Mangás mais colecionados no Guia dos Quadrinhos

guia dos quadrinhosO Guia dos quadrinhos é um site criado com o objetivo de ser uma base de dados para resgatar e preservar a memória dos quadrinhos no Brasil. Por meio do site, qualquer pessoa pode fazer um cadastro e catalogar a sua coleção, seja de Tio Patinhas e Turma da mônica, seja de Marvel, DC e Mangás. Todos os quadrinhos lançados no país atualmente são catalogados no site.

O site é ainda mais interessante pois como cada usuário cadastra sua coleção, há listas das obras mais colecionadas e avaliadas. E foi essa funcionalidade que nos chamou a atenção. Olhando as listas resolvemos realizar esta postagem e averiguar quais são os mangás mais comprados e quais os mais apreciados pelos usuários do Guia dos Quadrinhos.

As mais colecionadasQuem são os usuários do site? Amantes de quadrinhos em geral, independente de ser fãs de mangás ou de comics. Algumas pessoas deixam a sua coleção sempre atualizada no site, outros nem tanto. Mas de qualquer forma dá para se ter uma noção do que os usuários do Guia dos quadrinhos colecionam. Será que eles refletem os títulos que todos consideram sucesso absoluto de vendas? Ou será que há alguma surpresa?

Nossa metodologia é simples: Iremos ver dentre os duzentos primeiros da lista de mais colecionados para descobrir quantos volumes de mangás estão presentes. Dividiremos os títulos por editora e, depois, faremos alguns comentários acerca dos dados. Infelizmente há apenas mangás da Panini e da JBC na lista.

***

OS MAIS COLECIONADOS NO GUIA DOS QUADRINHOS

Panini_planet manga

Muitos usuários do Guia dos quadrinhos são compradores de mangás e a grande presença da Panini atesta muito isso. Dos 200 números mais colecionados no site, há 61 da Planet Mangá (30,5% do total) divididos em seis títulos, obedecendo a distribuição a seguir.

guia dos quadrinhos paniniPodem existir quantos haters de One Piece que for, mas sem dúvidas o título é um sucesso de vendas em todo o mundo. E o Guia dos quadrinhos é mais um atestador disso. Só para se ter uma ideia da força de One Piece entre os usuários do site, dos dez quadrinhos mais colecionados no site, cinco são volumes da obra de Eiichiro Oda. A edição da Panini é um sucesso absoluto. Entre anunciadas e não anunciadas os primeiros volumes de One Piece foram reimpressos várias vezes e é provável que exista demanda para mais uma…

A tabela também mostra uma força muito grande de Dragon Ball. Mesmo passados vários anos da febre do animê, as pessoas ainda mantiveram muita estima pelo título e compraram a nova edição da Panini. O recente Ataque dos titãs também mostra que é bem conhecido entre os usuários do site.

Fato interessante ocorre com Naruto, possivelmente o maior sucesso de vendas do Brasil: o mangá possui oito números presentes na lista, mas em uma ordem aleatória. Todos os demais títulos seguem a ordem numérica com cada número tendo menos colecionadores com o passar deles. Por que com Naruto é diferente? Não sabemos dizer, mas provavelmente é porque Naruto foi lançado na época em que o Guia dos Quadrinhos ainda estava nascendo e não havia tantos usuários e as coleções foram se juntando posteriormente… Acreditamos que com o lançamento de Naruto Gold, em alguns meses esse título figurará entre os 200 mais colecionados do site.

Há alguma surpresa?

