Notícias Internacionais

NI 14. Unificação da Kadokawa e suas subsidiárias

kadoanimemxO nascimento de um gigante…

Talvez seja informação nova para muito leitores, mas em outubro de 2013 aconteceu uma fusão de empresas muito, muito importante no mundo dos mangás. A editora até então Kadokawa Shoten se fundiu a várias outras empresas criando a Kadokawa Corporation, entre elas as editoras de mangá e light novels: ASCII Media Works, Enterbrain, Fujimi Shobo e Media Factory. Embora agora unidas, as editoras continuaram a negociar e lançar seus títulos como se nada houvesse acontecido.

https://i0.wp.com/images.sgcafe.net/2014/05/brand-company.png

Um ano depois, em outubro de 2014, o grupo Kadokawa se fundiu com mais uma gigante japonesa de telecomunicações, a Dwango, formando a Kadokawa Dwango Corporation.

Após tanto fusão, não é de se surpreender que nenhuma mudança tenha acontecido, é necessário tempo para organizar tudo, logo as editoras continuaram seus negócios como se nada tivesse acontecido. Mas, agora, um pouco mais de um ano depois da última fusão a subsidiária Kadokawa Corporation finalmente começou o processo de unificação de todas as editoras.

Inclusive, desde o dia primeiro de janeiro todas as novas licenças de qualquer obras das editoras subsidiárias seguem o mesmo padrão de contrato. O que por si só já é um impacto para as nossas editoras de mangá.

***

O processo de unificação mal começou, na verdade, começou por dentro e até o momento é muito difícil de perceber. Entretanto, nos próximos meses devemos começar a testemunhar uma unificação de fato, com a possível extinção das empresas que conhecemos sob um único nome.

E o que isso impactaria no mundo dos mangás e light novels? Sozinhas essas empresas não são lá grande coisas, elas têm seus hits e obras populares, mas não chegam aos pés das titânicas Shueisha e Kodansha. Agora, unidas…

É difícil de saber qual o plano final da Kadokawa, mas é muito possível que vejamos revistas novas sendo criadas, revistas sendo extintas, novos selos e marcas etc. Imagine todos os sucessos isolados de cada uma em uma única revista daquela demografia.

Em abril do ano passado já havia sido divulgado a dissolução da Kadokawa Shoten e Fujimi Shobo e a criação do departamento Enterbrain e ASCII Media Works. Mas a organização final ainda é um mistério e muito pouco foi informado, muito provável que a Enterbrain fique responsável pelos mangás e a ASCII Media Works assuma as Light Novels. Só nos resta aguardar e observar enquanto a unificação ocorre e quais as consequências da mesma.

***

Mas uma coisa é certa, uma Kadokawa unificada (no caso em dois departamentos) será tão forte quanto a Shueisha e Kodansha, especialmente no quesito light novels. Para você ter uma ideia, o grupo junto controla cerca de 70-80% do mercado de LN, imagine a força de uma editora unificada de light novels?

Mesmo se não houver nenhuma mudança nas publicações e revistas, ainda assim uma terceira editora titânica só pode beneficiar a indústria de mangás, sem falar no imenso poder de uma editora de light novels desse tamanho.

Anúncios

7 thoughts on “NI 14. Unificação da Kadokawa e suas subsidiárias”

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s