Retrospectiva 2015 – Outras editoras

 

retrospectivaConrad, Abril, Astral e outras empresas também lançaram mangás…

Ainda hoje muita gente acha que no Brasil só existem duas editoras de mangás, a JBC e a Panini. Outras pessoas sabem que existe a Newpop e a recente Nova Sampa e uma minoria sabe que existe um mundo fora das “”””””quatro grandes””””””.

Em 2015, nós tivemos um bom número de editoras publicando mangás, algumas continuamente, outras de maneira esporádica ou isolada. Foi um ano interessante em que tivemos variedade e diversidade fora do mundo das editoras convencionais. Ainda estamos em um estágio do mercado muito prematuro em comparação com países mais desenvolvidos, porém neste ano tivemos títulos infantis, hentais, biografias, adaptações literárias e até mangás franceses por essas editoras menores. Será que isso significa um crescimento em nosso mercado e que devemos esperar um 2016 melhor ainda? É esperar para ver…

Por agora vamos relembrar cada uma dessas editoras e o que elas publicaram?

***


1 – Conrad

Não poderíamos deixar de começar pela Conrad. Outrora pioneira do mercado de mangás no Brasil, a Conrad hoje é apenas o selo de quadrinhos do grupo Ibep e praticamente não investe e nem investirá mais em mangás.

Em 2015, após mais de 11 anos de publicação, a Conrad concluiu a publicação de Cavaleiros do Zodíaco – episódio G. O 20º e último volume do mangá foi publicado no mês de março.  Além dele, a editora publicou dois volumes de Gen, pés descalços. O número 8 foi lançado em julho, e o 9 em outubro. Com isso falta apenas um volume para a conclusão da série por aqui.

O que será da Conrad após isso? Não voltará mesmo a publicar mangás? Provavelmente, não. A editora até deu esperanças de licenciar o mangá CDZ episódio G nº 0, ao responder afirmativamente uma mensagem de um leitor na rede social facebook. Deu novas esperanças em uma entrevistas feita para o Crunchyroll, mas as esperanças quase desapareceram quando foi dada uma declaração à folha de São Paulo. Então o máximo que podemos esperar é que a editora conclua Gen. Se lançarem algum outro mangá será lucro…

cavaleiros episodio g 20 gen, pes descalços 08 Gen 09 bGen 09 b

2 – L&PM

A maior editora de livros de bolso no Brasil, a gaúcha L&PM publicou três mangás em 2015: as adaptações de Os irmãos Karamazov e Em busca do tempo do perdido, e o mangá Fim de verão, de Mohiro Kitoh, todos eles de volume único.

A editora continuará a publicar mangás em 2016? Provavelmente. A editora ainda tem anunciado e não publicado o mangá Not Simple, além de continuar a lançar mangás adaptados de clássicos literários. Contudo, o que mais esperamos da editora em 2016 é a prometida reimpressão de Solanin. Será que a editora fará isso, mesmo?

irmaos karamazov em busca do tempo perdido fim de verão

3 – TAMBOR

A editora Tambor, em parceria com a Edicase, lançou dois mangás este ano: as biografias do 14 th Dalai Lama e Gandhi. Ambas as obras são de volume único e foram publicadas no mês de maio. Posteriormente, a editora lançou esses dois títulos em formato digital e podem ser adquiridos na Amazon.

dalai_capa_divulga_o_baixa gandhi_capa_divulga_o_baixa

4 – ASTRAL COMICS

A editora Alto Astral começou a entrar no mercado de mangás em 2014, especialmente com hentai e mangás franceses. E em 2015, a editora continuou nessa onda e publicou várias obras nesse nicho de mercado. Foram 3 mangás franceses – Vairocana (3 volumes), BB Project (5 volumes) e Tengu do(3 volumes) – e 3 hentais – O nosso segredo, À flor da pele e Lindas Meninas – todos de volume único.

