Guias

Databooks já lançados no Brasil

guiaAinda temos poucos guias no Brasil…

No Japão, é muito comum que após – ou mesmo durante – a publicação de um mangá de sucesso sejam lançados pequenas enciclopédias que explicitam detalhes das obras, falando dos personagens, contendo entrevistas com os autores, entre outras coisas. São os conhecidos databooks.

Muitas pessoas dizem que esses livros são apenas caça-níquéis e não apresentam nada que mereça a compra. Outras pessoas dizem que isso é realmente verdade, mas acrescentam que algumas obras necessitam de um databook para explicitar melhor ao fã, certos detalhes das obras.

Independente de ser caça-níquel ou não, algumas pessoas (mesmo que poucas) pedem por essas enciclopédias também no Brasil e, infelizmente, não é comum a sua publicação por aqui. O motivo disso é difícil saber. Talvez não existam colecionadores interessados o suficiente, ou talvez as editoras não desejem arriscar nesse tipo de obra. Tudo é talvez, não temos certeza de nada sobre essa questão.

Apesar disso, os fãs brasileiros de certas obras privilegiadas (leia-se: sucesso absoluto de vendas) acabam, de tempos em tempos, agraciados com a publicação de um databook, mas isso é tão raro que nem podemos sonhar com guias de outras obras. Abaixo você confere a lista:

***


2004

 


kenshin-kadenKenshin Kaden (1 volume)

Publicado pela JBC no longínquo ano de 2004, Kenshin Kaden vinha para coroar o sucesso que Samurai X havia feito. A obra foi reimpressa pela editora JBC em 2015 e seu preço de capa é R$ 49,90.

Descrição: Kenshin KADEN é a obra definitiva sobre Samurai X. Uma verdadeira enciclopédia que desvenda todos os segredos de um dos mangás de maior sucesso do mundo. Kenshin KADEN reúne, pela primeira vez, fichas oficiais dos personagens, registro de batalhas, detalhes sobre técnicas de lutas e entrevistas exclusivas com Nobuhiro Watsuki, o autor de Samurai X. Os livros contém ilustrações originais publicadas na Shonen Jump. Além disso, tem ainda uma história inédita, que revela o que aconteceu com Kenshin, Kaoru, Yahiko, Sanosuke, Megumi, Aoshi, Misao e Saitou. Kenshin KADEN é leitura obrigatória para quem se interessa pelo Japão da Era Meiji e seus fascinantes samurais.

Onde Comprar: Amazon


enciclopedia cdzCavaleiros do zodíaco – Enciclopédia (1 volume)

A editora Conrad soube explorar ao máximo o sucesso Cavaleiros do Zodíaco e  trouxe ao país a enciclopédia CDZ. O título foi publicado originalmente em 2004 e hoje é uma raridade entre os fãs….

Descrição: Uma edição histórica com todas as informações sobre a série mais cultuada de todos os tempos. Nesta edição de capa dura com tiragem limitada, os fãs descobrirão segredos que jamais foram revelados pelo mestre Masami Kurumada. Tudo o que foi mostrado nos mangás, no desenho animado e nos romances Gigantomachia.

2005


enciclopedia dbzDragon Ball Z – enciclopédia (1 volume)

Nem só de Cavaleiros do Zodíaco viveu a Conrad. Outro grande sucesso foi Dragon Ball e a editora trouxe, a enciclopédia do animê.

Descrição: A partir de agora, você vai recordar a evolução daquele que salvou a Terra e todas as galáxias do universo inúmeras vezes, o superguerreiro Son Goku! Inclusive, poderá conhecer todas as suas habilidades e rever as cenas das melhores batalhas já travadas! Neste livro, você encontra tudo sobre o lendário guerreiro Son Goku.

2007


Love hina infinityLove Hina – Infinity (1 volume)

Depois de um ano sem nenhum lançamento de databook no país, a JBC quebrou o hiato deste tipo de mídia e publicou em 2007 o databook de Love Hina. O título custa R$ 19,90 e ainda se encontra disponível facilmente.

