Utilidades

BBM Responde: Quais mangás ainda não foram concluídos no Japão?

stockvault-doubt-and-solution-solutions-and-ideas-concept182817-1024x664

E outras listas!

Voltamos com mais um BBM Responde, uma coluna voltada para responder perguntas que encontramos nas redes sociais e sites. A proposta aqui é responder questões simples, mas que muitos leitores e colecionadores brasileiros têm dúvida. Igualmente a coluna tem como objetivo ajudar aquele novo leitor de mangá a navegar pelo nosso mundo que às vezes pode ser muito exclusivo.

Começaremos com um ritmo semanal, respondendo algumas perguntas dentro de um mesmo tema, dando dicas e ajudando os usuários a encontrarem as informações que precisam. Aproveitamos e convidamos também nossos leitores mais antigos a dividir suas dicas e experiências. Além disso sintam-se livres para usar esse espaço como um FAQ e perguntar qualquer coisa.

***


  • Quais editoras trabalham com mangá no Brasil?

Atualmente temos 4 principais, mais 3 meio entaladas… Por ordem de quantidade de publicações temos: Panini, JBC, NewPOP e Alto Astral. As 3 “entaladas” são Nova Sampa, L&PM e Abril, que tem licenças e mangás prometidos, mas não lançam nada há um tempo. Aqui no blog temos uma página listando todas as editoras de mangás que publicam ou já publicaram mangás no Brasil. Acesse ela clicando aqui.


  • Mangás yaoi lançados no Brasil

Fallen MoonO que as pessoas consideram yaoi ou não varia um pouco, mas no Brasil temos apenas duas editoras com alguma obra do gênero. Pela JBC saiu Gravitation, pela NewPOP saiu os livros de Gravitation, o livro e mangá de Number Six, o mangá Loveless e mais uma porção de mangás de volumes únicos: Fallen Moon, Kamisama Onegai!, Croquis, Calling e Blood Honey.

Vale a pena comentar que embora haja alguns yaoi, Boys Love, lançados no Brasil, não há nenhum Gay-Comi. Embora possam soar semelhantes, são feitos para públicos diferentes com características diferentes, a principal dela sendo que no Boys Love ninguém se considera gay de verdade ou afirma ser gay, dificilmente há o “orgulho gay”, de “identidade gay” ou qualquer luta de direitos.


  • Mangás hentai lançados no Brasil

No caso dos hentai tivemos algumas obras lançadas por aqui, especialmente pela Alto Astral, JBC, NewPOP e Nova Sampa. Pela JBC e Nova Sampa eram obras de cunho mais erótico e implícito, já pela Alto Astral e NewPOP tivemos obras de cunho mais pornográfico e explícito. De todas, a única empresa que trouxe obras sem censura foi a Alto Astral.

Podemos citar as seguintes obras como exemplo:

Não mexa com minha filha!Pela Alto Astral: Não Mexa Com a Minha Filha!, O Segredo de Natsuki, Meninas Perfeitas, O Nosso Segredo, À Flor da Pele, Lindas Meninas, além dos prometidos Laços Proibidos e Lábios Molhados.

Pela JBC: O único mais forte mesmo é Mouse, os demais são mais eróticos como Love Junkies.

Pela NewPOP: Impulse, Cosplay Kanojo e os prometidos Star of Eroman e Velvet Kiss. Vale a pena comentar que varios yaoi da editora também são explícitos com cenas sexuais.

Pela Nova Sampa: Aqui são todos extremamente eróticos, mas mais leves que os hentai das outras editoras, como Hakoiri e Nightmare Maker.

Leia também: Por que o Hentai chega censurado no Brasil?


  • Mangás yuri lançados no Brasil

Infelizmente até o momento nenhum yuri foi lançado no Brasil, embora haja obras com casal de moças, entrelinhas de amor entre moças e coisas parecidas.

Mas talvez, haja luz no fim do túnel, já que a editora NewPOP informou que iria trazer obras do gênero ao Brasil (e reconfirmou diversas vezes). Não foi especificado entretanto qual tipo, já que yuri é uma especificação abrangente que pode indicar os hentai focados em relações sexuais entre mulheres, histórias de relações entre mulheres voltadas para o público masculino (seinen) ou histórias envolvendo personagens lésbicas e seus relacionamentos (josei).

Assim como o Boys Love e Gay-Comi, existe uma enorme diferença em uma história sobre uma lésbica dos josei, uma história sobre duas mulheres e seu “amor puro” pregado nas histórias seinen e uma história de duas mulheres tendo relações sexuais para divertimento do leitor.


  • Mangás de volume únicos lançados no Brasil

A lista de obras de volume único é bem considerável, principalmente no catálogo das editora NewPOP. Confira a lista:

Pela JBC tivemos: All You Need Is Kill (volume completo), Blue Dragon ST, Burn-Up Excess & W, Feridas, H. P. Lovecraft, Hiroshima, Manga of the Dead, Miyuki-chan no País das Maravilhas, O Cão que Guarda as Estrelas, O Outro Cão que Guarda as Estrelas, Só Você Pode Ouvir, Socrates in Love, The Innocent, Tom Sawyer, Tsumitsuki e Vitamin.

