Listas

BBM Lista: Os melhores mangás “desconhecidos” de 2015

fim-de-verao-resenhaE não é que esse título surpreendeu?

De vez  em sempre, em meio aos títulos mais famosos e pedidos pelas pessoas, costuma chegar um mangá desconhecido que despretensiosamente acaba sendo melhor que muito mangá famosão por aí….

Tendo em vista esse cenário, viemos hoje listar o que consideramos como os cinco melhores mangás desconhecidos lançados no Brasil em 2015. Entendemos por mangá desconhecido aquele título bem menos famoso e que somente uma pequena parcela das pessoas conhecia. Um ou outro talvez seja polêmico dizer que era desconhecido, mas em nosso entender era um título um tanto quanto menos pedido e comentado.

Vamos lá?

***


 

zero eterno 02

 5. Zero Eterno

Mangás com temática histórica são bem restritos no país e quando um aparece logo chama a curiosidade. O caso de Zero eterno não foi diferente e apreciar a obra acabou sendo inevitável.

Trata-se de um mangá incrível que fala brilhantemente sobre os conflitos existenciais/pessoais durante a segunda guerra mundial dos pilotos kamikazes. Zero eterno é uma obra muito boa para fazer refletir e pensar.


planetes 04

4. Planetes

Antes de Vinland Saga ter sido publicado por aqui, Makoto Yukimura só era conhecido por uma minoria de pessoas, mas agora ele já é considerado como um excelente autor e que sabe fazer histórias. A vinda de Planetes agradou aos seus fãs e serviu também para que outras pessoas também passassem a conhecer a sua obra.

A narrativa sobre os “lixeiros” espaciais foi apresentada de uma forma brilhante e, ao contrário do que se possa pensar, não é tanto focada na questão espacial. Aliada a uma edição belíssima feita pela Panini, o título foi, sim, um dos melhores de 2015. Em breve devemos ter uma resenha por aqui, fiquem de olho^^.


fim de verão

3. Fim de verão

Um mangá não precisa ter mais de um volume para demonstrar seu valor. Fim de verão, de Mohiro Kitoh, é uma coletânea de pequenas histórias com o conhecido estilo do autor, com narrativas um tanto quanto melancólicas e tristes.

Fim de verão é um mangá que pouca gente leu, mas que é de longe uma das melhores histórias lançadas no país, ano passado.


Limit 05 Capa.indd

2. Limit

Foi difícil escolher entre Limit e Vitamin. Os dois mangás possuem histórias densas e impactantes e ambas as narrativas nos fazem ficar tensos e refletir sobre a sociedade e o comportamento das pessoas.

Escolhemos Limit porque Vitamin era um pouco mais conhecido, mas tanto um quanto outro são narrativas brilhantes e que deveriam ser lidas por todas as pessoas. Infelizmente o final de Limit é um tanto quanto convencional, mas isso não tira o mérito de uma narrativa interessante.


5 cm por segundo 02

1. cinco centímetros por segundo

Polêmico. É difícil dizer que esse era um mangá desconhecido, mas a verdade é que a maioria das pessoas só conhecia o filme de Makoto Shinkai e nutriam muito medo pela adaptação em mangá. Com tantos títulos adaptados que acabam sendo um verdadeiro terror, 5 cm por segundo parecia ser só mais um deles.

Mas a preocupação foi embora logo no primeiro volume. O título era incrível e conseguia superar, e muito, a qualidade do filme. Por essas e por outras, 5 centímetros por segundo merece ser o melhor mangá desconhecido lançado no Brasil em 2015.


***

BBM

Anúncios

11 thoughts on “BBM Lista: Os melhores mangás “desconhecidos” de 2015”

  1. Comprei 4 deles já, e Fim do Verão está na lista de próximas compras. Concordo com você nessa lista, todos estão atualmente na minha lista de recomendação e foram facilmente minhas melhores leituras nos últimos tempos, principalmente Limit e 5Cm/S.

    Curtir

  2. Dos 4 tenho somente Planetes, mas Zero Eterno e 5cm estão na minha lista de próximas compras. Só não peguei os dois esse mês porque não tinha espaço no orçamento, mas com o AF agora é bem provável que esteja mais barato então é mais tranquilo de comprar.

    Curtir

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s