A empresa publicou esses mangás ininterruptamente de janeiro a outubro e, ao que parece, deve continuar a investir nesse ramo nos próximos anos. Um tempo atrás, a editora contactou a loja online Universo Lúmina para que esta perguntasse a seus consumidores quais mangás eles gostariam que fossem publicados pela astral. Resta esperar e ver o que a editora consegue trazer para o país…

vairocana 01 vairocana 02 vairocana03_astralSM
O nosso segredo AFLOR-DAPELE-197x300 Lindas meninas
Tengu-Do O demônio Volume 1 tengu-do 02 tengu do 03
bb project 01 bb project 02 bb project 03
bb project 04 bb project 05

5 – ABRIL

De todas as editoras “menores”, a editora Abril foi a mais pro-ativa, com nada mais, nada menos do que 12 lançamentos, todos eles de mangás disney. A editora publicou Operação Big Hero (2 volumes), A princesa Kilala (5 volumes), Alice no país das maravilhas (2 volumes) e os mangás de volume único O estranho mundo de jack, O roubo da coroa das fadas, Wall-e, Stitch: bem vindo à ilha Izayoi, Miriya & Marie, Procurando Nemo, Monstros S.A, O secredo de Tinker Bell e Stitch no Japão.

Além desses títulos, a editora também publicou volumes de Kingdom Hearts II e Kingdom Hearts: 358/2 days.

A editora continuará a publicar mangás em 2016. Pelo menos alguns, sim. Já estão definidos os mangás da franquia Star Wars e as adaptações de Piratas do caribe e Toy Story.

a princesa kilala 01 Kilala 02 princesakilala03_abrilSM
kilala 04 kilala 05 o estranho mundo de jack
operação big hero 01 operação big hero 02 o roubo da coroa das fadas
alice 01 alice no país das maravilhas 02 O segredo de tinker bell
kh 02 08 Kingdom hearts II 09 monstros sa
khd04 kh 05 stitch
procurando nemo miria Stitch no Japão
walle

 


6 – Novatec

Sempre dizemos: nem só de entretenimento vivem os quadrinhos japoneses. Há mangás para estudar também e este ano a editora Novatec publicou mais o Guia Mangá Números Complexos. Em 2016, a editora deve publicar outras obras da série Guia Mangá.

 Números complexos

***

Essa foi a nossa retrospectiva 2015 sobre as “editoras menores”. A última retrospectiva de 2015^^. Se você desconhecia todo esse mundo e se interessou por alguns desses mangás não se preocupe. à exceção dos títulos da Abril e do Episódio G, da Conrad., todos os demais são facilmente encontrados nas livrarias e lojas onlines.

BIBLIOTECA BRASILEIRA DE MANGÁS

Sobre Kyon_45

Criador do BBM. É fã de Haruhi Suzumiya e das obras do grupo CLAMP.
Esse post foi publicado em Retrospectiva e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Retrospectiva 2015 – Outras editoras

  1. Kuro disse:

    Biblioteca brasileira de mangás SAO 2 foi pras bancas com marcador

    Curtir

  2. JMB disse:

    Triste esse suposto fim da Conrad no ramo de mangás. Era uma editora que realmente prezava pela qualidade nos seus títulos.

    Curtir

    • rafaga disse:

      Amigo, tenho que discordar de vc veemente. A Conrad foi e é uma das editoras mais safadas, desrespeitosas e cretinas que tive o desprazer de acompanhar.

      Seu unico merito é ser a pioneira no mercado de mangas no Brasil e ponto! Qualidade? Traduções pessimas, coisas que eu mesmo, sabendo porra nenhuma de japones, conseguia identificar na tradução – trabalho porco, desleixado e com falta de cuidado.

      Mangas pela metade, acabamento nojento, cancelamentos completamente sem aviso, uma “puta falta de sacanagem” com os leitores. Podem tentar explicar, justificar ou o raio que for, mas a Conrad fez merda demais com os mangas no Brasil, muita merda.

      Meus mangas antigos do Slam Dunk estão todos destruídos e isso porque eu tenho um zelo enorme com eles; Nausicaa, que veio em um formato de luxo, paralisado e nenhum comunicado ou menção de retorno, inumeras paralizações de diversos titulos, péssimo atendimento online e etc e etc e etc…

      Enfim, meu odeio por essa editora é de tempos antigos. Eu torço para essa bosta falir, que não exista nenhum rastro dessa merda no mundo, que caia uma bomba de hidrogênio da Coreia neles…

      Curtir

  3. Guilherme disse:

    ESSA nova editora da conrad ou ela não sabe nada de mangá ou é burra, porque disse que as séries de mangá tem no mínimo 10 volumes.Não posso acreditar que a conrad vai deixar de publicar mangá por causa de alguém tão desinformado assim…realmente triste…

    Curtir

  4. Lucas disse:

    Minha carteira sangrou com essa suposta reimpressão de solanin ><

    Curtir

  5. Pingback: Retrospectiva 2016 – Outras editoras | Biblioteca Brasileira de Mangás

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s