Matérias

Mangás com capas variantes

genshiken-2Um costume  raro no Brasil

I

Uma das práticas mais comuns do mercado de mangás no Japão é lançar duas edições diferentes de um mesmo volume de uma obra, uma normal e uma limitada, geralmente contendo algum extra ou brinde como um DVD, por exemplo. Essas edições limitadas são para colecionadores, realmente especiais e, algumas vezes, totalmente diferentes da edição normal, com um preço também diferenciado. Um exemplo recente aconteceu com Fairy Tail #57 que foi lançado em duas edições distintas. A versão limitada, que foi lançada em comemoração aos dez anos da série, teve um papel melhor que as edições normais, além de possuir capa dura, e o preço foi 4 vezes mais que a versão normal O_o.

O interessante é que algumas dessas edições limitadas, além de terem conteúdo extra, possuem também uma capa diferente que a destacam. A edição 8 de Ultraman, por exemplo, foi publicada no Japão com duas capas distintas. A da esquerda é a capa normal que deve ser lançada no Brasil daqui a alguns meses, e a segunda é uma exclusiva que veio junto a um DVD.

Há diversas tipos de “capas alternativas” no Japão. As de Ultraman utilizam imagens diferentes, mas nem todos são assim. Algumas edições limitadas utilizam-se da mesma imagem da edição normal, com ligeiras modificações como a cor de fundo (boa parte das edições de Fairy Tail), vestimenta da personagem (sexto volume de Genshiken) ou mesmo um aspecto físico da edição (Em Space Brothers a edição normal costuma ter um efeito brilhante, enquanto a edição limitada com DVD não).

No passado era comum que alguns consumidores vissem as capas variantes na Internet em vez da normal e se perguntassem o porquê de a editora brasileira não ter publicado “aquela capa mais bonita”. Alguns outros, ficavam sabendo dos extras da edição limitada e estavam prontos a xingar as editoras por não terem trazido eles. Hoje isso diminuiu bastante, mas volta e meia a gente vê alguém questionando as empresas, se sentindo frustrado e achando que as editoras estão mentindo O_o.

II

Obviamente, essas edições limitadas dificilmente saem fora do Japão. A gente até sabe de uma ou outra edição que tiveram os extras da edição limitada sendo lançados em alguns países europeus, como a França e a Itália, mas isso é extremamente raro.

Isso não quer dizer, entretanto, que as editoras ocidentais não publiquem edições variantes de mangás também. Na verdade, isso é até bastante comum em vários países. Podemos citar a Itália como um exemplo claro disso.

Recentemente o primeiro volume de My Hero Academia foi lançada em solo italiano em duas versões pela editora Star Comics, uma normal utilizando a capa comum e outra limitada. Vejam as capas abaixo:

my-hero-star-comics

A edição limitada conteve um mini-pôster exclusivo e custou 4,90 Euros, 0,60 mais caro que a versão normal.

Também pela Star Comics, o primeiro volume do mangá Ajin teve uma edição variante, e com um detalhe muito interessante: a capa da versão variante foi desenhada por um artista italiano, Giuseppe Camuncoli. O preço da versão normal e da versão com capa variante foi o mesmo 5,90 euros. Abaixo vocês veem à esquerda a capa variante e à direita a capa normal.

Ainda nessa questão, também é comum que as editoras – tempos depois de começar a publicar um mangá – lancem o volume 1 novamente em uma versão limitada, também com capa diferente. Um exemplo é o conhecido mangá Prison School, ainda inédito no Brasil. Ele é publicado na Itália desde 2013 e em maio de 2016 ganhou uma edição limitada, com uma capa exclusiva feita pela artista Mirka Andolfo. Vejam a capa normal e a versão variante (com a quarta-capa).

Este slideshow necessita de JavaScript.

É importante ficar claro que não se trata de um relançamento de todos os volumes e sim apenas uma capa nova, especial, para a primeira edição. Não é algo que estamos acostumados, mas acontece^^.

III

Não é preciso dizer que edições com capas variantes não são exclusivas dos mangás. Vários quadrinhos ao redor do mundo utilizam-se desse expediente para atrair os colecionadores, principalmente quando esse item é limitado.

