Por que a loja virtual da Panini não aceita boleto bancário?

PaniniOutra dúvida…

Uma das maiores críticas que os consumidores fazem à Amazon é o fato de ela não ser democrática em suas opções de pagamento. Atualmente, o único meio de se conseguir aproveitar os enormes descontos da loja é se você tem cartão de crédito. Por essa razão, Saraiva, Fnac e outras lojas ainda são a melhor opção quando se deseja adquirir um certo produto com desconto.

O mesmo problema da Amazon ocorre com loja virtual da Panini. Algumas vezes os consumidores desejam comprar um ou outro mangá diretamente da editora, mas não podem porque a loja da editora só aceita cartão de crédito, através do sistema Post Finance. Por mais que hoje em dia seja um tanto quanto fácil adquirir um cartão de crédito (ou mesmo um cartão pré-pago, caso você não tenha acesso a bancos), a verdade é que a exigência desse único método de pagamento acaba inviabilizando muitos consumidores de adquirirem um produto.

Mas será que a Panini não pretende implementar o boleto bancário em sua loja online? E por que motivo a editora só aceita cartão?

A verdade é que já tem muitos anos que as pessoas pedem para a Panini colocar boleto bancário como opção de pagamento em sua loja virtual, mas até hoje sequer tem sinal de que isso vá ocorrer. A verdade é que é um tanto quanto difícil isso acontecer, pois não depende apenas do desejo da editora brasileira.

Aos que não sabem (ou não se lembram) a Panini é uma multinacional, com sede na Itália, e que atua em vários países do mundo, como França, Alemanha, México e Brasil. Por causa disso, a filial brasileira tem que seguir algumas exigências e uma delas é exatamente essa da loja online.

Pelo que a Panini disse em algumas respostas aos leitores, por determinação da matriz italiana, a loja online só aceita pagamento através do Post Finance em que você coloca seu cartão de crédito. Como dissemos, não há previsão de que isso possa ser mudado.

O fato de ser uma editora grande traz muitas facilidades à editora (como conseguir lançar mangás mais baratos que suas concorrentes), mas também traz esses empecilhos difíceis de serem resolvidos.

***

Então você está dizendo que não adianta reclamar e pedir mudanças? Não exatamente. É difícil saber se a pressão popular fará a Panini conversar com a matriz para implementar mudanças no pagamento da loja virtual (afinal, como dissemos, há anos as pessoas pedem), mas é importante o consumidor saber o motivo de a loja virtual da Panini não ter opção de boleto bancário.

Obviamente que saber disso não exime a Panini Brasil de culpa aos olhos do leitor. Não adianta nada ter uma loja virtual própria se nem todos os consumidores poderão comprar pelo fato de a editora não disponibilizar meios de pagamento alternativos, como a loja virtual da NewPOP ou da Alto Astral fazem, por exemplo.

Para piorar a situação, mesmo sabendo que muitas pessoas têm medo de compras online por não saberem se tal ou qual loja é confiável, a editora quase nunca mostra aos leitores, nas redes sociais, opções de lojas para comprar seus produtos (se no último ano, a editora indicou lojas cinco vezes, pode ter certeza que foi muito).

Se não há possibilidade de melhoria na loja virtual por que a Panini não faz igual a JBC e passa a indicar locais de compra em várias postagens nas redes sociais? Ou porque não faz igual JBC, NewPOP e L&PM de mostrar , em seus sites, opções de lojas? São coisas muito simples que poderiam ser implementadas e que ajudariam muito um leitor perdido a conseguir encontrar este ou aquele título…

***

BBM

 

Sobre Kyon_45

Criador do BBM. É fã de Haruhi Suzumiya e das obras do grupo CLAMP.
Esse post foi publicado em Matérias e marcado . Guardar link permanente.

4 respostas para Por que a loja virtual da Panini não aceita boleto bancário?

  1. SIRIUS BLACK disse:

    Eu tentei comprar um mangá na loja online da Panini um dia, mas o meu cartão não foi aceito. ¬¬ Kyon, mesmo que a Panini não disponibilize o pagamento por boleto bancário, pagamento por depósito bancário já está de bom tamanho e já ajudaria muito. No entanto, eles não irão fazê-lo pelos mesmos motivos que não o fazem pelo método citado na matéria. Eu compro os lançamentos da NewPOP por depósito bancário, porque pagar R$1,00 de taxa bancária para gerar o boleto e mais o valor a ser pago pelo PagSeguro, realmente não dá! Se falar que eu já tive problemas com o PagSeguro e quase perdi a minha grana e foi um mês fazendo ligações interurbanas pra lá, porque a empresa não disponibiliza um 0800 para a atender e resolver os problemas dos clientes, é mole uma coisa dessas? ¬¬ Depois disso, nunca mais quis saber de mexer com o PagSeguro novamente. ¬¬

    Curtir

  2. Pingback: NR 188. Panini divulga o preço do Box de Dragon Ball | Biblioteca Brasileira de Mangás

  3. Max disse:

    Não entendo esse problema, não é como se realmente fosse difícil ter um cartão de crédito, tenho desdos 13 anos, trabalhava com meu pai e recebia R$50 por semana, já fiz muita merda com o cartão, mas quem nunca.

    Curtir

    • Kyon_45 disse:

      Nem todo mundo quer ou pode ter. Por N razões diferentes. Uma delas justamente pelo fato dos malefícios do cartão como você comprar coisas e depois não ter dinheiro para pagar (e com isso criar uma dívida enorme e sem sentido) ou as taxas que a maioria dos cartões de crédito têm.

      Independente de qualquer coisa, o ideal seria que Amazon e a loja online da Panini tivessem opção de boleto para ser mais democrática para todo mundo, mas como não é possível por diversos fatores, o consumidor que se vire. Mas há opções para quem não tem cartão de crédito, como os cartões pré-pagos^^.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s