Review

Resenha: Wish – volume 01

Em junho, a editora JBC lançou o mangá Wish, do aclamado grupo Clamp. Wish era um título pedido há muito tempo pelos fãs e, agora, em 2015 finalmente os nossos desejos foram atendidos. O preço de R$ 14,50 tem se tornado uma constante na editora para mangás em papel jornal e com páginas coloridas, mas será que o mangá vale o preço?

wish 01

Assim como eu disse quando falei de Chobits, quem vos fala é um clamp-fanático e, talvez, a minha opinião seja embaçada pelo meu gosto pessoal, mas tentarei ser o mais imparcial possível.

I

Questões técnicas: Wish é publicado em papel Pisa-Bright 52g e possui páginas coloridas em todas as edições, sendo estas impressas em papel Couché. Formato 13,5 x 20,5 cm. Antes da disparada do dólar e do aumento da inflação um mangá da JBC com estas características deveria sair por R$ 13,90. E não havia motivo de reclamação, pois tanto as páginas em papel Jornal, quanto as de Couché eram de muito boa qualidade.

Agora, mangás deste tipo estão começando a ser lançados pelo preço de R$ 14,50. E, para piorar, Wish parece publicado em um papel de pior qualidade. Algumas pessoas têm reclamado de que alguns mangás estão realmente com uma qualidade menor e acham que houve uma diminuição da gramatura dos mesmos. A editora, porém, disse que não houve diminuição de gramatura e sim uma mudança de marca:

gramatura

O problema é que, aparentemente, essa marca não é tão boa quanto as anteriores. O acabamento de Wish está impecável. Capa, contracapa e capas internas estão perfeitas. Páginas coloridas também estão ótimas, mas o papel bright está nitidamente inferior. Algumas pessoas chegaram a dizer que estaria no mesmo nível ruim de Kobato, porém isso é um exagero. As páginas não estão ruins! Elas são boas e a impressão está ótima, porém estamos acostumados a um padrão de qualidade muito superior e naturalmente uma mudança acaba provocando um grande baque: cadê aquele papel superior de antes?

Houve gente que não acreditou na “desculpa” da editora, mas mudança de marca é uma realidade visível e não dá para contestar. Basta comparar, por exemplo, Another com Lúcifer e o Martelo e, agora, com Wish. Os três possuem exatamente a mesma gramatura de papel e são nitidamente diferentes uns dos outros.

Ainda acho o papel de Wish melhor do que a maioria dos mangás da Panini. E acho, sim, que vale a pena pagar o preço, mas eu preferia que a JBC fosse buscar um papel bright de melhor qualidade. Infelizmente, talvez nem seja possível…

Que fique claro que isso é uma impressão de um leigo, de um leitor comum igual a você e, logicamente, não sou dono da verdade e nem tenho pretensão disso. Há quem não tenha notado nenhum problema com o papel usado em Wish.

Clique aqui e veja uma opinião positiva sobre a qualidade física do mangá e decida você mesmo se vale a pena pagar o valor.

II

Mas e a história? Vale a pena? Tudo depende do seu gosto, mas eu digo com toda certeza: Sim, e muito! Não importa se você prefere battle shonen ou se prefere romance escolar, você irá apreciar, nem que seja um pouco, a história desse mangá.

Wish é um shoujo e conta a história do médico Shuichiro e do anjo Kohaku. Kohaku veio à terra para procurar um arcanjo sumido, mas, em sua busca, acaba tendo problemas e é salvo por Suichiro. Em recompensa, o anjo decide conceder um desejo para o médico, porém ele recusa o presente e Kohaku deseja permanecer na casa do médico até conseguir realizar um desejo.desenhos wish

A história se desenvolve com a presença de demônios, combates, um pouco de comédia, e amores não aceitos pela “sociedade”. Kohaku conseguirá realizar um desejo de Suichiro? E o que acontecerá ao arcanjo sumido?

O mangá tem um tom bem descontraído e divertido. A relação entre os personagens é bem harmoniosa ( mesmo entre os inimigos) e tudo caminha de um modo tão interessante que, de repente, o primeiro volume acaba e você sente a necessidade de ler o resto imediatamente. Creia em mim, vai ser um suplício esperar pelos outros volumes.

Os personagens são bastante interessantes, apesar de clichês. Kohaku é o típico personagem atrapalhado, lembrando um pouco a Kobato ou a Serena. Por sua vez, Suichiro é aquele personagem forte e condescendente aos erros dos outros. Kouryu é aquele personagem que parece malvadão (e até faz maldades), mas de repente não assusta tanto assim. Ruri e Rari, por seu turno, são as servas brincalhonas que oferecem a maior parcela de humor no primeiro volume. Wish é um típico mangá do Clamp e quase impossível de não agradar.

Sim, leitor amigo, sendo você um clamp-fanático, um apreciador da demografia shoujo, ou qualquer outra pessoa, você deve dar uma chance ao título. Ele realmente vale muito a pena, é uma leitura que todos precisam ter….

Título: Wish
Autor: Clamp
ISBN: (volume 1) 978-85-457-0007-4
Formato: 13,5 x 20,5cm
Páginas: 200 páginas
Acabamento: Papel Bright 52g; 5 páginas coloridas em papel couché.
Valor: R$ 14,50
Volumes: 4 ao todo. Ainda em publicação.
Classificação Indicativa: Livre.
2 comentários em “Resenha: Wish – volume 01”

  1. Também como amante da Clamp, acho que vele muitoooo apena a compra desse mangá e como você disse está difícil aguardar o próximo volume ahahaaha. Já fiz uma resenha dele no meu blog *w*

    Agora em relação ao papel eu não me incômodo, acho que é o importante e ter o mais títulos e não o papel usado, pelo menos e a minha opinião. E vale lembra se fosse um papel fosse de maior qualidade o preço ia ser alto, isso que pelo papel usado ele já ta meio carinho, mas como são poucos volumes nem vale apena reclamar eu acho.

    Curtir

  2. Hm… Pra quem gosta de yaoi, é um prato feito. Eu não sou fã deste tipo de gênero, no entanto dei uma olhada neste mangá, na banca. E, sim, parece que o papel tá mais inferior que o anterior, mas ele está muito mais branco que o utilizado anteriormente. Eu gosto bastante deste traço em Wish, que é o mesmo de Guerreiras Mágicas e de O Homem de Várias Faces, porém… Mesmo se eu quisesse, não o pegaria. A grana anda curta. E quero dar prioridade aos lançamentos da NewPOP com qualidade superior incontestável, como Puella Magi Kazumi Magica – The Innocent Malice e Alice Hearts. Se eu resolver pegá-lo, será num futuro meio distante.

    Curtir

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para nós^^.