Os quatro grandes hits e que acreditamos serem os títulos de maior sucesso da Panini estão presentes na lista do Guia dos Quadrinhos, mas houve alguma surpresa? Sim, a presença das obras de Naoki Urasawa. Mas é uma surpresa passageira, pois uma reflexão rápida encontra uma resposta para o título estar presente. Apesar de não serem títulos de enorme sucesso, Monster e 20th century boys são obras que facilmente seriam vendidas para fãs de comics também. Além disso, é de se esperar que entre os usuários do site a maioria faça parte um público mais adulto, facilitando a entrada de Urasawa entre os mais colecionados.

jbc 20 anos

Embora com menos números do que a Panini, a editora JBC também marca presença no top 200 mais colecionados do Guia dos Quadrinhos. Dos 200, há 38 números da JBC (19% do total), divididos por 10 títulos (11 se considerarmos as duas versões de Death Note), obedecendo a distribuição a seguir.

guia dos quadrinhos jbc

Rurouni Kenshin, Bakuman e Fairy Tail são os mais colecionados da editora no site. Nenhuma surpresa nisso, afinal os títulos fizeram tanto sucesso que pelo menos um número de cada um deles esgotou e a editora reimprimiu. Todos sabem que a JBC só reimprime números esgotados de mangás de absoluto sucesso e esses são realmente ícones. Provavelmente, Fairy Tail seja o maior deles, pois seu primeiro volume teve reimpressão no início do ano e já está difícil encontrá-lo pelo preço de capa.

Não se pode falar em sucesso sem mencionar Another e Death Note. Enquanto Another teve seus quatro volumes presentes entre os 200 mais colecionados, Death Note teve números de suas duas versões. Sakura, Yuyu e Diário do futuro também não são nenhuma surpresa, apesar de que esperávamos alguns volumes extras da caçadora de cartas.

Há alguma surpresa?

Sim. Soul Eater e Blue Exorcist. Não é que eu não imaginasse que eles fossem sucesso, mas não imaginava que também seriam entre os usuários do site. As duas obras (ao lado de Yuyu Hakusho) são as únicas da lista a não terem pelo menos de um de seus volumes reimpressos pela JBC (ao menos não obtemos informação sobre esses títulos terem tido alguma reimpressão). O povo clama pela reimpressão do número 1 de Blue Exorcist, mas até o momento nenhuma movimentação por parte da editora.

A não presença de Cavaleiros do Zodíaco pode ser considerado uma surpresa? Antes eu diria que sim, mas hoje eu penso diferente. Apesar do fator nostalgia ser algo relevante em relação às séries, os colecionados de mangás preferem Episódio G, Lost Canvas e Next Dimension.

***

Bônus

NewPop_Editora_logo

Embora a NewPOP não tenha nenhum título presente entre os duzentos primeiros, como gostamos muito da editora, fomos buscar quais os títulos dela são os mais apreciados pelos frequentadores do Guia dos quadrinhos. E eis o resultado.

Puella Magi Madoka Mágica
K-on
Street Fighter Alpha
Gate 7
Red Garden
1 litro de lágrimas
Usagi Drop
Hetália
Shunkaden
No game; no life
A pessoa amada
Corpse Party Musume

Alguma surpresa? Apenas estranhei o Street Fighter Alpha, o resto era esperado. Mas mesmo o Street Fighter não se pode ser considerado uma surpresa, afinal amantes dos jogos é o que não faltam…

***

CONCLUSÃO

Essa foi a nossa postagem de hoje. Como ficou claro, os usuários do Guia dos quadrinhos também têm preferência pelos títulos de maior sucesso e reconhecimento. Não se deve, no entanto, pensar no site como um indicativo de vendas. Não é porque mais pessoas no site colecionam One Piece que isso significa que ele vende mais que Naruto. Como as editoras não divulgam números de vendas não dá para saber exatamente o que vende mais do que o quê.

Entretanto o site é um indicativo do sucesso. Afinal, praticamente todas as séries que apareceram entre as mais colecionadas são apenas as de inegável sucesso. Pessoas podem até não gostar de Dragon Ball, Ataque dos titãs ou Death note, mas que são obras de sucesso absoluto no Brasil ninguém pode negar.

Biblioteca Brasileira de Mangás

4 Comments

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading