Review

Resenha: Anohana #02

Ano hanaOs arrependimentos que matam…

Muito drama? Muito choro? Demonstração de amizade? Sentimentos questionáveis? Sim, temos tudo isso no segundo volume de Anohana, lançado agora em agosto pela editora JBC.

Anohana

Há muitos spoilers, recomendo a leitura apenas se você não se importa com isso

No primeiro volume conhecemos a história dos seis amigos que, um dia, se afastaram por causa da morte de um deles, a garotinha Menma. Descobrimos que Menma retornou com o objetivo de realizar um antigo desejo e acompanhamos Jintan, Anaru e Poppo buscando realizar o desejo da falecida amiga. Já no segundo volume conhecemos um pouco mais do passado dos personagens, a amizade entre eles, e as angústias, arrependimentos e sentimentos que eles carregaram durante anos…

Basicamente, todos (ou quase todos os personagens) se culpam pela morte de Menma e nesse volume isso fica muito mais claro, especialmente pela figura de Yukiatsu. Enquanto Jintam se afastou do mundo, Yukiatsu passou a se vestir que nem a garota como forma de lidar com os remorsos que sentia.

Grande parte das angústias dos personagens está relacionada aos sentimentos que eles nutriam uns pelos outros quando pequenos. O passado dos personagens nos mostra que Yukiatsu gostava de Menma, mostra que Tsuruko gostava (e ainda gosta) de Yukiatusu e que Anaru gostava de Jintan que, por sua vez, também gostava de Menma. Poppo era (e ainda é) o único alheio a isso.

Esse amor infantil que começa a se delinear no segundo volume é, talvez, o maior demérito da obra. A nossa suspensão de descrença meio que fica abalada, pois é difícil acreditar que crianças possam amar verdadeiramente e, em consequência de uma morte, gerar toda uma cadeia de ressentimentos nos personagens. Dá para imaginar que na inocência juvenil aqueles sentimentos confusos pareçam verdadeiros e que um trauma tão grande tenha resultado em adolescentes com problemas emocionais, mas é preciso um pouco de esforço para isso.

É claro que esse tipo de problematização passa completamente despercebido para muita gente e essas pessoas acabam assimilando como normal os sentimentos das crianças, porém para outras pessoas isso pode incomodar muito. De todo modo, apesar de abalar a nossa “suspensão de descrença”, a obra ainda se sustenta com seus dramas e choros.

Sim, o mangá é para ser dramático. Ele força pessoas mais sensíveis a se emocionar e o pranto em alguns momentos é inevitável. O luto da família de Menma, o sentimento desta de não querer que a mãe sofra lembrando-se dela, o desejo dos amigos de realizar uma queima de fogos de artifício para a garota fantasma, o trabalho duro feito por todos, tudo isso é feito para fazer chorar. E funciona. Não tão bem quanto na versão animada, mas consegue emocionar..

No fim, o segundo volume continuou a construir muito bem a história e mostrou que realmente é uma adaptação de primeira qualidade. Quem ainda tinha medo de o mangá ser ruim por ser uma adaptação, não tenha mais.

O que esperar e o que não esperar do terceiro volume de Anohana

Embora Jintan e os demais amigos estejam preparando os fogos de artifício achando que esse é o desejo de Menma, a verdade é que não. O desejo é outro. Já houve uma passagem no volume um e houve outra agora no segundo volume que predizem o verdadeiro desejo. Não é nada grandioso, para alguns é decepcionante, mas na realidade condiz muito com o que é a obra e o objetivo dela. E quando você percebe isso você vê o quão bem construída foi a narrativa.

Entretanto, a história não lhe dá algumas respostas e, na verdade, não é preciso. Muita gente gosta que tudo seja respondido e que não fique nada faltando, mas algumas vezes as respostas estragam o mangá (basta ver Orange). Em Anohana você não deve ver o modo como Menma foi parar novamente no mundo. Temos que aceitar que isso simplesmente aconteceu e aceitamos numa boa. Explicar isso não faria sentido e estragaria narrativamente a obra.

Além desses tópicos, o que você deve esperar do volume final é muito mais drama e muito choro. Mas isso só daqui a dois meses quando o volume for publicado^^.

***

Onde Comprar:

Amazon

Fnac

Saraiva

 BBM

Anúncios

1 thought on “Resenha: Anohana #02”

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s