Opinião

Mangás e Light novels que queremos comprar no Brasil

1Pequenos comentários sobre a enquete do Gyabbo…

Um tempo atrás o blog Gyabbo iniciou uma pesquisa para saber quais mangás gostaríamos de comprar no Brasil. Na época podíamos escolher livremente alguns títulos e os mais citados posteriormente seriam reunidos para podermos votar novamente.

Essa primeira fase passou e, desde ontem, está no ar essa segunda fase da enquete. Nela devemos votar em ATÉ 3  mangás e em ATÉ 3 light novels que se viessem para o Brasil iríamos comprar com toda a certeza. O Gyabbo selecionou os 50 mangás mais votados e as 10 primeiras novels para a essa etapa de votação. A ideia é que os mais votados nessa enquete sejam enviados para as editoras saberem quais os títulos mais populares entre os consumidores e que ainda não vieram ao país. Caso você ainda não tenha votado basta clicar aqui.

Mas vamos dar uma olhada nesses títulos mais votados na primeira fase e ver se eles representam bem os desejos das pessoas? E será que esses títulos pedidos pelas pessoas têm chance de sair por aqui? Comecemos com as light novels e depois falaremos dos mangás:

***


Suzumiya-Haruhi-no-Yuutsu-Vol.-1Light novels


Sword Art Online
Suzumiya Haruhi no Yuutsu
Monogatari Series
Hataraku Maou-sama!
To Aru Majutsu no Index
Mahouka Koukou no Rettousei
High School DxD
Date a Live;
Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru
Dungeon ni Deai o Motomeru no wa Machigatte Iru Darou ka


O que pensar dessa lista?

Em certo sentido, ela representa bem o desejo das pessoas quando o assunto é Light novel. Digo “em certo sentido”, pois é nítido que faltam obras populares como Accell World, Baccano, Durarara, Toradora, Golden Time e dezenas de outras séries, mas não se pode dizer que os 10 mais votados não sejam representativos da categoria.

Contudo, tirando Sword Art Online (que é quase certo que virá), o resto é difícil imaginar vir ao país nos próximos anos. Por mais público que exista para cada série, não me parece que elas possam ser licenciadas no país, pelo menos nos próximos anos. Algumas são longas demais, outras ainda estão em andamento e, querendo ou não, só temos uma editora que está investindo em light novels (que não são volumes únicos) e não parece lógico que essa editora consiga ou queira pegar tudo.

Nesse sentido , o voto deve ser preciso. Eu diria até que você deveria votar apenas naquela que você mais quer para mostrar a essa editora o que você deseja. Está certo que essa editora já fez uma pesquisa recente própria, mas essa enquete do Gyabbo pode servir para corroborar os dados da empresa.

***


slump 01Mangás 


Dr. Slump
Slam Dunk
Full Metal Alchemist
InuYasha


Esses 4 títulos são os desejos de relançamentos e só podemos dizer que as pessoas votam muito mal^^. Não digo pelos títulos, mas sim por terem colocado FMA quando a editora já disse inúmeras vezes que irá relançar. Não consigo, contudo, estranhar isso, afinal ainda hoje há pessoas lá na página da JBC nofacebook pedindo pelo título…

Os demais mangás estão dentro do esperado, porém muita gente sentirá falta de Shaman King. Mas se os participantes da enquete não votaram tanto nele na primeira fase é um sintoma de que existem obras bem mais lembradas…


Pluto
One Punch-Man
Haikyuu!!
Prison School
Boku no Hero Academia
Medaka Box
Monster Musume No Iru Nichijou
Oyasumi Punpun
Ookami Shoujo to Kuro Ouji
Hirunaka no Ryuusei
Horimiya
Mushishi
Dengeki Daisy
Sket Dance
Junjou Romantica
Konjiki no Gash
BECK
Devilman (1972)
Yamada-kun to 7-nin no Majo
Gekkan Shoujo Nozaki-Kun
Yowamushi Pedal
Jojo’s Bizarre Adventure
Akatsuki no Yona
Owari no Seraph
Hajime no Ippo
Koe no Katachi
Love Stage
Noragami
Shigatsu wa Kimi no Uso
The World God Only Knows
Ore Monogatari
Skip Beat
Kami-sama Hajimemashita
Nisekoi
Gin no Saji
Tonari no Kaibutsu-kun
Durarara!!
Great Teacher Onizuka
Sekaiichi Hatsukoi
Shokugeki no Souma
Chihayafuru
Eyeshield 21
Hokuto no Ken
Citrus
World Trigger
Gintama


