Review

Resenha: Escarra Brasa (Henshin Mangá #02)

escarra-brasaO cangaceiro do bem?

Em setembro, a editora JBC lançou o Henshin Mangá #02, coletânea de histórias vencedoras do segundo concurso nacional de mangás realizado pela editora. Adquiri o volume e vim comentar minhas impressões aqui. Resolvi, entretanto, fazer um pouco diferente e realizarei cinco postagens, uma para cada história. Decidi dessa forma, pois me pareceu mais justo com cada one-shot poder analisar mais detidamente cada história em vez de ter que me preocupar com o número de linhas  e cansar vocês, leitores.

Nesta postagem, analisaremos “Escarra Brasa”, de Rafa Santos, a quinta história do Henshin Mangá #02.

henshin mangá 02

Escarra Brasa

“Escarra brasa” narra a história de um cruel cangaceiro que, após tomar um chá misterioso, acaba por se tornar bondoso e, com isso, abandonando o crime e sumindo do mapa. Porém, anos depois, mesmo tendo sido esquecido por todos, ao menos uma pessoa buscava vingança. Será que essa pessoa irá conseguir?

A grande verdade é que “Escarra Brasa” é narrativamente muito melhor que “Maria”, “As loucas aventuras de Joy Comet” e “Träumen”, porém está cheio de artifícios narrativos que me desagradam profundamente. Toda a história é feita de revelações inesperadas o tempo todo, sem uma total preparação prévia para cada revelação. Basicamente, os elementos vão sendo acrescentados aos poucos e a partir deles vão sendo feitas revelações e mais revelações, além de reviravoltas a todo o instante, muitas delas gerando um pouco de incredulidade.

Por exemplo, o fato de a pessoa que queria vingança ter sido uma criança “poupada” pelo cangaceiro anos antes poderia ter sido muito melhor desenvolvida se já nas primeiras páginas essa criança tivesse sido mostrada, ainda que de relance em um quadro próprio. A reaparição de uns bandidinhos também seria melhor desenvolvida se o comunicador fosse mostrado caído no chão.

Não sei se é inexperiência com roteiro, uma tentativa de estilo que deu errado ou simplesmente a falta de espaço hábil para o desenvolvimento, mas para ficar uma narrativa perfeitinha era necessário que o autor amarrasse melhor esses pontos. De todo modo, “Escarra brasa” é uma história muito interessante e que realmente mereceu estar entre os vencedores, principalmente pela presença de um personagem muito bem desenvolvido (que finge ser ou quer ser malvado, mas ao mesmo tempo aparece com um ursinho de pelúcia entre os braços^^) e uma trama que empolga bastante. Não considero a melhor do Henshin Mangá 2, mas é muito boa de se acompanhar…

Nota: 7 de 10

***

Leia as outras resenhas:

Maria

As loucas aventuras de Joy Comet

Träumen

Chuva de meteoros

BBM

Anúncios

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s