Retrospectiva

Retrospectiva 2016: Databooks e Artbooks

databookMais retrospectiva

O ano de 2016 se encaminha para o fim e, hoje, o blog BBM apresenta a você mais uma postagem de retrospectiva sobre o nosso mercado brasileiro de mangás. O assunto da postagem são os databooks e artbooks.

Aos que não sabem ainda o que são eles, aqui vai uma explicação resumida: databooks são pequenos livros em que se conta curiosidades sobre um mangá, seus personagens, etc. Muitos deles são meio inúteis e só servem para você colecionar, outros são essenciais para você conhecer alguns detalhes de suas obras favoritas. Artbook, por outro lado, é um livro de ilustrações de uma determinada série. Serve única e exclusivamente para você apreciar a arte de um autor que você gosta. E, claro, para você colecionar^^.

Muitos consumidores de mangás desejam mais e mais desses produtos, mas eles são raros no Brasil. Em 2016 tivemos pouquíssimos desses extras, porém isso não quer dizer que o ano necessariamente foi ruim. Vejamos detalhadamente.

Databooks

Databooks nunca vieram em profusão para o Brasil. Entretanto desde 2012, há uma média de dois volumes por ano sendo lançados em nosso país. Infelizmente, nesse período, apenas três séries foram contempladas, Fullmetal Alchemist, Naruto e One Piece. FMA teve seus três volumes lançados pela JBC em 2012. Já Naruto vem ganhando um por ano desde 2013 e One Piece desde 2014, ambos pela Panini.

Em 2016, essa lógica se manteve e a Panini continuou a publicar um databook de cada uma das séries. No Início do ano, a editora publicou One Piece Yellow, previsto inicialmente para dezembro de 2015 acabou atrasando e só saiu em 2016. E agora no fim do ano, a editora deve publicar Naruto – o livro secreto da formação. No momento em que essa postagem vai o ar, o databook ainda não foi publicado devido a um atraso na gráfica, mas teoricamente sai até o fim desta semana…

Em relação a 2015, podemos dizer que 2016 ficou igual. De todo modo, os databooks ainda são bastante limitados em nosso país, com poucas séries ganhando esse extra, e não parece que deve mudar em breve. Confira o nosso Guia de databooks já lançados no Brasil.

Artbooks

E se o Brasil nunca teve muitos databooks, teve menos artbooks ainda. Em 2016, presenciamos o lançamento do primeiro artbook de um mangá japonês em nosso país, o Artbook Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas – Ilustrações. Publicado no Japão agora em 2016, a editora JBC logo se apressou em trazê-lo devido às comemorações de 30 anos da franquia Cavaleiros do Zodíaco.

Se esse é o primeiro passo de muitos artbooks é muito difícil prever. A editora já disse que tentou um de Card Captor Sakura, então talvez exista uma chance, principalmente se esse primeiro artbook vender bem. Em outros países, artbooks saem há anos. Já está na hora de crescermos um pouco, não é mesmo?^^

***

Você comprou ou pretende comprar algunas desses extras, leitor?

Leia também:

Retrospectiva 2016: uma nova perspectiva para shoujos e joseis no Brasil?

Retrospectiva 2016: De novo, o ano dos relançamentos

Retrospectiva 2016: Mudanças de distribuição

BBM

Anúncios

13 thoughts on “Retrospectiva 2016: Databooks e Artbooks”

  1. Torço muito para que esse artbook venda e abra caminho para outros mais.Estou com esperança, já que a jbc falou que em 2017 vai se focar mais em produtos de livraria e lojas especializadas…

    Curtir

    1. Então, o ano com mais Artbooks foi 2016, com a incrível marca de 1. Nunca havia sido publicado tanto quanto em 2016. Rsrsrsrs

      Acho que estava querendo dizer Databook, correto? Se for, foi 2012 com os 3 databoks do Fullmetal Alchemist.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s