é apreciar a arte, supõe-se que a apreciação das minucias da imagem deva ser tratado como o objetivo principal. Não faria sentido, portanto, trazê-lo num papel mais “ordinário” que é sujeito a depreciação rápida e que não favorece em nada a experiência de apreciação. Num papel como o brite, por exemplo, boa parte dos detalhes presentes nas artes ficariam imperceptíveis, imagine como seria se o primeiro contato que temos com um artbook japonês fosse dessa maneira. Aposto que muita gente nunca mais compraria um livro de ilustrações novamente! Por sorte, parece que os editores da JBC pensaram da mesma maneira e decidiram nos dar um primeiro contato adequado.


CONTEÚDO


O livro conta com 94 páginas, sendo 2 páginas com curiosidades sobre as edições Gaiden dos cavaleiros de ouro retratadas pela própria autora, 4 páginas de índice, 2 páginas comentando o processo de criação da arte, com esboço e arte-finalização além de fotos do ateliê da autora, 2 páginas com comentários e agradecimentos de Shiori Teshirogi sobre o próprio livro de ilustrações, e 2 páginas que iniciam e encerram a visualização. Por fim, o que mais interessa: o encadernado tem um total de 70 ilustrações divididas em 84 páginas (algumas páginas duplas).

Um detalhe que provavelmente vai chamar a atenção de muita gente é que a edição brasileira (assim como a japonesa) conta com um pôster enorme, que é dobrado e encartado na edição. Para efeitos de comparação, o pôster mede cerca de 60 cm!

Confiram abaixo o pôster junto com os esboços mencionados acima, clique nas imagens para ampliar.

Todas as ilustrações são absolutamente espetaculares, acredito que a arte de Shiori Teshirogi seja a mais bonita relacionada à franquia, embora tenha atualmente bons concorrentes, como as artes mais caricatas, porém muito detalhistas, do Episódio G. No geral, todos os desenhos possuem colorizações adequadas que tornam a visualização um tanto natural, ao contrário de muitas colorizações anti-climáticas que vemos por aí, um exemplo disso são algumas páginas coloridas de revistas semanais.

Se eu pudesse pensar em uma crítica, ela seria só uma: a falta de artes exclusivas. A maioria das artes que ilustram o livro foram usadas em capas de volumes da série ou são páginas que já foram mostradas durante o mangá, não me pareceu ter nenhuma arte exclusiva somente para o artbook. Corroborando com isso, o índice mostra em que parte foram usadas as ilustrações que constam no encadernado. É o único ponto que conseguiria ressaltar, mas que não é exatamente negativo; é mais um mimo que poderia ter acontecido e não aconteceu.

Este slideshow necessita de JavaScript.


A EDIÇÃO DA JBC É FIEL A ORIGINAL?


Uma resposta simplificada: quase que completamente. Basicamente tudo que consta na edição japonesa, nós temos na edição nacional. Absolutamente todas as ilustrações, esboços, fotos ou notas de rodapé que estão no original, a JBC conseguiu trazer para a sua própria edição; se podemos, portanto, apontar diferenças, seriam diferenças insignificantes, como a já mencionada inserção de orelhas em detrimento da sobrecapa.


VEREDICTO


No mais, com ótima qualidade gráfica e um conteúdo lindíssimo, concluo que se o objetivo da editora era trazer um material de luxo para o nosso país, creio que conseguiram. Está uma edição espetacular que vale os R$ 64,90 pagos. Se você tem o dinheiro e está interessado nas artes de Shiori Teshirogi ilustrando nosso tão amado mundo de Cavaleiros do Zodíaco, essa é uma boa opção de compra em nosso mercado de quadrinhos.

***

Ficha Técnica

TítuloCavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas – Illustrações

Autor: Shiori Teshirogi

Editora: JBC

Acabamento: Capa com orelha. Pôster encartado incluso. Miolo em papel Couché. Total de 94 páginas, todas elas coloridas.

Número de volumes: 1

Preço: R$ 64,90

Onde Comprar: Amazon

***

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

Anúncios

5 thoughts on “Impressões: Artbook Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas – Ilustrações”

  1. Esse artbook é fenomenal!
    A arte dá Shiori é simplesmente magnífica e o preço também está muito convidativo. Lembro-me de ter visto a edição japonesa por cerca de 100 reais para importar então imaginei que viria por um preço semelhante, graças a Deus isso não aconteceu.
    Uma pena os japoneses terem negado a JBC de trazer o artbook de Sakura Card Captor junto desse… Espero que eles tragam vários outros artbooks.

    Curtir

  2. Comprei o artbook e realmente está lindíssimo. Vale cada centavo pago. A arte da Shiori é linda e, como o texto diz, o formato e a escolha do papel permitem apreciá-la muito bem.

    Também me incomodou o fato de não termos ilustrações exclusivas para o artbook (exceto o pôster), mas não que isso deprecie o conteúdo.

    Enfim, só espero ver mais desse tipo de publicação por aqui, já que amo esses materiais extras das séries, como databooks e artbooks.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s