Listas

BBM Lista: Mortes dolorosas e impactantes nos mangás

mortes-dolorosasAquele personagem não deveria ter morrido….

Olá, navegantes! Hoje é dia de finados e, portanto, teremos mais uma postagem especial. Embora seja um dia triste para muitas pessoas, é necessário pensar um pouco alegremente e comentar a ficção é uma das ótimas formas de ficar alegre.

Falaremos de mortes dolorosas e impactantes nos mangás publicados no Brasil. Listaremos cinco mortes nos mangás que tiveram um impacto importante na história. A lista inclui apenas mangás que tenham tido pelo menos um volume publicado em 2015. Infelizmente seremos bem repetitivos, pois já falamos (ou falaremos no futuro) de todos os mangás aqui listados, mesmo assim a lista é divertida (ou não^^).

Atenção: com muitos spoilers.

***

5. Farlan e Isabel (Ataque dos titãs – sem arrependimentos)

sem arrependimentosQuem acompanha Ataque dos titãs necessariamente deve ter lido (ou tem que ter lido) o spin-off Ataque dos titãs sem arrependimentos que conta a vida de Levi antes de ele entrar na divisão de reconhecimento.

Na narrativa acompanhamos os criminosos Levi, Farlan e Isabel serem capturados e obrigados a escolher: cadeia ou divisão de reconhecimento? A escolha é óbvia e natural. E também é óbvia e natural a morte de Farlan e Isabel, em uma expedição fora das muralhas. Era bem nítido, desde o princípio, que Levi ter se tornado uma pessoa “do bem” só aconteceu verdadeiramente por causa de uma grande trauma e esse trauma não poderia ser outra coisa senão a morte de seus amigos…

***

4. Hangetsu Shinonome (Lúcifer e o martelo)

hangetsu
Fonte da imagem: Crunchyroll mangá

Volume número dois de Lúcifer e o Martelo. O cavaleiro de cachorro Hangetsu Shinonome destaca-se como um potencial cavaleiro. Toda a construção da narrativa indicava que ele seria o mais forte de todos, conseguindo tanto ou mais poder que a princesa Samidare.

Bem, era isso que imaginávamos, porém a realidade mostrou-se bem mais cruel do que se poderia imaginar.

Yuuhi Amamiya é alvo de um ataque dos bonecos de barro e Shinonome corre para salvá-lo, e ele acaba sendo morto pelo boneco com um só golpe. Sua morte é importante e impactante na história, pois mostra que eles são meros seres humanos e qualquer coisa é capaz de matá-los. Não somente isso, a morte dele é importante para Amamiya, pois é um dos marcos para que Yuuhi se tornasse o salvador da princesa Samidare.

***

3. Maiyuri Shiina (Steins; gate)

mayuri
Mayuri

Uma das locomotivas da história de Steins; Gate é a morte de Mayuri Shiina.

Se as invenções malucas do laboratório de gadget do futuro e as mudanças de linhas temporais servem para o desenvolvimento da narrativa, somente a morte de Mayuri é que faz Rintarou Okabe perceber o quão longe foi a “brincadeira” com a máquina do tempo.

O Mad Cientist Maluco já havia tido mostras dos perigos de mudar o tempo como a mudança de sexo de Rukako e a transformação de Akihabara, mas a morte de Mayuri foi o estopim para que ele começasse a crescer e a modificar suas ações passadas.

O mangá não é tão bom e nem tem o mesmo impacto que o animê, mas em uma lista sobre mortes impactantes a de Mayuri não poderia faltar…

***

2. Askeladd (Vinland Saga)

AskelaadQuem acompanha Vinland Saga sabe da importância dessa morte. Ela é um divisor de águas entre um mangá bom e um mangá excelente. E é nesse ponto também que muitas pessoas abandonam o título…

Toda a história de Vinland Saga estava baseada em Thorfinn e no seu ódio mortal por Askeladd, com Thorfinn desejando uma luta com seu líder para poder matá-lo ele mesmo.

Porém, chega o oitavo volume e muda tudo. Toda a história anterior é considerada apenas um prólogo para a verdadeira que irá ser contada a partir dali. A morte de Askeladd separa os homens dos meninos.

***

1. Taro Kusakabe (Lúcifer e o martelo)

taro kasukabe
Hanako Sorano, Taro Kusakabe e Taiyo Akane (Fonte da imagem: Crunchyroll Mangá)

E olha quem reaparece? As mortes em Lúcifer e o martelo são poucas, mas impactantes. Já fizemos até uma postagem inteiramente dedicada a esse tema, mas em uma lista sobre mortes dolorosas e impactantes inevitavelmente teríamos que repetir… Se a de Hangetsu Shinonome foi impactante para Yuuhi, a morte de Taro teve um impacto em toda a equipe dos cavaleiros, principalmente pelos requintes de crueldade dela.

Assim como Hangetsu, Taro sacrificou-se para salvar a vida de outra pessoa, de sua melhor amiga Hanako Sorano. O cruel disso tudo é que o desejo pedido por Kusakabe ao aceitar ser um serviçal do anel é que se sua amiga fosse curada de um ferimento mortal. Sorano, ao ver o sacrifício que seu amigo fez, muda completamente e decide dar um novo rumo à sua vida, abraçando até mesmo os gostos que Taro possuía…

A morte de Taro possui outro impacto interessante para a história. Ela serve para mostrar um pouco de humanidade para Taiyo Akane. Até então, ele se mostrava desinteressado de tudo e se mostrava mais propenso para o lado do feiticeiro. A morte de Taro foi de grande importância para ele começar a perceber sua própria humanidade e seu amor pelo mundo…

***

Essas foram as mortes que nos foram mais impactantes nos mangás publicados recentemente no Brasil. Obviamente há outras mortes impactantes, mas essas foram as que mais nos foram sentidas e que quisemos destacar.

Biblioteca Brasileira de Mangás

Anúncios

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s