Pela NewPOP saiu: O Jardim das Palavras, Fallen Moon, Kamisama Onegai!, Helter Skelter, Croquis, Calling, Impulse, BATTLE ROYALE – Angels’ Border, Amar e Ser Amado, Cosplay Kanojo, Zucker, World of Warcraft: Death Knight, Grimms Mangá – Novas Histórias, Domo, Figure Maker, Alice no País das Maravilhas, Pandora – A Namorada do Death Jr., El Alamein e Outras Batalhas, Helena, God Save the Queen, 1945, Os Caça-Fantasmas, Grimms Mangá, Blood Honey, 1 Litro de Lágrimas – Mangá, A Pessoa Amada, Shunkaden, os dois spinoffs de K-ON!, os volumes únicos de Tezuka e os novels e light novels de um volume.

Pela Panini foram lançados: O Livro do Vento, Deja-Vu, Blood: The Last Vampire, O Estranho Mundo de Jack, WANTED, Blood+ Yakou Joushi, PxP, Voices of a Distant Star, Batman – A Máscara da Morte, Hideout, Gigantomachia, Highschool of the Head.

Pela Alto Astral foi publicado: Anomal, Meninas Perfeitas, O Nosso Segredo, À Flor da Pele e Lindas Meninas. Pela Nova Sampa saiu Tarareba e Hakoiri. Pela L&PM, Aventuras de Menino, Fim de Verão e os volumes únicos da coleção Mangá de Dohuka. Pela Abril, diversos volumes únicos da coleção Disney Mangá.


  • Mangás clássicos lançados no Brasil

O que define um clássico é aberto a interpretações, mas em se tratando de obras datadas tivemos algumas coisas publicadas por aqui: os mangás do Tezuka, Akira, Ghost in the Shell, Speed Racer e Lobo Solitário.


  • Quais mangás são ou foram lançados no Brasil e ainda estão sendo publicados no Japão?

Existem várias obras publicadas no Brasil que ainda não foram finalizadas no Japão, algumas paradas e outras sendo serializadas. Veja a lista completa neste momento:

Obras paradas ou hiato no Japão: Bastard!, D.N.Angel, X, NANA, Black Lagoon, Highschool of the Dead (ambas versões), Gate 7, D.Gray-man, Vagabond, Gangsta., No Game No Life (mangá), Log Horizon (mangá), Hunter x Hunter.

Obras sendo serializadas lá: One-Punch Man, Blue Exorcist, One Piece, Kimi ni Todoke, Terra Formars, My Hero Academia, Noragami, The Seven Deadly Sins, Fairy Tail, Inuyashiki, UQ Holder!, Ajin, Ataque dos Titãs, AdT: Antes da Queda, Vinland Saga, Btooom!, Ultraman, Bestiarius, Magi, Yo-kai Watch, Cavaleiros do Zodíaco Next Dimension, Cavaleiros do Zodíaco Saintia Shô, Freezing, Futari H, Berserk, Loveless, No Game No Life (light novel), Log Horizon (light novel), Drifters, O Segredo de Natsuki, The Testament of Sister New Devil, Ninja Slayer, Trinity Blood, Triage X, Highschool DxD, Zone-00 e Black Butler.

Casos especiais: Golgo 13 (apenas uma coleção de histórias selecionadas foi lançada), O Mito de Arata (sendo relançado no Japão).

Confira os novos volumes que saem todos os meses no Japão de série em publicação aqui no Brasil aqui.


  • Mangás coreanos (manhwas) eróticos

O único manhwa erótico lançado no Brasil foi o cancelado Aflame Inferno, mas temos também Freezing e Defense Devil, que são mangás, mas de autoria coreana.

Veja também: O Grande Guia dos Manhwas e Manhuas no Brasil


  • Mais tópicos e matérias de interesse

Nossa série de Guias dos tipos de publicação.
Nossas BBM Listas, listas temáticas.

Anúncios

5 thoughts on “BBM Responde: Quais mangás ainda não foram concluídos no Japão?”

  1. Dúvida… Full Moon – Sussurros Sob a Lua Cheia & Full Moon – Contos da Lua Cheia, mangás publicados pela Panini, com 2 volumes cada, não são considerados como yaoi, não?

    Curtir

    1. Não, esse Full Moon é na verdade um seinen, o relacionamento entre os dois homens, sendo um que vira mulher, é na verdade um “gender bender”. Só o fato deles no mangá falarem de sua sexualidade e que não são gays prova que não é BL, já que BL não é um relacionamento gay, mas de dois homens que acabam se gostando. A diferença pode não fazer o menor sentido na realidade, mas é importante para a justificativa moral da história. Mulheres que leem BL não estão defendendo qualquer direito ou legitimando qualquer orientação sexual. É apenas um erotismo, uma fantasia.

      Acaba sendo mais fácil de entender se trocarmos para duas mulheres, existe uma ideia de que mulheres podem “experimentar” uma com as outras sem que isso as façam lésbicas, apenas “amizade colorida”.

      Sendo assim, ter um casal de duas pessoas que se dizem homens ou machos não faz da história yaoi ou Boys Love, não é essa a definição de BL. Full Moon é apenas Gender Bender, inclusive eles se dizem heteros.

      Curtir

  2. Queria comprar algum hentai.To esperando esse Velvet Kiss que dizem ser bom pra comprar,mas até hoje nada da New Pop lançar.Vocês teriam alguma ideia de quando vão lançar Velvet Kiss?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s