Retrospectiva

Análise do mês de setembro de 2015

analise 06Relançamento inesperado, mangá cancelado, palestras elucidativas, lojas online… vamos relembrar tudo o que rolou em setembro no mercado brasileiro de mangás?

Como todo início de mês, o blog Biblioteca Brasileira de Mangás vem apresentar a vocês, leitores, uma retrospectiva do que aconteceu no mês anterior no mercado brasileiro de mangás. Caso você tenha perdido alguma notícia ou algum fato que aconteceu agora é a hora de ficar sabendo. Vamos à postagem?.

QUANTIDADE

Em setembro de 2015 foram colocados nos checklists das editoras 41 títulos (39 mangás, um guia e uma light novel), três a mais que agosto. A JBC foi a responsável por metade dos mangás em um total de 20 obras. Seriam 21, mas Sailor V acabou adiado mais uma vez devido a demora na aprovação de capa. Vejamos a tabela:

analise01

Obs: vale lembrar que a Panini e a partir de agora a Newpop fazem seus checklists pensando em uma “janela” que compreende o dia 10 de um mês até o dia 10 de outro mês. Assim, os títulos dessas editoras podem chegar às bancas, livrarias e lojas especializadas até o dia 10 de outubro.

DEMOGRAFIAS

Em setembro tivemos um equilíbrio muito bom entre as demografias Shonen e Seinen. Em relação ao mês passado tivemos 3 mangás shonen a menos, de 21 para 18, enquanto os seinens foram dobrados, passando de 9 para 18. O número de shoujos também dobrou, passando de 2 para 4.

É importante frisar que, ao falarmos de demografia, consideramos a revista em que os títulos foram publicados no Japão, desconsiderando esteriótipos que as pessoas fazem em relação a elas. Desse modo, guias, light novels e mangás franceses se enquadram na categoria “sem demografia”.

analise02

analise03

lANÇAMENTOS

analise 04

Em setembro, tivemos 6 novos mangás chegando ao mercado. A L&PM finalmente publicou Fim de verão, de Mohiro Kitoh; a Panini lançou o terceiro databook de Naruto; e a JBC lançou quatro novos títulos: O Outro cão que guarda as estrelas, Parasyte, Ultraman e Savanna Game, este último pelo selo Ink Comics.

Publicamos nossa opinião sobre Ultraman e Savanna Game. Você pode ler clicando aqui e aqui. Em breve deve ter uma resenha sobre Fim de Verão também^^.

DESPEDIDAS

analise 05

Wish, Zero Eterno e Kill la kill, os três da JBC, tiveram seu último título publicado em setembro.

hIATOS

analise 06

Em setembro, tivemos a publicação de Fairy Tail 49 e Blue Exorcist 15.

Anuncios

analise 06Em setembro tivemos apenas um anúncio, o relançamento em formato big do mangá All You Need Is Kill. Seu anúncio foi uma surpresa, pois a editora JBC o havia lançado no final do ano passado. A nova publicação sairá em dezembro, durante a CCXP.

REIMPRESSÕES

analise 06

Durante o mês de setembro foi anunciada a reimpressão do mangá Buda, Hisashi Ohta. O título foi publicado pela editora Satry em 2012.

Preços

Durante o mês, foram anunciados os preços dos novos lançamentos da JBC:

Gangsta sairá por R$ 13,90

Bullet Armors sairá por R$ 12,90.

COMENTARIOS

Jens - Nova Sampa

O grande destaque do mês de setembro, sem dúvida, foi o anúncio do cancelamento de Vagabond, feito pela Nova Sampa. O título estava paralisado desde o ano passado e este mês teve o seu desfecho. Segundo a empresa, uma outra editora já está com a obra em mãos, mas até o momento nenhuma editora se pronunciou.

Outro ponto a ser destacado em relação à Nova Sampa é que, a alguns dias, ela sondou os leitores em sua página do facebook a respeito da possibilidade de lançarem mangás em formato big, tal qual a JBC vem fazendo. Será que isso se concretizará?

NewPop_Editora_logo

Em setembro, a Newpop realizou um senso para saber quem somos, onde compramos os mangás da editoras e quais títulos gostaríamos que a empresa lançasse, para acessar a pesquisa clique aqui. Além disso, a Newpop finalmente abriu sua loja online, deixando a JBC como única das grandes editoras a não ter uma loja própria…

Panini_planet manga

A Panini, com sua editora Beth Kodama, participou do evento Amigos x Quadrinhos e deu algumas explicações interessantes a respeito de várias questões, como futuros lançamentos, o porquê do papel mais fino em Naruto Gold, entre outras questões. Para ver a mini-palestra clique aqui.

jbc 20 anos

A editora JBC tentou uma nova forma de interação com seus consumidores, o Periscope, ferramenta que permite e transmissão ao vivo, via celular. A primeira transmissão foi muito boa, mas as duas últimas sofreram com problemas de áudio. Contudo, a empresa não abandonou o seu tradicional Henshin Online e continua a manter a periodicidade semanal de seus vídeos no youtube.

***

Esse foi o mês de setembro… Será que teremos muitas novidades em outubro?

Biblioteca Brasileira de Mangás

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s