Review

Resenha: Ultraman #06

ultramanUm volume muito bom…

Depois de uma pausa de alguns meses devido à demora da renovação do contrato e envio do material por parte da editora japonesa, a JBC publicou no fim de setembro, início de outubro o sexto volume do mangá Ultraman, de Eiichi Shimizu e Tomohiro Shimoguchi. O título é publicado no Japão desde 2011 e possui atualmente 08 volumes. No Brasil o mangá está sendo lançado desde setembro de 2015 em periodicidade bimestral.

Na obra acompanhamos Shinjiro Hayata, filho de Shin Hayata (humano que hospedou o alienígena conhecido como Ultraman), e o começo de suas aventuras como o novo Ultraman. Ao lado da Patrulha Científica, Shinjiro tenta eliminar a presença de imigrantes extraterrestres ilegais e que causam problemas aos seres humanos. A trama é muito bem construída, com intrigas, suspenses e reviravoltas das mais inesperadas possíveis^^.

img_20161019_180830

No volume anterior, tivemos o fim de um grande arco envolvendo os assassinatos cometidos contra quem falasse mal de Rena, uma cantora teen muito famosa, e o início de outro com a aparição abrupta de um novo personagem, Hokuto. Esse início de arco e a aparição de Hokuto foi, de longe, o pior problema de roteiro feito até agora no mangá. Ele apareceu simplesmente do nada, dizendo para Shinjiro que sabia que ele era o novo Ultraman. Foi uma falha gritante, pois não foi feita nenhuma preparação prévia ao seu aparecimento, muito diferente de tudo 0 que o mangá havia feito até então.

O volume seis, no entanto, voltou a ter consistência e a trama novamente começou a se desenvolver muito bem com algumas reviravoltas interessantes. Hokuto revelou-se como o terceiro personagem a possuir uma armadura de Ultraman (além dele e de Shinjiro, há também Moroboshi da Patrulha Científica) e ele parece ter todo um background que o torna um personagem interessantíssimo.

Apesar de, aparentemente, lutar pelo bem e pela paz entre humanos e extraterrestres ele também extorque pessoas em busca de dinheiro e, em virtude disso, não dá para configurá-lo nem como herói e nem como vilão. Inicialmente é fácil o odiarmos, pois ele parece invasivo demais e, até mesmo, convencido, mas conforme vamos descobrindo sua história e de como um humano normal tomou contato com uma possível tecnologia alienígena, mesmo  a impressão de seu mau-caratismo acaba amainando, tornando-o um personagem mais carismático.

Um ponto interessante desse volume é a presença de humor, pouco visto nos volumes anteriores. Shinjiro fica todo animado com Rena estar interessada no Ultraman e começa a imaginar coisas, gerando diversas cenas, em especial uma em que Moroboshi fuzila Shinjiro inúmeras vezes para intimidar o rapaz a não “falar o que não deve” para a moça e não revelar a sua identidade.

Fora esses dois pontos, a trama também vem ganhando mais complicadores, tudo muito bem articulado com os primeiros volumes. Por exemplo, um alienígena que é mencionado desde o volume 1 era tratado como um vilão e, na verdade, ele pode ser justamente o contrário, tanto que o Conselho Estelar (organização paralela à Patrulha Científica) o deixa livre mesmo sabendo que ele é um imigrante ilegal.

O volume #06 terminou com uma luta de Hokuto contra Moroboshi e uma importante revelação deste último. O que acontecerá com Hokuto e qual o impacto da revelação de Moroboshi em Shinjiro ficarão para os próximos volumes.

***

No todo, a narrativa está muito interessante e muitas dúvidas permanecem no ar. Será que existe um grande vilão malvado ou uma grande ameaça que planeja destruir a Terra? Por ora, não parece isso, mas naturalmente existem coisas estranhas e escondidas tanto na Patrulha Científica, quanto no Conselho Estelar.

BBM

Anúncios

Um comentário em “Resenha: Ultraman #06”

  1. Acho que foi o melhor volume até agora. Bem legal a parte das interações com a Rena, o possível twist das motivações do Bemular e a revelação do Moroboshi. Espero que o próximo volume saia no prazo certo. O mangá não é genial nem nada, mas é muito bom no que propõe.

    Curtir

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s