Review

Resenha: 5 centímetros por segundo #01

5 cm

Em julho, durante o evento Anime Friends, a editora Newpop lançou o mangá 5 centímetros por segundo, obra que adapta o conhecido filme de Makoto Shinkai. A obra começou a chegar nas bancas de todo o Brasil em meados do mês de agosto. Como é a história e como ficou a edição nacional você confere agora^^.

***

A história

5 centímetros por segundo  é a velocidade com que a folha de cerejeira cai da árvore até o chão. O mangá acompanha a história de Akari Shinohara e Takaki Toono , sua amizade e seu amor impossível marcado pela distância. Possuindo uma história de vida parecida e alguns gostos em comum, os dois crescem em meio às alegrias da amizade e os planos frustados pelas repentinas mudanças de cidade ocasionados pelos empregos de seus pais.

O primeiro volume possui cinco capítulos, sendo que os três primeiros adaptam a primeira parte do filme de Makoto Shinkai (O filme é dividido em 3 partes). Cada detalhe do mangá é feito para percebermos a relação de Akari e Takaki, o sofrimento causado pela separação inesperada e a esperança e a alegria da troca de cartas entre os dois. Não há uma parte melhor que a outra, porém a viagem de trem deve ser destacada como um ponto crucial.  É aqui que os personagens e nós, leitores, percebemos o quão dura é a vida dos personagens. É nítido que eles se amam, porém  fatores alheios às suas vontades não os deixam ficar juntos. A história  acaba sendo bem realista, fugindo dos padrões românticos da ficção em que os casais fazem de tudo para não se separarem.

222

Por sua vez, os capítulos 4 e 5 se focam na segunda parte do filme. Eles nos apresentam uma nova personagem, Kanae, e a vida de Takaki em uma nova cidade. O foco aqui é o amor de Kanae por Takaki: como ela o conheceu, como se apaixonou, como se aproximou dele, etc. Entretanto, o rapaz ainda tem destaque, bem como as lembranças de sua amiga de infância. Cruelmente separados, a vida deles prosseguiu, porém o sentimento de amor ainda mantem-se intacto. A história vai mostrando todo esse desenvolvimento e o apego que Takaki ainda tem do passado.

5 cm per segundos

***

Arte e Edição 

A arte de Yukiko Seike é excepcional. Consegue passar com perfeição o sentimento dos personagens com um simples olhar e com as expressões de seus rostos. Muitas vezes o texto torna-se apenas um acessório frente aos desenhos e à sequência dos quadros. Aliado a isso, a edição da Newpop está um primor de qualidade, conseguindo destacar com perfeição a arte do mangá.

Opinião Final

Embora ainda não esteja completo em terras brasileiras, podemos dizer que 5 centímetros por segundo é, de longe, um dos melhores mangás lançados no Brasil em 2015. Ele é um título para quebrar paradigmas e diminuir preconceitos: se você não gosta de histórias de romance, deve dar uma chance a este título, pois poderá lhe agradar, visto que apresenta uma história extremamente realista e distante dos clichês do gênero romance; Por outro lado, se você não gosta de mangás adaptados de animês, irá gostar desse, pois ele consegue transpor com perfeição detalhes do filme e ainda, em muitos momentos, ser mais detalhado que sua versão original.

5 centímetros por segundo custa R$ 16,oo e tem periodicidade bimestral. O segundo e último volume deve ser publicado em Outubro.

***

Título: 5 Centímetros por Segundo
Autor: Makoto Shinkai (roteiro) e de Yukiko Seike (arte)
ISBN: 978-85-8362-077-8
Formato: 128 mm x 182 mm
Páginas: 240 páginas
Acabamento: Papel Offset – Capa Cartonada
Valor: R$ 16,00
Volumes: 2 ao todo.
Classificação/Faixa-Etária: 16 anos

Biblioteca Brasileira de Mangás

Anúncios

4 thoughts on “Resenha: 5 centímetros por segundo #01”

  1. Depois de ter feito minha namorada começar a ler mangás, acabei meio que sendo obrigado a comprar mais e mais mangás de romance para ela. Mangás que eu confesso não compraria se não fosse para ela, mas que agora eu leio e vejo que iria perder algo realmente bom.

    5 cm/s foi um dos últimos que comprei, ainda não li (deixei ela ler primeiro), mas já pude notar que o trabalho que a NewPOP teve com ele está realmente incrível, além de ter uma arte bem interessante. O fato de ter apenas dois volumes é outro atrativo para quem quer conhecer esse tipo de obra.

    Ainda não li, mas já recomendo para todos.
    Que bom que temos a NewPOP para tentar algo fora da “zona de conforto” de vez em quando.

    Ótima review como sempre. 😀

    https://itadakimasuanimes.wordpress.com

    Curtir

  2. Eu vi o filme e é muito emocionante. O mangá não ficou pra trás. Eu lia na minha mente, da mesma forma como os personagens falam no filme. Só não ficava igualzinho, pq o filme é legendado né, rsrsrsrs.

    O mangá ta bem detalhado, tem certas partes que eu achei mais bonita que no anime e pequenas cenas que foram acrescentadas, que também ajudaram a entender melhor aquela parte da história. A New Pop caprichou nessa edição, o número de páginas somada a qualidade da New Pop, faz a lombada ser bem grossa e o mangá como um todo muito bonito.

    No geral é um mangá que acho que vale muito a pena. O preço vale pela qualidade. E como o amigo haag disse, são só duas edições. Recomendo a qualquer um adquirir esse mangá.

    Curtir

  3. n curti o filme, comprei o volume 1 mas se for igual o filme acho q me arrependi, historias sem finais felizes é tenso, principalmente em romances, em seinen vc at entende qndo acaba em morte mas romance acabar mal? pqp

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s