Review

Resenha: Slam Dunk #01 (Edição Física)

Slam.Dunk_.full_.17742731Pequenos comentários….

Slam Dunk é um conhecido mangá de basquete de Takehiko Inoue, mesmo autor de Vagabond. O título foi concluído em 31 volumes, ganhando posteriormente uma versão Kanzenban  – edição definitiva – em 24. No Brasil, o mangá foi publicado inicialmente pela editora Conrad anos atrás e concluído. Ele voltou a ser publicado no Brasil no fim de 2016 pela editora Panini, em uma edição baseada no Kanzenban.

Na obra acompanhamos Hanamichi Sakuragi e seu envolvimento com a equipe de basquete do colégio Shohoku. Caso queira conhecer mais a obra e alguns detalhes da história, temos já uma postagem no blog^^. Para ler basta clicar aqui.

Previsto para o checklist de outubro, a obra só foi publicada em novembro e só chegou nas bancas de minha cidade em dezembro O_o. Hoje viemos aqui mostrar alguns detalhes da edição física do mangá.


FORMATO


O mangá possui o formato 13,7 x 20 cm, miolo em papel offset e capa cartonada com orelhas. Em outras palavras, o tamanho do mangá é idêntico a todos os outros títulos atualmente em publicação da editora. O miolo e a capa, por sua vez, são bastante semelhantes a Vagabond, especialmente pela presença de páginas coloridas.


CAPA E LOMBADA


img_20170102_153213
Capa de Slam Dunk # 01
img_20170102_153226
Quarta-capa de Slam Dunk #01
img_20170102_153244
Lombada de Slam Dunk #01

Capa e quarta-capa estão muito bem feitas e destacam muito bem a arte de Takehiko Inoue. Agradou a mim e agradou todo mundo, já que não ouvi nenhum comentário negativo. A lombada, por outro lado, me parece bastante poluída, pelo tamanho da fonte escolhida para a escrita do título. O título preencheu demais a lombada e, em minha exclusiva opinião, não fica nada bem na estante. Entretanto, há quem tenha gostado. Questão de gosto no fim das contas…


PAPEL


À exceção do Naruto Gold, o papel offset utilizado pela Panini é sempre muito bom e isso não deixa de ser verdade em Slam Dunk. Papel branquinho e sem problemas de transparências. Vejam algumas páginas abaixo, clique nelas para ampliar.


PROBLEMAS DA EDIÇÃO


Desde o lançamento algumas pessoas reclamaram que o mangá tinha vindo com algumas falhas. A Panini chegou a divulgar nota afirmando que houve um lote com problemas enviado a algumas lojas especializadas e esse lote havia sido recolhido. A empresa ainda disse que, quem tivesse adquirido ou viesse a adquirir um exemplar com defeito, poderia entrar em contato com a editora para providenciar a troca.

Entretanto o problema parece que não se deteve em um único lote e várias pessoas adquiriram o mangá com defeito. O defeito em questão eram algumas páginas mal coladas como a imagem abaixo, presente na minha edição:

img_20170102_153401

Confesso que é a primeira vez que adquiro um mangá e ele vem com problemas relatados por outros. Até então, ou os problemas relatados eram muito localizados e só pareciam ser extensos,  ou eu tive muita sorte de nunca adquirir um mangá com defeitos físico. Dessa vez foi impossível escapar.

Além da imagem acima, algumas páginas iniciais também sofrem o mesmo problema e fica parecendo que irão descolar.  Vejam abaixo mais alguns exemplos da minha edição.

1 2

Fosse só a página vermelha, eu deixaria de passar sem problemas, pois não influiria na minha experiência de leitura e, tampouco, atrapalharia a coleção, já que não sou tão exigente como outros colecionadores. Ademais, como comprei o último exemplar de um banca de revista, eu não teria como trocar nela e acabaria tendo que entrar em contato com a editora e preferia evitar isso.

Porém como isso acontece em várias páginas  e realmente parece existir um perigo de descolar, vou ter mesmo que entrar em contato com a Panini para pedir a troca por um exemplar em bom estado. Felizmente, a editora não ignorou o problema….


VEREDICTO


Acho que fora esses problemas de alguns exemplares “premiados”, o mangá está muito bom fisicamente e vale a pena o dinheiro gasto, se estiver perfeito e se for um título que você gosta^^.

A grande questão é que esses problemas de lotes não podem se repetir nos volumes posteriores. Se no volume 02 e volume 03 ocorrerem o mesmo, será difícil não abandonar o mangá. Afinal, quem gostaria de ficar trocando o mangá a cada volume? É uma dor de cabeça que nem todo mundo tem paciência de aguentar…

Não creio, entretanto, que deve se repetir. O mangá é impresso na gráfica Cunha-Facchini, mesma de Bestiarius, que está excelente. Então, acredito que deve ter sido um problema pontual e as demais edições deverão vir melhor, ao menos nós esperamos que sim.

Por fim, se você adquiriu um exemplar com defeito, basta enviar um e-mail para atendimento.cliente@panini.com.br.


FICHA TÉCNICA


Título: Slam Dunk

Autor: Takehiko Inoue

Editora: Panini

Acabamento: Miolo em papel offset, capa cartonada com orelhas. média de 240 páginas.

Número de volumes: 24

Periodicidade no Brasil: Bimestral

Preço: R$ 17,90

***

Você gostou dessa postagem diferente? Foi uma postagem de experiência, já que não é costume nosso fazer resenhas apenas da edição física. Gostaria que fizéssemos mais assim?

BBM

Anúncios

7 thoughts on “Resenha: Slam Dunk #01 (Edição Física)”

  1. sobre o problema q o lote teve, eu peguei um segundo lote, demoro mais de 1 mes pra me entregarem pela saraiva. e o problema foi, algumas paginas estavam borradas. :X

    Curtir

  2. Esse mangá tá complicado de se achar o volume 01. Não consigo encontrar nas bancas próximas de casa. Na Amazon já esgotou, na Cultura não tem, só sobrou Saraiva e FNAC, mas ambas são ruins pra mim pois cobram frete não muito atrativos. Estou seriamente pensando em dropar esse mangá, mesmo sendo muito bom.

    Curtir

  3. Minha edição veio só com a parte vermelha um pouco descolada, igual à sua foto, mas como o restante das páginas está ok não me incomodou a ponto de trocar, mas também espero que não se repita nas demais edições…

    Fora isso a edição está bem legal mesmo, sem contar que é meu mangá de esporte favorito.

    Curtir

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s