Especial

Bday: Yoshihiro Togashi

hunter

Autor faz 50 anos!

Hoje, dia 27 de abril, um dos autores mais polêmicos do mundo dos mangá faz aniversário e completa 50 anos: Yoshihiro Togashi.

iskscR2t_400x400Nascido em 1966, Togashi criou durante sua longa carreira duas séries muito famosas: Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter. Também é amplamente reconhecido por ser o marido de Naoko Takeuchi, a famosa criadora de Sailor Moon, com quem tem 2 filhos.

Após a fama que adquiriu de seus grandes títulos, Togashi passou a ser muito criticado pela qualidade cada vez mais duvidosa de seu traço e falta de comprometimento, “preguiça”, com os lançamentos de Hunter x Hunter. Criando uma situação desconfortável para os fãs, que se veem divididos entre o respeito e amor pelas suas criações e a raiva e frustração causadas pela sua atitude.

Apesar de tudo, Hunter x Hunter vende e muitíssimo bem no Japão até hoje: o número de vendas de seus tomos é espetacular, seu último volume vendeu aproximadamente 1 milhão de exemplares. Para meios de comparação, é um pouco menos do que o atual sucesso Shingeki no Kyojin (Ataque dos Titãs) arrecada atualmente.

Para comemorar o aniversário dessa figura problemática, mas talentosa, trazemos aqui a lista de suas obras que foram trazidas ao Brasil:


yuyu hakusho 16Yu Yu Hakusho

Lançado em 1990 na Shounen Jump, Yu Yu Hakusho foi um enorme sucesso, sendo finalizado com 19 volumes. Foi premiado em 1994 pelo Shogakukan Manga Award na categoria Shounen.

No Brasil foi lançado primeiramente em formato meio-tankoubon pela JBC entre 2002 e 2005, ao todo 38 volumes. No final de 2014 a editora voltou a lançar o título em versão tankoubon, com 19 volumes, tendo completado a coleção neste mês.

E não há como falar dessa obra, sem comentar sobre o anime de 112 episódios exibido no Brasil nos anos 90 e sua saudosa dublagem. Aqueles que acompanharam na TV brasileira as aventuras do arruaceiro que “não foi para o outro mundo por querer”, ou que intimidava seus inimigos com a clássica frase “você é grande, mas não é dois, eu sou pequeno, mas não sou metade” com certeza nutrem um grande carinho pela obra e pelo seu tratamento em nosso mercado. Para os que ainda não conhecem, leiam ou vejam. É um clássico dos animes e mangás no Brasil e possui uma história que, apesar de datada possui a genialidade de Yoshihiro Togashi.


ShowImage

Hunter x Hunter

Uma das séries mais polêmicas do Japão, mas não por seu conteúdo, e sim pela quantidade de paradas que o autor toma. Começou a ser publicado em 1998 na Shounen Jump e bem recentemente começou a ser serializado novamente. O volume 33, o mais recente, está programado para ser lançado em junho no Japão.

No Brasil, Hunter x Hunter começou a ser publicado pela editora JBC em 2008, desde então a editora vem lançando logo após o Japão, todos os 32 anteriores já foram impressos.

A história do jovem e carismático Gon te apresenta ao mundo dos Hunters, que são aventureiros de todos os tipos. Em pouco tempo você se encaixa na obra, como se a conhecesse há anos, tal o competente desenvolvimento do autor para definir os limites e conceitos do mundo. O leitor consegue conferir de forma palpável o crescimento do protagonista e como ele desenvolve suas habilidades. Ingênuo, ele se encanta e se surpreende com o mundo extremamente rico que é apresentado. Seus laços, seus objetivos e sua própria vontade garantem o prosseguimento da história.

Tudo se desenrola de uma forma divertida e interessante, é impossível não se interessar pelo que é apresentado, visto que sempre se abre uma nova porta que torna toda sua visão anterior obsoleta. Os personagens secundários são praticamente tão carismáticos quanto o principal e agem de acordo, sem se ater aos desejos do protagonista, não tornando assim a história unilateral, e sim com vários eventos que se interligam. Podemos dizer que é a melhor obra de Yoshihiro Togashi, apesar dos pesares.


Level E 01

Level E

Com apenas 3 volumes, Level E foi também publicado na Shounen Jump por volta de 1995 no Japão. Embora não tenha sido um grande sucesso, chegou a ser adaptado para anime.

No Brasil a série chegou em 2013 e foi rapidamente concluído com 3 volumes pela editora JBC.

Em Level E, o autor nos introduz a uma Terra povoada por aliens, mas tudo isso é mantido em segredo e os humanos se mantêm ignorantes da invasão. Com elementos de terror e muita comédia, Level E apresenta um traço muito mais realista que seus outros trabalhos, apresentando um lado diferente de Togashi.


Além das obras aqui citadas, o autor também lançou as obras “Ookami Nante Kowakunai!!”, uma coleção de histórias de volume único e “Ten de Shouwaru Cupid”, com 4 volumes em 1989.

BBM

Anúncios

2 thoughts on “Bday: Yoshihiro Togashi”

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s