O que pensar dessa lista?

A lista de mangás representa bem – muito bem, na verdade – o desejo das pessoas que estão o tempo todo nas redes sociais. Tanto de títulos possíveis como Your Lie in April, quanto de possibilidades insanas, como Jojo Bizarre Adventure.

De nossa parte, achamos que Pluto, One Punch man, Haikyuu, Prison School e Boku no hero academia virão ao país em pouco tempo, então votar neles é perder voto. Como a ideia é mostrar às editoras o desejo dos leitores, votar em títulos que, com certeza sairão, é inútil. Outros votos vazios são em mangás longos demais e que seriam impossíveis de sair no país, como Gintama e Hajime no ippo.

De resto, qualquer título de até uns 30 volumes é “votável” e possível de sair no país facilmente, mesmo obras um pouco mais datadas, principalmente agora que mais de uma editora possui formato “big”.


***

Essa foi nossa opinião. Tem muito de achismo nela, mas tem muito de “experiência” (isto é, olhamos o histórico passado de publicação das editoras^^). E você, leitor, o que achou das listas? Elas representam bem o desejo das pessoas?

Se você ainda não votou na enquete do Gyabbo? Vote agora clicando aqui.

BIBLIOTECA BRASILEIRA DE MANGÁS

Anúncios

9 comentários em “Mangás e Light novels que queremos comprar no Brasil”

  1. Gostei da análise, muito boa. Só me irrita o fato de você falar que traço e história de mangá são datados, Kyon! Fala sério! Mangá (independente de traço e de história) não é comida, ou seja, não é algo perecível para ter prazo de validade. Por favor, Kyon, pare de espalhar, difundir e divulgar esse conceito que não faz nenhum sentido de ser e nem de existir! Acreditar nisso é preconceito, o que inviabilizam obras (mesmo as que tem pouquíssimos volumes!) a virem para cá, por causa dessa besteira que inventaram! Isso mais atrapalha do que ajuda determinados mangás mais antigos a virem para cá em relação aos mais recentes. Então pare já! Pare agora com isso! Não dê motivo para as pessoas acreditarem em algo infundado.

    Curtir

  2. Tenho quase certeza que FMA será relançado em 2016, depois que a JBC terminar de republicar YuYu. Já no caso de Inuyasha eu acho quase impossível, pois tem muitos volumes. One Punch-Man é quase certo que virá pela Panini em 2016, e Prison School tem a cara da JBC.

    Curtir

  3. Poxa, Kyon… HAHA A análise foi muito boa, eu também ODIEI as pessoas jogando voto fora com mangás que já terão vinda certa ao Brasil ou impossíveis de sair, fiquei chateado por Innocent não ter ido pra segunda fase ):
    Só que você incluiu “Gintama” nos mangás impossíveis de vir ao Brasil, só que, deixando bem claro, a própria Panini já postou em seu twitter e também a própria Beth já falou que, se Arakawa Under the Bridge tiver vendas boas, eles pretendem sim lançar Gintama. Então a vinda de Gintama ao Brasil depende unicamente das vendas de Arakawa. ^^

    Curtir

  4. Só fico puto com esse Durarara em mangás. Chega a ser heresia. Votaria com facilidade nele se colocassem no lugar certo. Mas como não colocaram, queimei meu voto com a LN de SAO mesmo. Os outros dois são segredo -q. Quem sabe ano que vem eles aprenderem?

    Curtir

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s