Utilidades

BBM Responde: Light Novel nacional é possível?

stockvault-doubt-and-solution-solutions-and-ideas-concept182817-1024x664

E outras perguntas envolvendo esse tipo de publicação!

Voltamos com mais um BBM Responde, uma coluna voltada para responder perguntas que encontramos nas redes sociais e sites. A proposta aqui é responder questões simples, mas que muitos leitores e colecionadores brasileiros têm dúvida. Igualmente a coluna tem como objetivo ajudar aquele novo leitor de mangá a navegar pelo nosso mundo que às vezes pode ser muito exclusivo.

Começaremos com um ritmo semanal, respondendo algumas perguntas dentro de um mesmo tema, dando dicas e ajudando os usuários a encontrarem as informações que precisam. Aproveitamos e convidamos também nossos leitores mais antigos a dividir suas dicas e experiências. Além disso sintam-se livres para usar esse espaço como um FAQ e perguntar qualquer coisa.

***

  • Qual a diferença entre light novel e mangá?

Mangás são histórias em quadrinho, já light novels são livros de histórias geralmente ilustrados de leitura leve. Não é incomum que se chamem descompromissadamente  as light novels de “livros de mangá” ou “livros de anime” por fazerem parte da mesma cultura e mundo “otaku”.


  • Qual a diferença entre light novel e webnovel?

Na verdade uma webnovel pode ser uma light novel, webnovels são os novels (livros/histórias) publicados na internet. Existem vários sites no Japão que trabalham com isso, outros autores preferem lançar no seu próprio site. Light novel por sua vez é uma categoria, um tipo de novel. Um exemplo desses é Log Horizon, a série light novel é publicada no site virtual do autor (uma webnovel) que então é compilada em um volume.

Sendo assim não é uma questão de haver diferença entre elas, mas de serem duas coisas de categorias diferentes. Uma em relação ao local no qual é publicada ou serializada, como a webnovel, o folhetim (publicação em revistas e jornais) ou novel/livro (no sentido físico de um volume encadernado). A outra em relação a características e forma de narração, como as light novels, fábulas, epopéias, contos, ensaios e, é claro, os romances.


  • Qual a diferença entre light novel e um livro normal?

Light novels são de fato livros, mas um tipo especial, existem vários diferenciais importantes, como tipo de narração, o caráter descompromissado, o uso de linguagem coloquial, as referências à cultura “otaku”, dentre outras características visuais e de formatação. Seria um romance leve.

Entenda a fundo as diferenças em: Qual a diferença de uma Light Novel e um livro?


  • Todo livro japonês é light novel?
    Todo livro do mundo otaku é light novel?

Não, light novel é um subtipo de livro comum no Japão, mas além deles existem vários outros, inclusive os que lembram mais aquele padrãozão a qual estamos acostumados. Quem decide como irá escrever e trabalhar sua obra é o autor. Um exemplo disso é o livro (normal) de Another, que a editora JBC lançou no Brasil.


  • Novel e roman são light novels?

Não, no Japão os livros “normais” de literatura e romance podem ser chamados de novels e roman (especialmente quando são traduções de obras ocidentais). Light novels seriam um tipo específico de novel, mas não necessariamente toda novel é LN.


  • O que é ranobu?

Enquanto light novels são abreviadas como LN no Ocidente, no Japão a abreviação é ranobu. Ranobu vem da grafia japonesa, que transcrita seria “raito noberu”. Esse tipo de abreviação por sílaba é o padrão japonês, mas nem sempre é adotado por aqui. Um exemplo parecido é Furuba, abreviação de Fruits Basket, mangá lançado pela JBC no passado.


  • Todo mangá possui uma light novel? Quem vem primeiro?

Não existe uma regra nem uma ordem, alguns mangás viram light novels, algumas light novels viram mangá, às vezes ambos são adaptações de animes. Entenda mais sobre isso aqui.

Geralmente quando a série faz muito sucesso, ela ganha uma versão novel ou light novel. Às vezes contando a mesma história, outras vezes utilizando o universo. Isso também vale para animes, filmes e games.

Veja também: Guia: Mangás adaptados de livros e light novels (2015)


  • Editoras de light novel no Brasil

Não existem editoras especializadas em light novels ou com catálogos imensos aqui no país. Atualmente, entretanto, a NewPOP tem se destacado por estar trazendo várias e já é chamada de “editora das light novels”, só que mesmo ela possui um catálogo limitado, cerca de uma dúzia de títulos. A segunda editora qu mais se destaca é a JBC, embora tenha trazido mais livros e não light novels.

Veja mais light novels e editoras que as publicaram aqui.
Leia também: Há chance de um mercado de light novels no Brasil?


  • Maiores editoras de light novels do mundo

Não existem no mundo enormes empresas que vivem apenas de light novels, afinal LN é algo novo, mesmo no Japão. Geralmente são lançadas por editoras de livros ou de mangás mesmo. Mas existe uma que merece destaque, a Kadokawa, um conglomerado de editoras japonês. Após a fusão de diversas editoras médias que lançavam mangá e light novels, a Kadokawa acabou se tornando a maior editora de LN do Japão e do mundo, sendo que mais de 70% dos títulos publicados e do mercado japonês pertence a ela.

Para você ter uma ideia da lista de mais vendidos por volume, das 30 listadas, apenas 2 não pertenciam à Kadokawa. Por séries, apenas 9 (também de 30 listadas) não pertenciam à Kadokawa e suas subsidiárias.

Leia mais sobre a Kadokawa e seu conglomerado aqui.

kadoanimemx


  • Quais light novels publicadas no Brasil ainda estão em publicação no Japão?

Atualmente apenas duas light novels são publicadas no Brasil e no Japão: No Game No Life (com 9 volumes) e Log Horizon (com 10), ambas pela editora NewPOP. As demais publicadas ou que irão ser publicadas já foram concluídas no país de origem.


  • Existe light novel nacional?

Essa é uma pergunta complicada, teoricamente é possível sim fazer uma light novel em qualquer língua. O problema é que a maioria da pessoas não sabe o que realmente é uma light novel e suas características, confundindo com livros ilustrados.

Dessa forma, mesmo que alguém lance algo como LN não significa necessariamente que aquilo segue o estilo japonês autêntico. É algo parecido com os mangás também, não é incomum que mangás brasileiros tenham defeitos ou falhem nas técnicas típicas de mangá, podendo ser considerado apenas um quadrinho “normal” com estilo de traço oriental.

No fim da contas qualquer um é livre para dizer estar fazendo uma light novel, afinal o próprio nome significa “livro leve”. Agora se essa light novel é como uma japonesa típica, só estudando e verificando caso a caso.


  • Onde é vendido light novels?

Light Novels são livros e um tipo de romance, logo são primariamente vendidas em livrarias e lojas especializadas. Você também pode acabar encontrando em grandes bancas e revistarias que pedem direto com as editoras. Sem contar com os sebos e grandes classificados digitais, como o Mercado Livre.

Leia também: Onde Comprar Light Novels?


  • Mais tópicos e matérias de interesse

BBM Lista: Light novels que desejamos
Mangás e Light novels que queremos comprar no Brasil
Outras notícias sobre Light Novels: confira aqui.

Anúncios

2 thoughts on “BBM Responde: Light Novel nacional é possível?”

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s