NR 224. Panini se pronuncia sobre críticas a Naruto Gold

naruto

Desde que foi lançado em meados de 2015, o mangá Naruto Gold vem sofrendo duras críticas dos consumidores por seu papel fino e transparente e, também, problemas de encadernação (páginas onduladas ou estalando). Depois que a editora começou a lançar One-Punch Man e outros mangás com uma qualidade muito superior e por preços parecidos, as críticas tornaram-se mais intensas e a empresa raramente se manifestava.

Hoje, dia 03 de janeiro de 2017, a Panini respondeu alguns comentários de leitores no Facebook e mostrou que está atenta às críticas e que pode, eventualmente, realizar mudanças na publicação do mangá. Segundo a empresa, eles coletaram as críticas e enviaram para a central para a avaliação do que pode ser feito e existe boa possibilidade de mudança no papel, embora nada ainda esteja certo. Confiram as imagens:

gold

O que pensar disso?  Beth Kodama já comentou algumas vezes que a quantidade de volumes influi no orçamento disponível e esse seria um motivo para o valor de Naruto Gold ser R$ 16,90 e ter qualidade inferior a outros mangás da editora.

14991909_1202072089881400_1986805363423848655_n
Beth Kodama comentando sobre Naruto Gold em 2016

Pensando nisso, ainda que a Panini esteja fazendo milagres no último ano, publicando mangás em offset com preços baixíssimos, é difícil pensar em uma mudança de papel no mangá sem alteração de preço.

No mais, o que resta agora aos consumidores do mangá é esperar a Panini avaliar a situação e ver se realmente fazem uma mudança. Se for necessário um aumento de preço para aumentar a qualidade, creio que não será algo negativo no fim das contas.

***

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

12 Comments

  • Pedro Henrique

    Realmente o papel está numa péssima qualidade, fica amassado e ondulado e isso me deixou muito arrependido por ter comprado pagando tal preço. Não comprei mais nenhum mangá da edição Gold, espero resolverem esse problema do papel até chegar no Shippuden, até lá não compro e quando for lançado do Shippuden vou comprar o primeiro e se não ainda não tiverem resolvido esse problema da qualidade do papel não compro nunca mais.

  • Do que adianta o consumidor pagar caro por uma péssima edição por causa de desculpinhas de orçamento das edições e/ou contrato da Panini com a Shueisha?? Problemas internos da empresa deve ser resolvido na empresa…

    Querida Panini, se a senhora não está podendo lançar um material bom pelo preço que cobra, não lança, ué…

    Não troco a primeira edição pela Gold… Até pensei, no início, devido às onomatopeias e ao papel “melhor”… mas diante das reclamações, não vale a pena…

    E eles nem lançaram o Gaiden versão 1ªedição… A coleção ficou “feia”… Sacanagem… E acho digno lançarem uma versão pocket do Gaiden, pra casar com a coleção Pocket, também, oras…

    Lança 3 coleções diferentes de um mesmo mangá e se melam sempre: censura no volume 1 da 1ª edição, as páginas extras do mangá que foram retiradas na versão pocket, e agora vão tentar mudar o papel no meio da coleção gold…. É pra rir, né? :v :v :V

  • Fabio Rattis

    eu acho um mimimi do caramba isso de papel “transparente”. pessoal acha q eh fácil pegar todos os mangás e fazer “Estilo Vagabond”. tenho certeza q a margem de lucro da panini com esse tipo de publicação eh pequena, comparada ao outros mangás.

    • TDA

      Eu acho a questão do papel transparente importante, pois é algo que influencia diretamente em algo que chamo de “prazer da leitura”. Claro, existem pessoas que são mais exigentes e outras menos, isso é normal. No meu caso prefiro comprar algo mais caro e bom, do que um pouquinho menos caro e que não me satisfaz. Pessoal tá certo em reclamar, a editora é quem deve correr atrás e se adequar ao seu tipo de cliente.

  • Natália Maria

    Pelo menos estão sendo bastante transparentes no que é possível nessa questão.

    • Fabio Rattis

      isso foi um trocadilho com o papel ? kkkkkkk eu to rindo aqui !

  • gilberto94819

    Duvido muito que eles mudem a gramatura do papel, talvez mudem o fabricante. Na verdade, nem acho a transparência tão nítida, pois Naruto tem poucos quadros com fundo totalmente branco, então dá para “esconder” bem esse defeito. A transparência me incomodou mais em Orange e Parasyte da JBC, exatamente por ser obras mais limpas, sem muitos detalhes no fundo.
    A qualidade física, sim, é o que deixa a desejar. A JBC traz mangá caro e com papel ruim, mas a qualidade do material é bem melhor. Quase todas as edições do Naruto Gold vem com ondulações, algumas vezes não consigo ler o diálogo, pois não dá para abrir o mangá direito.
    Na qualidade que está, não vale os quase R$ 17,00. Só continuo a comprar porque consigo desconto de 50% na assinatura na BF.

    • nossa, como assim? a gramatura do papel tá ridícula, na primeira página de todos os mangás se ver claramente isso. Leio Naruto no escuro só pra eu não me incomodar com a transparência.

  • renatomotta

    acho dificil ocorrer alguma mudança, naruto é um hype titulo da jump e deve ter uma licença das mais caras, e por ser extremamente longo deve gerar uma dificuldade para manter um bom lucro ao longo de todas edições.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading