Listas

BBM Lista: 8 mangás para conhecer a Segunda Guerra Mundial

Adolf

Explorando a história mundial

Um dos benefícios da literatura e da ficção é sempre a oportunidade de mergulhar em épocas passadas e experimentar um pouco da história humana e até aprender um pouco mais do nosso passado.

Com isso em mente te apresentamos mais uma lista, dessa vez 8 mangás para conhecer a Segunda Guerra Mundial. Todos eles já publicados no Brasil!


gen 01

Gen Pés Descalços

Se é para falar da Segunda Guerra e Japão, não tem como não começar pela obra de Keiji Nakazawa: Gen Pés Descalços. Baseado nas experiências do próprio autor, a série segue a história de um sobrevivente do ataque nuclear em Hiroshima, Gen Nakaoka de apenas seis anos e sua família. Em meio à destruição e devastação causada pelo ataque, Gen experimenta todos os horrores da guerra e desafios dos mais diversos. Detalhe especial para o primeiro volume que é uma aula de como os governantes podem manipular a população e fazer com que ela – a população – julgue quem pensa diferente.

Foi uma obra que alcançou grande fama no mundo todo por apresentar o lado japonês, além de conscientizar a juventude dos horrores trazidos pela guerra, afim de criar uma geração que não ousaria repetir os erros passados.

Originalmente lançado em 1999 a 2001 pela Conrad, em quatro volume e traduzido do inglês. Foi relançado em 2011 na íntegra e fielmente ao original japonês em 10 volumes, sendo o último publicado em abril de 2016.


hiroshimaHiroshima – a cidade da calmaria

E se vamos falar das bombas, não dava para deixar de falar da história de Fumiyo Kouno, Hiroshima – a cidade da calmaria, baseado nos eventos do final da Segunda Guerra quando duas bombas atômicas foram jogadas nas cidade de Hiroshima e Nagasaki. Este mangá conta de forma dolorosa a vida de uma sobrevivente e os acontecimentos após o bombardeamento. Um relato sobre as consequências e perdas de milhares de vidas que, embora desenhado com leveza, não esconde a feiura da guerra.

A principal diferença entre as duas histórias é que Gen foi lançado para o público infantojuvenil (na Shounen Jump), ou seja, a intenção por trás da história era expor o horror da guerra de das bombas para uma geração de jovens que não a vivenciou, mas que marcou profundamente o país, de forma a passar a lição aos mais novos. Por esse motivo a obra é extremamente exagerada (às vezes fantasioso) e beira uma história de terror, com pessoas parecendo zumbis ou como se estivesse liquefazendo.

A Cidade da Calmaria, por outro lado, foi feito para um público adulto, a intenção desta vez não era apavorar o leitor, mas promover a conscientização e discussão do tema, aqui as coisas acontecem de forma mais realista e detalhada. A morte é apresentada de forma quase médica, passo a passo, não só mostrando as consequências físicas da exposição à radioatividade, como as psicológicas dos que estão para morrer e dos sobrevivente. De fato, a história visualmente é até leve, mas a leveza do traço não esconde a seriedade do assunto.

No Japão foi lançado com o nome “Yuunagi no Machi, Sakura no Kuni” e recebeu diversos prêmios, entre eles o Grande Prêmio de 2004 do Japan Media Arts Festival Awards e prêmio da categoria Criatividade em 2005 no Tezuka Osamu Cultural Prize.

Por aqui, Hiroshima foi lançado em formato diferenciado com apenas um volume pela editora JBC.


Zero eterno 01

Zero Eterno

Uma das surpresas do ano passado, de Naoki Hyakuta e Souichi Sumoto, Zero Eterno é uma revisita ao passado da Segunda Guerra sob os olhos críticos de hoje em dia.

Ao descobrir que seu avô participou das batalhas nos céus da Guerra do Pacífico de 60 anos atrás, pilotando um caça Mitsubishi A6M Zero, e morreu em missão pelo Tokkotai, a esquadra de pilotos suicidas, Kentaro Saeki passa a questionar os valores da sociedade tentando entender a vida e escolhas de seu avô.

