Retrospectiva

Retrospectiva 2016 – De novo, o ano dos relançamentos

Fullmetal Alchemist 03Obras retornando em 2016…

Hoje o blog BBM dá continuidade à série de postagem de retrospectiva para relembrar o que rolou durante o ano. Ontem, falamos sobre os mangás shoujos, hoje falaremos dos relançamentos^^.

Assim como 2015, 2016 foi o ano dos relançamentos. Várias obras que já foram publicadas no Brasil anteriormente retornaram, dando uma nova oportunidade para os consumidores colecionarem. Alguns vieram em um formato padrão, outros em melhor acabamento, com destaque para o surpreendente lançamento de uma obra em capa dura, inimaginável um tempo atrás.

Em relação ao ano passado, o número de novos relançamentos diminuiu, foram 9 em 2015 e apenas 7 em 2016, mas ainda assim é um número maior do que 2014 (3 relançamentos), 2013 (4 relançamentos) e 2012 (6 relançamentos). Além disso, no geral tivemos mais volumes em relançamentos, visto que os títulos de anos anteriores ainda estavam circulando. vejamos detalhadamente esses relançamentos por editora:


Abril


A editora abril praticamente não publicou nada este ano. Os únicos que publicou foram relançamentos. Ela relançou dois mangás da franquia Star Wars. Star Wars – uma nova Esperança e Star Wars – o império contra-ataca. Cada um deles contendo dois volumes, os mangás foram publicados em formato padrão (papel jornal) ao preço de R$ 15,00. Ambos já concluídos.

A editora ainda tinha outras adaptações de filmes de Star Wars para relançar, mas aparentemente os Disney Mangás não venderam bem e a publicação desses quadrinhos foi interrompida.

Mangás em relançamento atualmente: nenhum

JBC


Ao contrário de 2015, quando a editora começou a relançar 6 obras diferentes, em 2016 a JBC só iniciou a republicação de dois títulos: Fullmetal Alchemist e Cavaleiros do Zodíaco – kanzenban.

Fullmetal Alchemist veio no formato dos relançamentos da editora em papel offset. Ainda que tenha existido algumas reclamações, o formato agradou a maioria. Já Cavaleiros do Zodíaco, a editora o republicou com a versão kanzenban e veio em uma edição de capa dura, para a surpresa de todos. O preço, entretanto, assustou muita gente, porém a recepção do material parece estar sendo positiva nesse primeiro momento.

O mais interessante é que, durante o ano, a editora realizou uma pesquisa para escolher um título a ser relançado. Concorreram Cowboy Bebop, Angelic Layer, Fruits Basket, Shamang King, A princesa e o cavaleiro e Inu-Yasha que se tornou o grande vencedor.

Para o próximo ano, Além de Inu-Yasha, a editora deve começar o esperado relançamento de Akira, de Katsuhiro Otomo.

-Mangás em relançamento atualmente:
Fullmetal Alchemist 05 de 27;
Cavaleiros do Zodíaco Kanzenban 01 de 22
Blade: 06 de 15
-Mangás relançados concluídos em 2016
Yu Yu Hakusho
Hellsing
Eden

Panini


A editora Panini iniciou a republicação de três novos mangás este ano. Vagabond e Slam Dunk (ambos de Takehiko Inoue) e Lobo solitário. Os três vieram em um formato especial que a Panini começou a adotar agora em 2016, com papel offset 90g e capa cartonada com orelhas.

Em relação a Slam Dunk, a editora publicou uma versão baseada no kanzenban japonês, diminuindo de 31 para 24 o número de volumes e contendo quase todas as páginas coloridas do original. Inicialmente a empresa pretendia publicar o mangá em formato padrão (papel jornal), mas acabou mudando de ideia no meio do caminho para a felicidade dos fãs^^. Embora tenham existidos alguns lotes com problema, a edição de Slam Dunk ficou bem bonita e foi muito bem aceita, assim como as de Vagabond e Lobo solitário.

A editora já tem anunciado para 2017, a republicação de Dr. Slump, de Akira Toriyama.

-Mangás em relançamento atualmente:
Berserk 14 de 38 (ainda em publicação no Japão)
Naruto Gold 17 de 72
One Piece 64 de 83 (ainda em publicação no Japão)
Vagabond 10 de 37 (ainda em publicação no Japão)
Slam dunk 01 de 24
Lobo solitário 01 de 28
-Mangás relançados concluídos em 2016
Naruto Pocket

***

Leia também:

O guia dos mangás relançados no Brasil

Retrospectiva 2016 – uma nova perspectiva para shoujos e joseis no Brasil?

BBM

Anúncios

6 thoughts on “Retrospectiva 2016 – De novo, o ano dos relançamentos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s