A editora Ivrea e o canal de dúvidas dos leitores

ivreaUma ideia que poderia ser adotada no Brasil

Se você acompanha todas as postagens deste blog já deve alguma vez ter ouvido falar da editora Ivrea. Já noticiamos aqui que essa empresa adquiriu, por exemplo, a licença para publicar Fullmetal Alchemist pela primeira vez na Argentina após anos de negociação e negativas por parte da Square Enix.

A Ivrea é a maior editora de mangás da Argentina e não fosse por uma meia dúzia de títulos por outras editoras acabaria por ter o monopólio de publicações por lá. A Ivrea possui ainda duas filiais, uma na Espanha e outra na Finlândia e em ambos os países também publica os quadrinhos japoneses.

A empresa possui uma característica em comum que é ser muito franca com seus leitores, costumando responder abertamente certas questões que, no Brasil, só veríamos ser respondidas em eventos ou, então, nunca^^. É claro que a editora não responde aquelas perguntas sem sentido como “vocês vão trazer tal obra?” ou divulgam números de vendas, mas dúvidas gerais a editora responde sem problemas. Vejam o exemplo abaixo:

1

A pergunta foi feita à Ivrea Espanha e como podem ver um leitor questionou o porquê de séries com mais de 10 volumes serem consideradas arriscadas pelas editoras espanholas. A Ivrea respondeu argumentando que a diminuição das vendas de uma série muito longa (diminuição que acontece com todos os mangás, diga-se) poderia fazer a continuidade dela ser prejudicada (ficar pausada indefinidamente ou ser cancelada) e nenhuma editora gosta de ter uma série nessa situação.

Perguntas assim acontecem aos montes. Embora costume responder pelas redes sociais também, o ponto alto dessa política da editora argentina e de suas filiais é a existência de um “blog” dentro do site da empresa em que qualquer pessoa pode fazer perguntas para a editora ou mesmo sugerir títulos. Trata-se de um espaço interessante em que podemos ver reunidas todas as perguntas e aprender bastante sobre outros mercados e – por que não? – até sobre o nosso também, visto que algumas coisas se aplicam aqui também.

Caso tenham curiosidade, vocês podem conferir o blog de perguntas e respostas da Ivrea Argentina clicando aqui, da Ivrea Espanha aqui, e da Ivrea Finlândia aqui.

O que eu acho?

Sempre acompanho a página da Panini e da JBC no Facebook e vejo perguntas e mais perguntas repetidas, muitas delas que as editoras já responderam algumas vezes e as pessoas simplesmente não viram. A ideia de um F.A.Q com perguntas frequentes é algo muito bom, pois basta remeter a pessoa até aquela página e ela terá a sua dúvida respondida, mas atualmente somente uma editora faz isso e não se pode dizer que é o suficiente, afinal há uma série de perguntas que não se encontram por lá.

Nesse sentido, a prática da editora Ivrea é muito interessante, pois todas as perguntas ficam reunidas em um único lugar e as pessoas podem consultar sempre que possível. É muito comum que alguém vá perguntar alguma coisa e a resposta já está lá pronta para ele ver a tirar sua dúvida.

Não seria algo difícil de se implementar no Brasil. Não sei se seria viável para todas as editoras, mas ao menos a Panini conseguiria responder as dúvidas de forma muito fácil, afinal, salvo engano, a editora possui uma equipe própria para cuidar de sua página no Facebook. Se a editora fizesse isso poderia reduzir bastante a quantidade de perguntas nas postagens da empresa, tal qual o Onegai-desu diminuiu o número de pedidos de mangás nas postagens. A JBC, por sua vez, já teve o seu Henshin Responde em vídeo, mas por algum motivo a editora parou e nunca mais retomou. Por que não voltar com eles e criar uma página para dúvidas no site da Henshin? As possibilidades são muitas  e não custaria nada para as empresas^^.

***

O que vocês acham, leitores? Seria interessantes se as editoras nacionais copiassem a Ivrea? Ou isso é algo inútil que só eu dou importância?

BBM

Anúncios

Sobre Kyon_45

Criador do BBM. É fã de Haruhi Suzumiya e das obras do grupo CLAMP.
Esse post foi publicado em Matérias e marcado , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para A editora Ivrea e o canal de dúvidas dos leitores

  1. Eu também acho isso muito legal e relevante, até porque acrescenta até pros fãs terem uma noção melhor do que é razoável pedir/perguntar ou não.

    Pra quem tiver mais curiosidade sobre iniciativas como essa da Ivrea, a Seven Seas dos EUA têm contas no ask.fm e no tumblr que são bem ativas e respondem detalhadamente várias duvidas.

    Curtir

  2. Leite disse:

    na parte de comics americanos, a Panini tem o hotsitepanini.com.br/dc
    as vezes eles demoram para atualizar, mas sempre tem umas respostas lá

    Curtir

  3. SIRIUS BLACK disse:

    É uma ideia com uma utilidade bastante ala, já que todos os dias vários leitores ingressam neste universo, gerando novos fãs a cada dia. Agora, o melhor de tudo era se a Ivrea viesse para cá, aí sim! Muito bem… Quer dizer que a sede/matrix da Ivrea é na Argentina, Kyon?

    Curtir

  4. Fabio Rattis disse:

    é complica, no facebook a panini ou jbc posta de um certo mangá, e tem gente reclamando porque ainda nao trouxeram o Dragon Ball Super para cá, porq o mangá do Boruto ainda nao foi lançado kkkkk. e lotando de mensagens nada a ver nas postagens, e tem algumas pessoas que fazem perguntas boas, e vc nao consegue achar, porq tem muito ‘Spam’ na pagina deles.

    seria uma boa, ter um site só pra esse tipo de coisa. tanto perguntas como sugestões.

    Curtir

  5. Pingback: O atual mercado de mangás na Argentina | Biblioteca Brasileira de Mangás

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s