Obra completa em 5 volumes foi lançado pela JBC na íntegra para lojas especializadas e livrarias.


el alameinEl-Alamein e outras histórias

Vamos sair um pouco do Japão, na coletânea de histórias El-Alamein e outras histórias, de Yukinobu Hoshino, você conhece uma guerra realmente mundial, explorando o misticismo e cultura dos diversos locais onde foi travada. Com um quê fantasioso, El-Alamein surpreende com seis histórias ricas e criativas, mas também adultas.

A obra foi lançada em 2009 pela editora NewPOP, possui apenas um volume e acabamento diferenciado.


who fighter

Who Fighter e o coração das trevas

Outra coletânea de histórias nos moldes de El-Alamein, de Seiho Takizawa, focado num lado mais realista sobre a Segunda Guerra Mundial, possui três histórias: Who Fighter, Coração das Trevas e Tanques, a última sendo minúscula.

A obra foi lançada em 2010 pela editora HQM.

Veja aqui nossa resenha.


Hetalia Axis Powers

Mas se a sua praia não é aquelas histórias sérias e carregadas, que tal uma comédia totalmente louca? Apresento-lhes Hetalia onde os países são os próprios protagonistas!

Na obra de Hidekaz Himaruya, você acompanha os países em sua forma humana pelos diversos acontecimentos da Segunda Guerra pelos olhos (literalmente) dos países do Eixo: Japão, Alemanha e Itália. Mais tarde se expandindo para a história antiga, a primeira guerra e outros embates envolvendo principalmente a Europa. Deixando de lado a comédia e loucuras, a história se baseia bem fielmente em fatos reais.

Hetalia Axis Powers tem 6 volumes dos quais 5 já foram publicados pela editora NewPOP. Outro ponto a se destacar é o fato de ser um dos único Yonkomas (tirinha japonesa) já lançado no Brasil.


19451945

Para finalizar, uma história centrada na Alemanha. A obra pode ser resumida como uma história de amor entre uma moça que luta pacificamente contra o regime nazista e um soldado que detesta os judeus.

Nesta obra de Keiko Ichiguchi vemos, tal qual em Gen, o governo manipulando a população fazendo com que os poucos que discordam dele serem julgados pelas pessoas e pelo regime. O mangá retrata bem uma época em que você podia ser preso mesmo sem ter feito nada, somente por seu judeu ou simpatizar com eles…

Volume único lançado em 2007 pela NewPOP em formato diferenciado, foi prometido uma republicação em 2016, ainda sem mais detalhes.


adolf 01Adolf

E se o assunto é Alemanha Nazista, temos que encerrar com Adolf, de Osamu Tezuka. A série acompanha o repórter Sohei Toge que vai a Berlim acompanhar as Olimpíadas e descobre que seu irmão, que lá estudava, foi assassinado. Em busca de respostas a série começa a girar em torno de três Adolfs muito diferentes: Adolf Kamil, um judeu que mora no Japão; Adolf Kaufmann, seu amigo e descendente de japonês e alemão; e Adolf Hitler, o Führer alemão.

Essa série tem ao todo 5 volumes que foram lançado entre 2006 e 2007 no Brasil pela editora Conrad em formato diferenciado.


E você leitor, já leu todos? Que outras obras envolvendo a Segunda Guerra você conhece e sugeriria? 🙂

Anúncios

3 thoughts on “BBM Lista: 8 mangás para conhecer a Segunda Guerra Mundial”

  1. Ótima lista!
    Da lista tenho Gen e Hiroshima. Realmente é impressionante como a Konno conseguiu passar o drama de uma vítima da bomba mesmo tendo um traço tão delicado.
    Se um dia a NewPOP relançar, tbm pego 1945.

    Curtir

  2. Pô, aumentou mais ainda a minha vontade de Adquirir Hetalia Axis Powers e 1945. Os outros mangás citados na lista valem uma conferida, também. Excelente lista.

    Curtir

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s