Review

Resenha: Arakawa Under The Bridge #02

ArakawaVamos comer peixe?

Melhor mangá do ano? Melhor do ano. Não há dúvidas de que Arakawa Under The Bridge é o melhor mangá de comédia do ano. Por mais que tenha saído One-Punch Man, Ore monogatari e Lovely Complex, Arakawa ganha de longe pelo clima completamente nonsense e, ao mesmo tempo, crítico ao nos fazer refletir sobre diversos assuntos envolvendo a sociedade e os nossos próprios preconceitos.

Nesse segundo volume, as maluquices dos personagens que moram debaixo da ponte continuaram a todo vapor. Tivemos a inserção de três novas personagens (Pi-ko, a moça que cultiva os produtos consumidos pelos moradores de debaixo da ponte, Stella, uma garotinha que veio da Inglaterra, que foi criada pelo Sister e que agora quer ser a líder de um clã O_o, e Maria, a gentil garota que vive insultando todos à sua volta) e vários acontecimentos que serviram para conhecermos melhor aqueles moradores.

Também foi um volume que serviu para termos mais um pouco de amadurecimento no “romance” entre Nino-san e Ric, quando eles conseguem seu “primeiro filho” e depois seu primeiro encontro. Ficou mais nítido como Ric não sabe muito bem o que fazer com sua relação com a Nino. Embora se prepare sempre com livros (mangás), ele é um completo novato nessas questões de amor, ainda mais levando em conta o quanto avoada e sem sentido é o jeito de Nino, a garota que diz ser venusiana.

O modo de viver e de pensar de Ric continua sendo questionado o tempo todo, mostrando que tudo o que ele pensa e, por consequência, tudo o que a sociedade valoriza pode não ter necessariamente o mesmo valor para todos. Por exemplo, apesar de ser um ricaço e herdeiro de empresas, a verdade é que Ric é um desocupado e que não faz absolutamente para a melhoria da população que vive debaixo da ponte. Todos os moradores possuem uma função e contribuem para manter aquele pequeno mundo, mas Ric não faz nada, ele é “sustentado” pela sua namorada, Nino. Naquele mundinho particular de nada lhe adianta ser um ricaço e o seu dinheiro não possui nenhum valor perante aquele povo.

Mas como eu disse na resenha do primeiro volume, mesmo que você não pegue as críticas sociais impregnadas no mangá, ainda assim você conseguirá achar graça. Curiosamente, duas das cenas que eu mais ri nesse volume aconteceram sem o envolvimento de críticas e sim envolvendo peixes^^. Logo no início, Nino-san consegue fazer seu”filho” parar de chorar, e quando Ric se vira para saber como ela conseguiu, ele vê ela enfiando um enorme peixe na boca da criança^^. Posteriormente, Nino oferece a Ric um peixe que ela pescou e, quando ele se vira, se depara com um monstro maior do que ele O_o. Coisas assim se repetem constantemente na obra e isso que nos faz rir. Há sempre uma quebra de expectativa muito grande e mesmo quando você pensa estar preparado para a surpresa,  a surpresa acaba sendo ainda maior, levando-nos a gargalhar. É um mangá excepcional.

***

Um detalhe muito legal desse volume foram os extras, em especial a aparição da autora contracenando com seus personagens. Nada mais natural e nonsense do que o próprio autor aparecer em uma história de comédia, não é mesmo? Impossível não lembrar de Koushi Rikudou em Excel Saga. Ela explica quem eles são (personagens criados por ela) e Ric e Sister acham que ela é mais uma das pessoas malucas que foram viver debaixo da ponte^^.

Uma obra extremamente divertida do início ao fim. Se não está comprando, não sabe o que está perdendo.

BBM

Anúncios

2 comentários em “Resenha: Arakawa Under The Bridge #02”

  1. queria saber porq a panini nao coloca pra vender esses mangas da linha de 12 reais pra vender na saraiva, amazon, fnac (ONLINE). sempre quando eu compro, consigo pegar uns descontos bacana nas lojas online, sendo q da pra pagar por boleto, coisa q a loja da panini nao tem.

    Curtir

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s