Embora pareça estranho para muita gente, os colecionadores de verdade sempre irão atrás daquele item raro de sua série favorita, afinal trata-se de um diferencial em relação às edições comuns. E mesmo quando o item não é limitado, há quem compre a obra com duas capas diferentes para que sua coleção fique verdadeiramente completa.

No Brasil, recentemente têm se tornado comum algumas editoras lançarem certos quadrinhos com capa variante na CCXP. Ano passado, por exemplo, a Panini lançou a edição nº 40 de Batman com algumas capas variantes desenhadas por Jim Lee e Frank Miller, exclusivas para o evento.

Quadrinhos brasileiros também não ficam fora da prática de usar capas variantes. A Panini, neste ano, lançará a edição 700 de Chico Bento e Cascão (contabilizando os lançamentos da Abril, Globo e Panini) com capas variantes, uma delas especial para a CCXP.

variante

Infelizmente, capas variantes nos mangás no Brasil é a coisa mais difícil de se ver. O exemplo mais recente aconteceu em 2014, com a edição número 6 do mangá Genshiken, que foi publicado com duas capas diferentes. Nenhuma delas era limitada e circularam juntas nas bancas do Brasil para que as pessoas pudessem escolher a capa ou levar os dois (o meu caso O_o)

genshiken
Capa e quarta-capa das edições de Genshiken #06

Não tenho conhecimento se existe alguma outra história em quadrinhos japonesa a ter sido lançado no Brasil com uma capa variante. Se você souber, coloque nos comentários^^.

***

E você, leitor, gostaria de mais mangás com capas variantes fossem lançados no Brasil? Ou você acha que isso é inútil?

BBM

Anúncios

9 thoughts on “Mangás com capas variantes”

    1. Esse de Fairy Tail custa 4 vezes mais. Não dá para saber sobre outros porque não pesquisei.

      Eu não gosto muito dessas proporções, justamente por causa da comparação. Vejo várias pessoas falando que um mangá de capa dura não deveria custar 65 reais porque nos Estados Unidos um certo título em capa dura custa “só” o dobro de um volume normal. Acho que não é uma comparação válida. De mesmo modo também não acho válida uma comparação com o Japão.
      —-
      Sobre esse texto, não, não dá.
      Aliás, ele está meio desatualizado, pois em algum país (acho que Alemanha) foi lançada uma edição com todos os volumes de Another em um único tomo e incluíram o Another 0 nele também^^.

      Curtir

    2. Bruno, o volume em questão:

      Fairy Tail 57 – padrão:
      17,2 x 11,6 x 1,4 cm
      brochura, capa mole, papel jornal
      R$ ~14,00

      Especial, comemorativo de 10 anos:
      19,7 x 14,2 x 4,8 cm
      Ainda bem com cartões postais em A6 (8 deles), 7 descansa-copos de 2,3 mm e 3 tipos de caderninhos de notas de 192 páginas (aparentemente vem 1 só, mas existe 3 tipos).
      Além disso é capa dura, com papel de “melhor qualidade” (não foi dito qual) e maior espessura (note que foi de 1,4 para 4,8!!!).
      R$ ~60,00

      Curtido por 1 pessoa

  1. Seria bacana, um dia, a editoras lançarem 2 edições da mesma obra simultaneamente,
    Uma mais Barata em Papel Jornal, e uma com Off-set para os MaIs chatos kkkkk.
    claro, uma tiragem menor, tanto para agradar o pessoal q quer pagar barato, quanto o pessoal q reclama do papel.

    Curtir

    1. A JBC quis fazer algo parecido com All You Need Is Kill. Ela queria lançar a edição em 2 volumes em papel jornal e a ediçao em volume único em offset no mesmo ano, mas o licenciante não deixou…

      Porém, acho que deve ser difícil conseguir fazer algo assim, ainda mais em séries mais longas..

      Curtir

      1. Próximo disso, tivemos Naruto e Naruto Pocket, mas não tinha tanta diferença assim

        Se estivessem saindo ao mesmo tempo Naruto Gold e Naruto Pocket seria um contraste interessante

        e tem também Berserk, mas vai sair mais dois Meio Tanko, e vai saber quando vai sair mais…

        Curtir

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s