Descrição: Chega ao Brasil a versão em português de Love Hina Infinity, a mais completa enciclopédia sobre a obra-prima do autor Ken Akamatsu. Para os fãs de uma história, o final da série sempre deixa saudade. No Japão, é comum que, após o encerramento de um mangá de sucesso, seja lançado um guia com tudo sobre a obra, cheio de curiosidades, imagens inéditas e informações sobre os criadores. É o caso de Love Hina, um dos mais famosos mangás lançados no Brasil pela editora JBC. Love Hina Infinity é uma verdadeira enciclopédia das aventuras vividas por Keitarô, Naru e toda a turma da Pensão Hinata. Ao longo de suas 448 páginas são apresentadas as informações mais inusitadas sobre Love Hina – os personagens que deram vida ao mangá e até sobre o criador da série.

2008


Death note 13Death Note 13: How to read (1 volume)

Sucesso é a maior palavra que define Death Note. Uma infinidade de coisas relacionadas à série foram publicadas por aqui e uma delas foi o volume 13, o databook da série. Hoje, esse título é um dos mais raros do mercado.

Descrição:  Com uma capa sobre capa especial, uma ilustração colorida e muitas outras surpresas, este décimo terceiro volume é uma verdadeira enciclopédia do mangá e inclui biografia de personagens, resumo da linha temporal da história, entrevista com os criadores, notas e comentários de produção, extras e a história piloto da série. Basicamente, tudo o que um fã da história gostaria de saber. As biografias dos personagens são tão detalhadas (e muito bem ilustradas) que poderiam ser chamados de dossiês. E, ao contrário do que se imagina, inclui mais que somente os personagens centrais da trama: estão presentes todos os shinigamis, os policiais, os oficiais e, além de revelar o nome do misterioso detetive, ainda faz uma descrição de seus terríveis hábitos alimentares e o conteúdo de seu estômago. Takeshi Obata aparece numa das seções de entrevistas com o processo de criação de personagens e storyboard, com diversos rascunhos feitos pelo artista. Ohba conta detalhes de como criava a trama e uma entrevista conjunta detalha como foi o processo de criação da dupla. E, mesmo se alguém nunca ouviu falar do mangá, Death Note How to Read 13 oferece algo essencial: dentro desta enciclopédia há o “Mangá Piloto” feito em 2003. Uma história que introduziu o conceito da trama de uma forma meio assustadora, mas interessante e agradável.

2012


Fullmetal Alchemist – Guia Completo (3 volumes)

Depois de quatro anos sem o lançamento de nenhum databook, a JBC lançou os guias de Fullmetal Alchemist. Pela primeira vez a editora lançava um databook que não era um volume único, sendo composta por 3 tomos.

DescriçãoFullmetal Alchemist – Guia Completo revela todos os detalhes do mangá escrito e desenhado pela mangaká Hiromu Arakawa. A trama da jornada dos irmãos Edward e Alphonse Elric, a cronologia da história, um guia detalhado dos personagens e dos elementos essenciais do universo de Fullmetal Alchemist, um animado concurso de popularidade, o passo a passo da produção de uma página de mangá e uma divertida compilação de momentos cômicos dos personagens e dos bastidores da produção são alguns dos temas abordados na coleção.

2013


livro secreto do confrontoO livro secreto do confronto (1 volume)

A Panini demorou, demorou, demorou, demorou mais um pouco ainda, mas finalmente se rendeu aos guias do ninja mais popular dos últimos anos. A editora que já havia, nessa altura, até relançado o mangá no formato pocket ainda não tinha trazido nenhum extra de sua série de maior sucesso.

Descrição: Fã book. O Guia Oficial de Personagens que engloba os volumes 1 a 14 de Naruto. São 137 fichas de personagens e 87 de jutsus, com infográficos e curiosidades!

2014


One piece redOne piece – Databook Red (1 volume)

E depois de Naruto foi a vez da Panini publicar um databook de One Piece, outro grande sucesso da editora.

