Retrospectiva

Retrospectiva 2015 – Ano de Spin-offs e outros extras

madoka-01Nem tudo Madoka…

E 2015 não foi só ano de relançamentos ou de shoujos, também foi ano de spin-offs e databooks, com títulos sendo publicados por três editoras diferentes, JBC, Panini e Newpop!

Não fizemos um levantamento para saber exatamente se este foi o ano com mais lançamento de spin-offs (estamos preparando uma postagem para reunir todos os que já foram lançados no país, mas infelizmente ainda não ficou pronta), porém o número de lançamentos nos faz dizer que foi um bom ano para os que gostam das histórias extras. Pelo menos para os fãs de certas franquias…

***


 NewPop_Editora_logo

Pela editora Newpop nós tivemos três spin-offs, os três derivados da série Madoka. Tivemos o divertido e interessante Puella Magi Madoka Magica: The different story, série concluída em 3 volumes, que conta com Mami Tomoe como protagonista, uma prato cheio para os fãs.

Outro título lançado foi Puella Magi Kazumi Mágica, ainda em publicação. A série conta com 5 volumes, mas até o momento apenas o primeiro foi lançado, devido a entraves com a aprovação de capa. Também tivemos Puella Magi Oriko Mágica: outra história, mangá de volume único e que, na verdade, é um spin-off de outro spin-off de Madoka^^.

Para 2016 já temos anunciados pela editora mais três spin-off da franquia Madoka (Homura Revenge; Suzune Mágica; e Rebellion), além de mais um título da franquia Corpse Party (Another Child). Muita coisa, não é mesmo?


jbc 20 anos

Pela JBC nós tivemos quatro títulos: A sakabatou de Yahiko (que já falamos na retrospectiva de relançamentos) que é uma side story de Rurouni Kenshin; Sailor Moon Short Stories e Sailor V, side story e prequel de Sailor Moon respectivamente; além de O outro cão que guarda as estrelas, que também pode ser considerado um spin-off.  Todos títulos curtos… Fora isso, a editora ainda concluiu Soul Eater Not! Totalizando 5 obras extras durante o ano. Vale lembrar ainda que, durante o ano, a editora reimprimiu o databook de Samurai X, o Kenshin Kaden.

Para 2016, a editora já anunciou mais uma obra do samurai, a história alternativa, Rurouni Kenshin: tokuhistuban. Os fãs agradecem…


Panini_planet manga

Já pela Panini tivemos quatro spin-offs e 3 databooks. O primeiro spin-off foi Highschool of the head, série derivada de Highschool of the dead. Depois tivemos Ataque dos titãs: Sem arrependimentos, concluído em 2 volumes, e Ataque dos titãs: Antes da queda, ainda em publicação, ambos derivados da obra de Hajime Isayama. Por fim tivemos, Sword Art Online – Fairy Dance, a sequência da primeira série lançada pela Panini ano passado.

Fora os spin-offs, tivemos pela Panini 3 databooks publicados, um de Naruto e dois de One Piece. O de Naruto foi O livro secreto da batalha e de One Piece foram Blue e Yellow, este último agora de dezembro.

Para 2016, não há nenhum spin-off ou databook anunciado, mas a editora deverá concluir SAO Fairy Dance e concluir ou alcançar a publicação japonesa de Ataque dos titãs: Antes da queda.


***

Esses foram os spin-offs e outros extras lançados este ano. Vale lembrar ainda o caso da novel Fate Zero (Newpop) e do mangá Fate Stay Night (Panini). Embora, em teoria, um seja prequel do outro não consideramos que eles podem ser totalmente enquadrados como spin-off um do outro, entre outros motivos por serem mídias diferentes e derivados de uma outra mídia ainda.

Texto atualizado em 30/12/2015. 

BIBLIOTECA BRASILEIRA DE MANGÁS

Anúncios

6 thoughts on “Retrospectiva 2015 – Ano de Spin-offs e outros extras”

  1. Kyon_45, vc viu o bafafá que tá rolando com o cara que tá imprimindo scans e vendendo fisicamente? Berrando com essa (e o pior é que a qualidade física dos mangás parece melhor que a da Panini ou JBC pelo mesmo preço praticado lol). Faz post por favor! #treta
    Desses aí comprei as Madokas e Yahiko (dá raiva só de lembrar que fui otário o bastante pra comprar)

    Curtir

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s