Matérias

Por que a JBC não lançou Mirai Nikki Redial e Another 0?

Diário do futuroLimitações…

A editora JBC possui uma fama entre alguns consumidores de mangás de não lançar continuações ou spin-offs de suas obras. E, realmente, há algumas obras publicadas pela empresa que possuem uma grande franquia e ela não trouxe nenhum, por um motivo ou outro, como os inúmeros mangás de Fairy Tail.

Isso não quer dizer que a editora não trará o restante das obras desta ou daquela franquia, afinal basta ver alguns exemplos para notar que a editora trouxe tudo e mais um pouco de uma certa obra, como Rurouni Kenshin ou Death Note. Porém, algumas vezes a editora não traz um certo título unicamente porque não foi possível, por alguma restrição de licenciamento ou licenciamento difícil e burocrático. Esse é o caso de Mirai Nikki Redial e Another 0, obras de volume único das franquias Diário do futuro e Another e que não foram publicadas em nosso país.

Muitos fãs queriam que a JBC publicasse esses dois títulos, mas a editora não conseguiu trazer. Perguntada várias vezes por leitores em suas páginas nas redes sociais, e em eventos a empresa informou que conseguir esses títulos era difícil, pois ambos foram publicados no Japão juntamente com brindes (DVDs se não me engano) e, por isso, havia muita burocracia envolvida e se fosse possível lançar possivelmente teria que ser junto com o brinde. Convenhamos, inviável para o Brasil.

Mas isso não aconteceu somente no Brasil. Pesquisamos alguns países com grandes mercados como França e Itália e realmente nenhum deles lançou Mirai Nikki Redial, nem o Another 0.

Então é isso. Se você não sabia o motivo de a JBC não ter trazido esses dois mangás que completariam a coleção de Diário do futuro e Another agora você sabe o motivo. Para conseguir eles só importando o original japonês.

***

BBM

Anúncios

12 thoughts on “Por que a JBC não lançou Mirai Nikki Redial e Another 0?”

      1. Freezing já foi confirmado que vende muito mal. Esqueça qualquer continuação.

        E não se divulga vendas específicas em lugar nenhum no mundo, isso é informação privilegiada. 🙂

        Curtido por 1 pessoa

  1. É uma pena pois ambos são mangás muito bons! Mas também acho que no Brasil talvez não seja tão viável um mangá com brinde, muita gente ainda prioriza a pirataria. Sei que muitas vezes não tem jeito afinal muitos títulos não foram publicados aqui, mas acho importante a compra dos mangás e desse tipo de produto para mostrar que o Brasil também compra esse tipo de conteúdo.
    https://somaisumaleatorio.wordpress.com/

    Curtir

    1. Não é uma questão de aceitar pagar a mais pelo brinde, é o preço de tradução. Os DVDs são OVAs, só traduzir e legendar já custa caro, o preço de produzir os DVDs, as capas e envelopes, é bastante coisa que ultrapassa o mangá.

      No Japão essas coisas são produzidas pelas mesmas empresas que fazem os animes, geralmente usando coisas que foram deixadas de lado, mesmo que totalmente original, fazer mais um episódio não é tão caro quanto fazer tudo do zero. O preço de se fazer isso não vai para as alturas.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Fui pesquisar na Amazon JP por 未来日記リダイヤル e estava custando 8640 yens, considerando que o mangá custa 400 yens, seria o mesmo que custar no Brasil cerca de 200 reais.

        Curtir

        1. Não dá para comparar valores crus, 10 mil ienes não é tanto assim para um povo que ganha em média 300 mil.

          É bem diferente de 200 para um povo que mal chega em 1.500 reais.

          Curtir

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s