Descrição: Desvende a vida dos integrantes do Bando do Chapéu de Palha! Encontre os poderes históricos e tudo aqui que torna esses aventureiros tão cativantes em Dados dos Personagens. Confira também as informações dos incríveis adversários de Luffy no relatório da marinha. Por fim, conheça a primeira versão de One Piece na história extra Romance Dawn. Um calhamaço vermelho-sangue para os verdadeiros aficionados por One Piece!

Onde Comprar: Amazon


livro secreto do guerreiroO livro secreto do guerreiro (1 volume)

Em 2014, pelo segundo ano seguido, a Panini lançou um databook de Naruto.

Descrição: Guia de informações e curiosidades sobre os locais e atividades dos ninjas da série Naruto, incluindo o currículo da Academia Ninja e relatórios das missões da Equipe Sete correspondentes aos volumes 1 a 14. Contém a história inédita que deu origem ao personagem Naruto, que posteriormente seria transformado no protagonista da série que todos conhecemos!

Onde Comprar: Amazon


2015


One-Piece-Blue-Databook-EditorOne Piece Blue (1 volume)

Segundo databook de One Piece publicado pela Panini…

Descrição: Todos os segredos de “One Piece” compilados em duas grandes seções: “Data File”, sobre os personagens e o mundo da série; e “Making Off”, sobre os bastidores! Confira também muitas outras surpresas exclusivas neste volume! Um grandioso compêndio azul como o mar aberto para você desbravar ainda mais o mundo de “One Piece”!!!

Onde Comprar: Amazon


naruto o livro secreto da batalhaO livro secreto da batalha (1 volume)

E em 2015, a Panini continuou com o lançamento de databooks de Naruto, dessa vez intitulando-o O livro secreto da batalha. 

Descrição: Se liga!! Todas as informações do universo de Naruto, do volume 14 ao 28, coletadas num guia completo e detalhado. Todas as técnicas e personagens, da invasão da Areia ao treinamento com Jiraiya e a infância de Kakashi, saiba tudo o que está atrás do que está por trás do mundo dos ninjas!

Onde Comprar: Amazon


2016


one piece yellowOne Piece Yellow (1 volume)

Terceiro databook de One Piece publicado no Brasil. Previsto originalmente para dezembro de 2015, a obra acabou adiada e só foi sair no início de 2016.

Descrição: Chegou a hora de se aprofundar mais ainda em todos os fatos e verdades do mundo de One Piece!! Reveja em detalhes os grandes momentos e confira informações sobre os personagens dessa jornada pela Grand Line!! Uma enciclopédia amarela como ouro que vai tornar One Piece ainda mais divertido!!

Onde Comprar: Amazon


 

o-livro-secreto-da-formacaoNaruto O livro secreto da formação (1 volume)

Quarto guia de Naruto. Previsto inicialmente para o mês de novembro de 2016, só começou a chegar nas lojas especializadas nos últimos dias de dezembro.

Descrição: O novo Guia Oficial de Personagens de “Naruto” que abrange os volumes 28 a 43, após a batalha contra Sasuke no Vale do Fim! Saiba detalhes sobre os 143 personagens e 115 de Jutsus, com infográficos e curiosidades!

Onde Comprar: Amazon


2017


one_piece_green_secret_piecesOne Piece Green 

Quarto databook de One Piece. Foi anunciado no dia 03 de janeiro de 2017 e deve ser publicado durante o ano. Ainda não há data definida para isso.


***

Resumo dos databooks lançados por editora:

JBC: Fullmetal Alchemist (3 volumes), Love Hina (1 volume), Death Note (1 volume) e Samurai X (1 volume).

Panini: Naruto (4 volumes) e One Piece (3 volumes)

Conrad: Cavaleiros do Zodíaco (1 volume) e Dragon Ball (1 volume).

***

Leia também algumas de nossas outras listas:

O Guia dos mangás cancelados no Brasil

O guia dos mangás relançados no Brasil

Guia dos mangás publicados no Brasil antes de ganharem animê

Guia de light novels já lançadas no Brasil

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

Publicado originalmente em 16 de novembro de 2015.

Matéria atualizada em 03 de janeiro de 2017.

