Retrospectiva

Retrospectiva 2015 – Mangás da Jump no Brasil…

one pieceTivemos muitos mangás da Shonen Jump no Brasil em 2015?

Você, por acaso, se lembra quais títulos da Shonen Jump começaram a ser publicados este ano aqui em nosso país? Não? Pois viemos te lembrar isso^^. A nossa postagem de retrospectiva de hoje ( na verdade mini-retrospectiva por ser bem curta) é para falar quais mangás da maior e mais conhecida revista japonesa deram as caras no Brasil.

Em 2015, nós tivemos 4 mangás da Shonen Jump iniciando sua trajetória em terras brasileiras, porém dois deles foram relançamentos. Como sempre, apenas JBC e Panini lançaram mangás dessa revista. O motivo disso é que provavelmente a Shueisha – editora japonesa e dona da revista – só negocia com as duas, então mangás da Shonen Jump só devem sair por elas mesmo, felizmente (ou não).

Por parte da Panini tivemos apenas um “novo” mangá da shonen jump no Brasil: Naruto, em sua versão Gold, a terceira do mangá aqui no Brasil. Já comentamos por aqui, mas sucesso é assim mesmo^^.

Já por parte da JBC tivemos 3 títulos. O mais aguardado e comemorado foi sem dúvidas To love-Ru, título que começou a sair em novembro pelo selo Ink Comics. A obra – completa em 18 volumes – era uma das mais pedidas pelos fãs de ecchi no país e sua vinda não poderia deixar de ser comemorada. Mas nem só de medalhões a editora viveu. Ela publicou o relançamento de A Sakabatou de Yahiko (é nossa quarta postagem de retrospectiva, e é a terceira que citamos esse mangá) – publicado no mesmo mês da visita do autor no Brasil – e o inédito Enigma, mangá de 7 volumes e que teve vida curta no Japão, injustamente segundo algumas pessoas.

***

Tão lançando pouco mangá da Jump, no Brasil?

Lógico que não, amigo. O que não falta no Brasil é mangá da Shonen Jump. Podemos até dizer é que tem mangá demais dela por aqui. A Panini continua repleta de mangás da revista em seu catálogo e a JBC também continua a publicar alguns, de forma mais tímida. Os poucos lançamentos acontecem porque não há tanto espaço na grade das editoras para colocar muitos novos mangás dessa revista e, para não saturar demais as bancas, é necessário esperar um pouco, até alguns títulos serem concluídos ou encostarem na publicação japonesa.

Não é algo exclusivo de 2015. Em 2014, apenas foram lançados 3 títulos: Yuyu Hakusho, Kuroko no basket e Assassination Classroom; e em 2013, 4: Level E, Death Note, Toriko e Reborn. É uma média que vem se mantendo, mas em 2016 ou 2017 devemos ter mais, pois títulos entrarão em hiato ou terminarão e precisarão ser substituídos… Então, amigos, podem esperar que logo teremos aqueles (aqueles mesmos) títulos da Jump que todos nós desejamos…

***

Essa foi a nossa mini-retrospectiva de hoje. Aguardem que ainda tem mais retrospectiva para vir ainda este ano^^.

BIBLIOTECA BRASILEIRA DE MANGÁS

Anúncios

1 thought on “Retrospectiva 2015 – Mangás da Jump no Brasil…”

  1. Fico com preguiça de comentar as suas postagens, mas tenho que pelo menos lhe dar os parabéns pelo seu blog que estou gostando muito. Sempre venho aqui para olhar e me atentar as novidades. Tenho um blog, queria ter feito um igual que você faz, mas não tive esta brilhante ideia! Continue assim! =D

    Curtido por 1 pessoa

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s