Anúncios

30 thoughts on “Databooks já lançados no Brasil”

  1. Sabe que esse é um dos grandes motivos pelo qual eu acho que Bleach não é o sucesso que todos pensam? Se for pensar, ele tem mais tempo de banca que todos ai e nunca ganhou nenhum databook ou extra (e nós sabemos o quanto a Panini explora ao máximo seus sucessos).

    One Piece é o único que eu compro databook (embora estou pensando nesse Kenshin), sei lá, não sou tão fã assim de extras e tal.

    Só um detalhe Kyon, faltou o “Fullmetal Alchemist – Guia Completo vol. 2” de 2012 também. Embora fiquei em dúvida se o post já era sobre os dois mesmos ou apenas sobre o 1.

    Curtir

    1. Na verdade, o guia de FMA tem três volumes. Eu só coloquei a capa do volume 1, mas descrevi que a coleção tinha 3 volumes.

      Eu acho que Bleach vende bem, afinal são mais de 60 volumes com o mesmo preço de outras publicações da editora. Só não é sucesso o suficiente para merecer esse tipo de coisa. Agora, a grande questão para os fãs é: Bleach seria sucesso o suficiente para merecer uma reimpressão ou relançamento?

      ——
      “sei lá, não sou tão fã assim de extras e tal”

      É por isso que não trazem muitos databooks. Rsrsrsrs

      Curtido por 1 pessoa

      1. Gosto muito de Bleach e ficaria feliz demais se tivesse uma reimpressão, porque já tentei comprar alguns dos volumes mais antigos (20 e 22, por ai) e é bem difícil encontrar. Quanto ao Databook o único que eu teria interesse seria o numero 3 que conta um pouco da história do Ulquiorra, um personagem que muita gente gosta. Acho que se fossem publicados os databooks de Bleach no Brasil esse seria o que mais venderia.

        Curtir

  2. Puxa, essa enciclopédia de cavaleiros é o único material relacionado a animes e mangás que saiu em capa dura até hoje no brasil, não kyon?Mesmo não sendo fã, fiquei com vontade de ter na minha coleção só por colecionismo, hahaha!Ah mas uma coisa:Como vc consegue a informação sobre todos os databooks, vc mesmo pesquisa essas listas?como vc faz?

    Curtir

    1. Não sei. Talvez tenha saído alguma outra coisa em capa dura e a gente não saiba…

      Aqui no blog tem umas páginas em que listamos os mangás que foram publicados pelas editoras. Para fazer isso, precisei pesquisar sobre todos os títulos lançados (geralmente Wikipedia, Guia dos quadrinhos e os sites das editoras) e os databooks estavam no meio.

      Então para fazer essa postagem nem precisei pesquisar muito. Foi só olhar aqui neste blog mesmo^^. A única pesquisa que fiz foi achar as descrições nas livrarias onlines.

      Curtir

    1. Não conta, pois tecnicamente faz parte da série normal do mangá. Não é um lançamento extra separado como os databooks. É tipo o último volume de Sora no Otoshinomo, que é composto por diversas histórias extras; mas ainda assim não é um databook.

      Curtir

  3. Adoro databooks, pois pra mim eles complementam a série (a maioria), ainda mais aqueles que vem com as histórias originais que inspiraram seu mangá ou com alguma história extra do mesmo. Sem falar que gosto muito de ver as entrevistas com os autores e como eles veem certos personagens e detalhes da obra, pois me ajuda a entendê-las melhor.

    Desses guias aí, só não tenho o de Dragon Ball (porque realmente não me interesso por um guia do anime) e o de Cavaleiro do Zodíaco. Esse último só não tenho porque ainda não consegui achar a um preço razoável, mas pretendo comprar assim que encontrar.

    No mais, gostaria dos databooks de Dragon Ball (os do mangá) e de Yu Yu Hakusho, e talvez o de Assassination Classroom.

    Ótima matéria.

    P.S.: uma informação extra que não tem aí: o preço de capa da enciclopédia de CDZ era de R$38,00 quando lançada.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s